Por que me sinto tão desconfortável perto das pessoas?

Feita por >jmiranda · 18 out 2020 Habilidades sociais

Boa tarde, preciso da orientação de vocês pois me deparo com um problema sério desde a infância. Hoje eu tenho 19 anos e tenho muita dificuldade de ter uma vida social. Não me sinto bem indo ao centro pois tenho medo de encontrar pessoas que me deixavam pra baixo na época de escola e isso inclusive atrapalhou minha infância e adolescência pois deixei de sair, me fechei em casa e se eu saí com amigos foram no máximo umas 3 vezes na minha vida toda. Na verdade acredito que a situação é ainda mais grave pois eu não tinha coragem nem de ir ao refeitório da escola, com o mesmo medo. Para eu conseguir me envolver socialmente com alguém leva muito tempo e eu preciso sentir muita segurança e firmeza de que essa pessoa não vai me fazer mal, até por isso prefiro o mundo virtual e vivo de aparências pra não ser tao julgado. Atualmente tenho o seguinte problema, na idade que estou eu preciso de um emprego e decidi hoje ir ao centro entregar os currículos em loja mas nao consegui, não fui capaz, me senti mal, desconfortável. Ao chegar em casa me abri com meus pais sobre tudo isso e me disseram que minha situação é puro drama para não trabalhar, me chamaram de dissimulado, falso e sem caráter. E minha vida é assim, fechada, sem perspectiva..
Na minha vida toda a única atividade que me tranquilizou foi o futebol, é algo que eu consigo desenvolver bem, mas só a prática em si, as conversas antes e depois do futebol eu já não consigo participar normalmente. Enfim, acho que é isso, preciso muito de orientação, não sei que tipo de profissional eu preciso procurar, só sei que preciso de ajuda.

A melhor resposta 20 OUT 2020

Caro J Miranda, sou Geime Rozanski - Psicoterapeuta Quântico.
Te entendo e vai ser uma luta sair dessa, mas é possível sim sair dessa prisão.
Considere duas coisas... tem mais, mas vou colocar duas coisas para iniciar, sem as quais não vai alcançar as outras:
1ª - Quem é você? - Imagem e semelhança de Deus! Portanto a vida (Deus) te fez para ser criador da tua realidade. É para isso que estás aqui, fazer, construir a ti mesmo e da forma como queres. Para a Vida (Deus) não tem errado e certo, não tem bonito ou feio, tudo é aprendizagem. Deus não castiga e não recompensa, não pune e não salva! Tudo é consequência das nossas escolhas e decisões - temos o livre arbítrio e somos Imagem e semelhança dele, somos responsáveis pelo que fizemos, colhemos o que plantamos. Essa é a nossa missão de vida: sermos criadores de nós mesmos
2ª - Como Você se vê? - Ao invés de ser Imagem e semelhança de Deus, prefere ser imagem e semelhança do que os outros querem? Em vez de ser criador da tua própria realidade, prefere fazer o que os outros querem, ou o que os outros julgam?
Portanto, pare de se esconder e seja audacioso. Viva a vida como você quer e não como os outros querem; Você não veio aqui para satisfazer os outros, veio aqui para se realizar;
Você perdeu esta conexão contigo mesmo, não reconhece este apelo da sua essência (Deus dentro de ti, o que te faz ser Imagem e semelhança dele) e adormeceu na norma cotidiana - o que o meio, os outros, o sistema determina e espera de ti. Perdida esta nostalgia do teu ser, a vida se torna só número e rotina. Por isso o vazio, a tristeza e o medo!
Agora precisa recuperar-se e reencontrar aquela voz interna que clama por se realizar e ser. Tenha a coragem de ser quem você é mesmo, seja fiel a ti mesmo e não dê bola ao que os outros gritam ou exigem. Não os ouça, ouça apenas a ti mesmo. Não olhe para os outros. Refugia-te para dentro de ti mesmo; Reconheça a ti mesmo. Faça Psicoterapia para ser auxiliado nesta caminhada que será, com certeza, de muita felicidade e realização.

5817 respostas

21 OUT 2020

Boa noite, a terapia é um tratamento, no qual vc pode entender seus medos, dificuldades de socialização.... se possivel busque ajuda.
abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 OUT 2020

Olá JMiranda! Segue complemento da resposta:
Você precisará aprender a dar novo significado ao ser humano, considerando que cada qual, mesmo estando profundamenta envolvido com o mundo interno, tem questões em comum com outros seres humanos. Dentre essas coisas em comum, destacam-se a necessidade de interagir, inseguranças, necessidade de preservar a intimidade.
Atenciosamente:

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

19 OUT 2020

Olá JMiranda! Grato por escrever. Parabéns pela percepção e por um aspecto. A percepção é de que você não treinou a interação social. Interação social precisa de treino, persistência, mais treino, muito mais treino. O tempo é igual para todos. Aqueles que temperam o convívio social, com escola, esporte, trabalho, lazer, rotina saudável de vida, colocando o celular, televisão, internet, rádio em lugar muito secundário (para ter tempo de colocar as pessoas reais em primeito lugar) se fortalecem muito mais. Como você tem dezenove anos, trabalho, estudo, turma, esporte, namoro, precisam adquirir prioridade.
A situação que você descreveu não é rara, mas quanto antes você começar a cuidar melhor.
O profissional que você precisa é um psicólogo clínico, pois precisa enriquecer o entendimento de tua identidade com entendimento de como se constrói a identidade das pessoas em geral. Para tanto precisará resgatar a história, sonhos, planos, potenciais.
Com persistência, muita persistência, abertura mental e disciplina, procure por um de nós.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)