É normal me sentir mal perto de pessoas timidas ?

Feita por >nathalia da silva · 8 ago 2023 Abordagem psicológica

a dois anos atrás comecei a morar com meu namorado e algumas coisas na minha personalidade vem mudando bastante e o meu ciclo social também mudou bastante, eu costumava ser uma pessoa que dificilmente me importava tanto para o que iriam falar de mim e seguia o que eu achava o certo, porém depois que comecei a namorar e morar junto, eu penso bastante e as vezes eu chego a ficar nervosa, começo a sentir frio mesmo estando calor e começo ter tremores, algumas coisas nos amigos dele me incomoda, Um dos amigos deles acho que tem fobia social pois ele começa a treme muito e eu acho tão vergonhoso, porém eu comecei a ter esse tique também, e agora consigo observar quando outras pessoas tem ele também, ai eu tenho que lembrar as vezes que eu não era assim, que eu não tremo, que eu não tenho isso, ai eu consigo olhar para minhas mãos e ver que não estou tremendo, que era só medo...
Eu costuma ir aos lugares com entusiasmo e vontade de conhecer gente, com vontade de sair ou curtir e agora quando saio com os amigos do meu boy eu fico me sentindo envergonhada, absorvo muito o comportamento deles e é dificil sempre segurar a barra, as vezes vejo que eles se apoiam em mim quando estão com vergonha, tipo sabe quando você vai em um lugar novo e não conhece ninguém ? Você se apoia em quem você conhece para se sentir confortavel no final da festa já está falando com todo mundo e fds.

Queria saber se é normal eu me sentir assim ?

A melhor resposta 21 AGO 2023

Olá Nathalia,
Se conhecer e entender os gatilhos que a levam a sentir assim é o mais importante neste momento. Para dizermos que algo é normal, teríamos que ter uma referência padrão e isso nem sempre é possível e importante. Buscar o autoconhecimento pode ser o que você precisa para entender seus conflitos e angústias. Podemos fazer um encontro on-line para que eu fale como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

221 respostas

14 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 AGO 2023

A palavra "normal" é medíocre.
Mesmo sendo normal, não é "normal".
Tem que cair fora do normal.
Voce sente calor, frio, medo, raiva, frustrada, com dores..... depende do lugar onde está, com quem voce está.
Faça Psicoterapia para entender melhor.

5817 respostas

10 AGO 2023

Olá Nathalia,

Pelo seu relato entendo que você está experienciando mudanças não muito positivas na sua forma de agir, e este incômodo está te deixando mais ansiosa ainda.

Para poder te ajudar, seria interessante saber como isso começou, como se alastrou e o que acontece quando você se encontra nestas situações.

Se fizer sentido para você, sugeriria um acompanhamento terapêutico para entender melhor o que acontece contigo, qual prejuízo isso te causa e como se livrar destes sentimentos

Se quiser falar mais sobre, sinta-se à vontade para me chamar.

Estimo melhoras,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

9 AGO 2023

Olá Nathalia, obrigada por compartilhar um pouco a sua história.
Ter uma resposta similar a um grupo que tem-se muita convivência é algo natural e que pode vir a acontecer. Se apegar a alguns hábitos de determinado grupo, cultura etc.
O que ocorre é que isso não está te deixando a vontade, pelo contrário te incomoda, e tudo que nos incomoda e de alguma forma gera sofrimento precisa ser olhado com mais cuidado.
Se não estiver conseguindo lidar com essas mudanças e precisa de ajuda para compreender melhor o que está passando, fico à disposição.

Alyne Barbosa Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

9 AGO 2023

Olá Nathália! Obrigado por perguntar. A tua pergunta indica, de certa forma, normalidade. Timidez, no geral, não deve ser ausência ou presença, deve ser grau, situação e circunstância. Quando há pessoas marcadamente tímidas, por empatia ou por ansiedade, as pessoas menos tímidas, sentem-se incomodadas desejando que essas pessoa tímidas, desembarace as coisas, especialmente quando elas gaguejam ou rodeiam para expressar alguma coisa. De outro lado, muitas vezes, ao se perceberem tímidas ao observar os mais tímidos, muitos ficam desconfortáveis.
Normalidade ou anormalidade depende de observar se há prejuízo para a harmonia interior e para o desempenho social. Ocorrendo isso, será preciso cuidar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.