É normal me sentir mal com uma pessoa que gosto?

Feita por >Davi · 1 mai 2022 Habilidades sociais

Tenho uma amiga de longa data, durante a pandemia criamos uma ótima relação, mas ao voltarmos ter contato me senti extremamente desconfortável ao lado dela, não sei explicar o porquê disso. Brigamos e paramos de nos falar por 1 ano, mas recentemente voltamos a conversar. Eu gosto dela, porém só consigo me sentir à vontade com ela por mensagens, pessoalmente ela me deixa desconfortável.

A melhor resposta 2 MAI 2022

Oi Davi.
É normal sim tudo isso acontecer.
Claro que se você quiser entender o "porque" está acontecendo com você, seria necessário você fazer algumas sessões de terapia para conversarmos mais.

Se estiver disposto, esfarei por aqui.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

2 MAI 2022

Olá Davi! Grato por escrever. Tua questão é muito importante e atual! Você faz parte de uma parcela da população que treinou a troca virtual, imaginando que ela era igual a troca verdadeira. Na verdade, você não viveu a experiência de gostar dela real, você viveu a experiência de gostar dela na modalidade virtual. Acontece que o virtual é muito parcial. É extremamente diferente, por exemplo, você ver uma guerra na televisão em relação a estar em uma cidade em guerra. Essa analogia - embora catastrófica - permite ponderar a intensidade da convivência real.
Seja persistente, muito persistente, tolerante, insistente. Aprenda a conviver realmente com pessoas, ao vivo e em cores.
Quanto antes você insistir e aprender isso, mas rápido você poderá vivenciar vida plena, mais fortalecido. A vida é real, não é virtual.
Em caso de dificuldade, entre em contato. Nós, psicólogos, estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia ainda vigente, grande maioria de falsos políticos, imensa maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara, melhore o afeto, evitando aglomerações.

Ary Donizete Machado

8664 respostas

2 MAI 2022

Oi, Davi! Gostar da pessoa não quer dizer que seja saudável. Às vezes, você gosta dela, mas ela não te faz bem. Tente perceber melhor esse sentimento, o que te incomoda nela e se for o caso se afaste.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte