Quase 40 anos e tímida. É normal não me interessar por ninguém?

Feita por >Rosalia · 12 nov 2019 Habilidades sociais

Olá venho relatar que sempre fui uma criança e adolescente timida, hoje com 38 anos nunca namorei porque nunca me senti atraída por ninguem, tive poucos amigos mas estes se mudaram nao tenho mas contato e outros amigos que tenho são de outras cidades e uns 3 de outro país só converso com eles no whatsapp, moro com meus pais e meu pai ja teve um infarto e minha mãe faz tratamento do câncer faz 5 anos, não saio de casa só cuido dos meus pais e da casa, perdi meu emprego que era terceirizado um pouco depois que minha mãe ficou doente, e eu e todos que trabalhava nessa empresa estamos com causa na justiça porque faz dois anos desde que a empresa foi embora não pagou ninguem, agora por ficar uns anos parada cuidando da minha mae que teve que operar eu engordei um pouco e agora acho que não vou arrumar serviço por ter engordado e por causa da idade, e nem namorado tambem ainda junta um pouco o fato de ainda ser tímida e estar fora do meu peso me sinto inferior as pessoas e não sou de abraçar e beijar pq meus pais tambem nunca foi assim comigo cresci assim, mas sei que eles me amam e amo eles. Concluindo sera que cresci uma pessoa normal por estar com quase 40 anos e morar com os pais, ser tímida e nunca ter namorado e não consigo encontrar ninguém que me atraia e agora com medo de não arrumar trabalho e nem casar e ter filho e ficar sozinha ate morrer?! Uma observação na 3 serie uma professora falou pro meus pais me levar no psicólogo porque falava que eu era muito quieta nao falava com as outras crianças ai já era timidez nao sei, minha mãe ate levou eu na psicóloga de uma amiga de minha tia só que a psicóloga neste dia nao estava então ela nao levou mas disse que era fase que depois passava, entrei no grupo da mocidade da igreja para cantar com eles para melhorar a timidez mas ajudou um pouco e hoje eu quase nem vou mas na igreja. Me desculpe por ser longa com o testo.

A melhor resposta 15 NOV 2019

Olá Rosalia! A nossa sociedade tem expectativas e pressões relacionadas a quem devemos ser e essas coisas são reproduzidas pelas outras pessoas (por meio de cobranças, perguntas e julgamento) e por nós mesmos (dúvidas, culpa, cobrança). Espera-se que aos 40 anos a pessoa já seja casada, tenha filhos, um emprego estável, etc. Mas sabemos que não são todos que conseguem se adequar a tais exigências, que são bastante altas, o que leva a sentimentos ruins, como baixa autoestima. Assim, é importante pesar prós e contras da sua situação atual, de morar e ajudar seus pais. Como seria se você não fizesse isso? Como eles resolveriam as coisas? Como você se sentiria? Além disso, habilidades sociais são aprendidas ao longo da nossa história de vida, não são algo que ou nascemos tímidos ou não. Nosso ambiente influencia muito nisso. Assim, é importante você parar e pensar se a sua timidez tem atrapalhado sua vida (trabalho, estudo, amizades, relacionamentos, etc) e se gostaria de mudar isso. Um psicólogo pode te ajudar bastante, ajudando a identificar situações para você se expôr e ser bem sucedida, além de treinar como falar, como expressar sentimentos, como identificar deixas dos outros, etc. É importante buscar na sua vida não apenas coisas que trazem alívio, como cuidar dos pais para eles não ficarem mal, adoecerem mais, etc... Mas também coisas que tragam satisfação e bem-estar para você!

Psicóloga Luana Monteiro Psicólogo em Indaiatuba

2 respostas

13 NOV 2019

Oi Rosalia
Como ponto de partida, todos nós somos iguais. Como ponto de chagada, seremos o que cada um faz de si.
O que fizeste da tua vida? Nada? Esperou que alguém fizesse pra ti?
Temos o livre arbítrio, temos os talentos que a vida nos deu para, através deles, vencer na vida, mas depende o que cada um faz com estes talentos, com estas ferramentas.
Dos pais recebeu a vida, mas o mundo é tu que conquista!
Sente medo? Todos sentem medo ... temos que vencer o medo.
Temos que aprender dar as respostas que a vida cobra... garantir o próprio sustento com garra e determinação; lutar contra tudo o contra todos para conquistar a independência afetiva e financeira.
Tu a ti mesma te basta... se és feliz contigo mesmo, os amigos surgem.
Tens que vencer a timidez.... e consegue vencer sendo como tu é, ter voz ativa, falar como pensa e não se incomodar com as críticas.
Ousar ser, ter orgulho de si
Coma para viver e não vida para comer...

5817 respostas

13 NOV 2019

Olá! Grato por participar. Seu texto não é longo; ele ajuda de te entender. Pessoas em condições assemelhadas tem aparecido muito em consultórios. O ser humano é um ser grupal e sexual. O sexual no caso, envolve algo mais abrangente do que o simples ato sexual (carinho, companhia, cuidados pessoais, amor próprio). A convivência exige, de certa forma, um esforço inicial, mas gera benefícios muitos maiores. É verdade que é necessário colocar limites, não abrir mão da essência pessoal, mas é preciso interagir. Procure lugares e espaços saudáveis, com pessoas razoáveis, para exercitar convivências reais, duradouras e variadas com crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, em frentes que podem variar de esportes, trabalhos, viagens, artes, etc. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.