Meu filho passa mal ao ir para a escola

Feita por >Paula · 5 mar 2017 Psicologia infantil

Meu filho tem 5 anos, o ano passado ia p escola normal e muito feliz.

Esse ano eu e o pai dele nos separamos e ele mudou muito, não quer mais ir p escola, treme todo, vomita e no consigo deixa- lo desse jeito.

A diretora da escola falou que acha que ele está com síndrome do pânico, pra eu não forçar e procurar ajuda profissional porque está muito sério.

Comecei a levar no psicólogo, um psicanalista que está fazendo a terapia dele.

Me sinto mal, fracassada por ele estar assim.,vai fazer 1 mês que ele no vai, e tô insegura de forçar e ele passar mal novamente daquele jeito.

O que eu faço? Estou agindo corretamente?

Procuro também um psiquiatra infantil?

A melhor resposta 7 MAR 2017

Oi Paula
Imagino o quão difícil está sendo você segurar essa barra sozinha...
Se ele já está em acompanhamento psicológico, pergunto se você já conversou a respeito com o pediatra dele também, pois é um médico que o acompanha há algum tempo ne?
É preciso dar tempo para o processo acontecer e você precisa confiar e se cercar de pessoas que te auxiliem e te ajudem...
Ele ficar sem ir a escola, talvez não fosse o ideal, mas a escola precisaria estar aberta para contribuir nesse processo...
Há alternativas outras do que simplesmente deixar de ir a escola. Sugiro que se você não estiver tendo uma parceria com essa escola, que busque outra mais aberta e acolhedora...
Vai dar tudo certo tá?´
É uma fase e vai passar!
Desejo boa sorte!
Um grande beijo
Erica Taylor Psi
Niteroi

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

17 ABR 2017

Oi Paula, essa situação de separação é difícil para toda a família e seu filho pode estar manifestando isso nessas atitudes de se recusar e passar mal ao ir à escola. Para uma criança é mais difícil de se expressar e por isso os comportamentos e o corpo às vezes manifesta aquilo que ele não consegue dizer. Eu sei que você está ansiosa, mas com o tempo seu filho ficará bem e passará a ir para a escola normalmente, você só precisa esperar o tempo dele e não tem necessidade de ajuda de um psiquiatra não. pelo que você disse é uma dificuldade situacional e isso irá se resolver. Att., Clarissa

Anônimo-314191 Psicólogo em Brasília

11 respostas

7 MAR 2017

Olá
Ė muito difícil passar por um processo de separação ainda mais percebendo o sofrimento do filho. Toda mudança de separação gera medo , sofrimento, dor , insegurança. . Cada um reage de um jeito... as crianças pelo fato de não se expressarem pela fala manifestam o sofrimento de outras formas , principalmente através do corpo em sintomas. Vc por ser uma mãe preocupada ja buscou ajuda. Procure conversar com a profissional q buscou.. tire suas dúvidas com ela para criar uma relação de confiança e se vc não sentir segurança aí sim procure ajuda de outro profissional. Boa sorte.

Patricia Elisabete de Lima Psicólogo em Passo Fundo

10 respostas

7 MAR 2017

Olá Paula!
Divida estas dúvidas com a psicóloga que atende seu filho, mas em minha opinião profissional, como ele tem muitas alterações físicas levaria para fazer uma avaliação com o psiquiatra infantil sim.
O suporte medicamentoso a curto prazo poderá otimizar o tratamento fazendo com que consiga retomar para escola antecipadamente, tendo menos prejuízos.

Abraços

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 MAR 2017

Boa noite, Paula.
Seu filho pediu socorro, do jeito que ele pôde, para lidar com sua nova realidade. E vc pôde ajudá -lo, levando -o ao psicanalista. Agora, pelo seu relato, há um outro grito de socorro aí, e ele vem de você.
Que tal contar você também com uma "ajudinha"? Vai ser bom pra você e pra ele.
Abraço e espero ter contribuído.
Soraya Magalhães

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

6 MAR 2017

Boa noite, mae se acalme a reação do seu filho pode ter haver com o que ele esta sentindo em.relaçao a separação sim...pois as crianças não verbalizam o que sentem e ai vem os sintomas, mas também pode ter alguma relação a escola. Não o force, tenha paciência logo logo a terapia fara efeito e julgo importante você leva lo para conhecer outra escola, pode ter haver com esta específica...e não vejo necessidade de psiquiatra não. Boa sorte abraços

Renata Hagge Psicóloga Psicólogo em Itaboraí

26 respostas

6 MAR 2017

Olá Paula,
Como mãe a angústia vivida por você é autêntica, mas não se sinta mal. Seu filho também esta sofrendo com toda esta situação. Busque ajuda de um psicólogo Infantil para que a criança consiga elaborar as mudanças que aconteceram de forma inesperada.
Boa sorte.

Andréia Ferreira Psicólogo em Recife

11 respostas

6 MAR 2017

Não se sinta mal por isso, todos nós reagimos a mudança de ambiente e no caso de seu filho, é uma importante mudança, pois trata-se da presença do pai. Você está apoiando e buscando uma forma dessa mudança ser menos sofrida, e é possível que com a orientação do psicólogo ele saia destes sintomas e possa viver bem com a escolha dos pais. Seria interessante buscar profissionais da área infantil tanto Psicólogo especializado em Criança e com abordagem na Terapia Comportamental e Cogntiva quanto Psiquiatra . Muito boa sorte!

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

6 MAR 2017

Olá Paula,
Tratamento para pânico deve ser acompanhado tanto pelo psicólogo, de preferencia na linha tcc, comoo pelo psiquiatra. No Rio de Janeiro o melhor psiquiatra é o Dr. Fabio Barbirato.
Boa sorte.
Maria da Conceição V Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

6 MAR 2017

Olá Paula!
A psicoterapia é adequada. Seus sentimentos pertencem a você. Não necessariamente são os sentimentos do seu filho, mas o processo de separação, pode interferir no comportamento do seu filho e tudo isso vai depender de como foi conduzido. É interessante que converse com o profissional que atende seu filho, pois geralmente quando o profissional percebe necessidade de encaminhar ao psiquiatra, isso é feito. No seu caso, você faz relatos de sentimentos de frustração e insegurança, seria interessante você também buscar um profissional pra tratar das suas emoções. Você estando fortalecida facilta lidar com as questões e também no processo de estabilidade do seu filho.
Desejo saúde.

Wládia Morais
Psicóloga Clínica e Organizacional

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro