Me sinto suja o tempo todo

Feita por >afme · 30 abr 2022 Autoestima

Tem alguns anos que me sinto sempre suja, oq pra mim não faz sentido pq não tenho nenhum peso na consciência e tomo diversos banhos por dia. Não importa o quanto eu me lave continuo me sentindo assim. Também tenho pensamentos horríveis em relação a tudo. Sobre agredir as pessoas do nada sem motivo algum e coisas assim. Ando pela casa checando se tem algo fora do lugar compulsivamente e fico muito irritada quando algo está “fora do lugar” (embalagens com a parte da frente virada pra trás por exemplo). Essas são apenas algumas das coisas ruins que eu sinto. Queria parar de me sentir assim mas não sei como.

A melhor resposta 1 MAI 2022

Oi! A sua descrição do que está passando me parece muito com o Transtorno Obsessivo Compulsivo, o TOC. É uma doença que afeta seu comportamento, seu humor, seus pensamentos e te deixa com uma carga de cansaço extrema! Mas há tratamento!! Se quiser, me coloco à disposição para lhe acompanhar em terapia. Mas já adianto que também há necessidade de tratamento medicamentoso para aliviar os sintomas.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte

62 respostas

2 MAI 2022

AFME,
Depende o nível de consciência que se refere.
Depende do conhecimento que tem de si mesma: quem é voce? Qual a sua identidade?
Do que voce quer se livrar? O que precisa corrigir? Limpar? Curar? Ago está gravado no seu emocional que precisa ajustar;
Os fatos externos (sentir-se suja, coisas "fora do lugar") são imputs do que precisa ajustar internamente.
Para conhecimento, há 4 tipos de consciência:
1 - Consciencia transcendental (Metafísica): percepção de si mesmo, além do fato existencial e histórico;
2 - Consciência Psicológica - A percepção de si mesma como reponsável pela sua existência em interação ambiental;
3 - Consciência superficial (estereótipa) - A percepção do conflito, do problema que está enfrentando.
4 - Consciência religiosa - A percepção do comportamento que as crenças estabelecem.

Precisa autenticar-se, faça psicoterapia!
Abraços

5826 respostas

1 MAI 2022

Afme, boa tarde!

É necessário o acompanhamento com um profissional para que possa se ter um diagnóstico do que de fato você tem. A priore sei relato é de comportamento obssevio compulsivo, agressividade e verificação, comum ao diagnóstico de TOC. O ideal é que busque ajuda de um profissional para que ele possa ajudar.

Paula Gomes Maciel Rodrigues Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

10 respostas

1 MAI 2022

Olá afme! Grato por escrever. Existe uma poesia de Carlos Drumond de Andrade que se chama "mãos sujas", que reflete bem isso. Certamente você, perfeccionista, cobra de si mesma ações irretocáveis. Sente-se culpada por não ser perfeita. Acontece que ninguém de nós é perfeito. Certamente em processo de trabalho científico com psicólogo, poderemos resgatar, com riquezas, tua história, com ênfase no desenvolvimento dessa forma de lidar com as coisas. Veremos tua personalidade, tua rotina, panorama de vida e te ajudaremos a lidar com os limites humanos teus e dos demais. Também te ajudaremos a situar melhor teus recursos internos, possibilidades, metas e potencialidades.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (a pandemia ainda é real, há grande maioria de falsos políticos, maior parte ainda de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento- até alguns falsos cientistas. Diante disso devemos seguir recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, enriqueça a proximidade afetiva, evitando aglomerações.