Minha namorada atual está me tornando uma pessoa insegura e ciumenta.

Feita por >João Ricardo · 25 jan 2023 Abordagem psicológica

Ela é minha segunda namorada e estamos juntos a pouco mais de um ano. Ela sempre se mostrou uma pessoa insegura e sempre descarregou isso em mim, tentando me impedir de fazer coisas como sair pra conversar com amigos sozinho. Eu sempre tentei dialogar, pois é algo que eu aprendi com meu primeiro relacionamento (minha primeira namorada era de outra cidade e havia 0 inseguranças ou ciúmes entre nós). Com o tempo fui descobrindo como ela distorcia fatos pra eu sair como errado nas histórias para outras pessoas, sempre fui neutro sobre isso, mas com o tempo a relação começou a me desgastar muito e quando fizemos 11 meses juntos acabei terminando o relacionamento por um momento difícil que eu estava passando e recebendo nenhum apoio dela. Neste meio tempo que estivemos separados, me deparei com ela saindo e conversando com um cara que certa vez falou "mal" enquanto estávamos juntos, me incomodou mas não me importei muito com a situação naquele momento. Como eu estava bem mal com o término decidi conversar e voltar com ela depois de 2 meses, conversei com ela numa quinta feira, nós concordamos em tentar novamente. Eu queria conversar mais na sexta, porém ela me disse que faria uma viagem a trabalho e eu compreendi. Acontece que meses depois de voltarmos, o cara ficou pedindo pra seguir o tempo todo nas redes sociais e me gerou muita desconfiança por tamanha obcessão dele. Eu acabei pegando o celular dela e descobri que na verdade não tinha ido viajar, mas estava planejando sair com ele na sexta feira.

Eu sei que ela não saiu neste dia, mas a mentira me gerou uma desconfiança tão grande que acabei fazendo algo que nunca gostaria, que é vasculhar o celular dela. Eu acabei lendo coisas que nunca saem da minha cabeça, ela dizendo que não" sou nada" perto de um carinha que ela conversou (pelo pote físico). Li que outro era o homem que toda namorada gostaria. E em contra partida eu só leio coisas negativas sobre mim, em como sou frio, nada romântico, que não me importo com ela... Mas eu não sou assim e isso é o que mais me gera ciúmes e insegurança...
Quando estou com ela as coisas vão bem, mas antes de dormir ou quando estou sozinho sempre me pego pensando nessas coisas, que não parece ter um bom motivo pra ela estar comigo, nada que ela goste em mim...

O mais bizarro disso tudo é que eu sou um homem extremamente confiante, de certa forma até arrogante. Sempre fui o cara que falava de amor próprio pros amigos, de não se submeter a situações que te fazem mal. E hoje estou com uma pessoa que não vivo sem, mas que está destruindo meu psicológico...

A melhor resposta 26 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JAN 2023

Oi João! Obrigado por escrever. Ao ler seu texto, ficou em mim, certa dúvida. A namorada que você fala no início e no final do texto, é a mesma pessoa? Mas essa dúvida não é a questão essencial. A questão mais fundamental será resgatar tua autoconfiança, tua segurança. Quando não namoramos essencialmente a nós mesmos, não poderemos namorar com outras pessoas. Em outras palavras: o grande companheiro seu, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, com todos os sentidos, com a memória, raciocínio e inteligência, precisa e só pode ser você.
Você precisa reorganizar a autonomia, com harmonia e segurança interna. Para tanto, será importante contar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.