Me sinto muito insegura e isso afeta meu relacionamento

Feita por >Amandinha · 7 dez 2020 Autoestima

Depois que fui diagnosticada com ansiedade muitas coisas mudaram na minha vida, não me sinto mais a mesma. Eu namoro a um ano e seis meses, sempre fui ciumenta mais nunca como estou agora.
A pior parte é que o meu relacionamento foi afetado de uma forma muito ruim, eu me sinto extremamente insegura, desconfiada, acho que temos problemas que na verdade não temos, acho que a gente não conversa, acho que ele vai me deixar, que eu o amo mais do que ele me ama, sinto ciúmes até dos amigos meninos dele, e sempre reclamo quando ele sai.
Sei que tenho sido uma namorada horrível, me sinto péssima ele é incrível e não merece isso, essa é a parte que mais me machuca. Ver que eu faço ele ficar chateado e faz com que briguemos, porque ele fica realmente triste de eu sempre arrumar problema com tudo.
A uma semana atrás eu falei que queria dar um tempo porque conversamos e ele me pareceu tão desgastado, é isso acabou comigo porque eu sei que a culpa é minha.
Ele é a pessoa que eu mais amo no mundo e me mata ver como eu tenho sido péssima pra ele, eu não sei como melhorar, quando vejo já falei, já fiz e todo o ciclo se repete. Fora que eu espero que ele tenha a mesma reação que eu, que ele reaja as coisas como eu. Eu não quero o perder, me ajudem.

A melhor resposta 8 DEZ 2020

Olá Amandinha! Grato por escrever. A questão da ansiedade é a adequação de nível e não ausência ou presença, mas pela continuação do texto, percebe-se que você apresenta ansiedade elevada por falta de autoconfiança, de amor próprio. Não é essencial confiar no outro, o essência é aprender a se valorizar, confiar em si mesma. Lembre-se: cada pessoa é única, rica de possibilidades e potencialidades. Quando as pessoas estão tranquilas, vivendo suas trocas com harmonia, são atraentes, interessantes para as mais diversas variações de vínculos, tais como conhecido, colega, filho, irmão, sobrinho, tio avô, pai, mãe, namorado, etc.
Antes, muito antes de namorar a seu namorado, você precisa namorar a si mesma, ver seus valores seus atrativos. Para tanto será muito importante você passar por caminhada científica com psicólogo. Valerá à pena!
Procure por um de nós.

Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

8 DEZ 2020

Olá, Amandinha.
Possivelmente você tenha questões importantes que te faz se sentir insegura e que se reflete na relação.
Uma vez diagnosticada, tem feito algum tipo de acompanhamento?
Seria interessante reajustar o foco em você, dar voz às suas angústias, reconhecer suas feridas, elaborar conteúdos que te machucam e deixar que a relação ganhe um pouco mais de fôlego.
Ou seja, a relação estar desgastada pode ser mais um sintoma de que algo está te incomodando do que ser em si, o problema principal.

À disposição, querida.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

8 DEZ 2020

Olá, Amandinha. Como está lidando com a ansiedade? As suas atitudes quanto ao seu relacionamento tem a ver também com trabalhar sua autoestima, pois reações de ciúmes, insegurança, culpa tem muito a ver com a forma com que você lida com você mesma e a psicoterapia pode te ajudar bastante a lidar com as crises de ansiedade e trabalhar sua autoconfiança através do processo de construção de uma autoestima mais saudável. O momento agora eh você cuidar de você, é só assim conseguirá estabelecer relacionamentos mais saudáveis. Conte comigo!

Psicóloga Paula Bezerra Psicólogo em Feira de Santana

8 respostas

8 DEZ 2020

Acho que a saída para vc não ficar se repetindo seria fazer psicoterapia, para se conhecer e descobrir as razões que te levam a agir assim. Ciúmes exagerado é falta de confiança em si mesma e pode ser trabalhado em terapia. Abraços

Lizete Ramos Cancela Psicóloga Psicólogo em Curitiba

1 resposta

8 DEZ 2020

Amandinha...
O problema não foi o diagnóstico realizado...
O problema é o DESCONHECIMENTO de você mesma, está longe de si mesma. Portanto faça Psicoterapia para conhecer-se, saber quem é, seus talentos, suas forças, o que quer na vida, descobrir como ser no concreto de acordo com a tua verdadeira identidade.
Até agora, você está se construindo fora do que a vida quer de ti.
Precisa parar e retornar a ti mesma.
Só assim vai reconquistar a ti mesma, aumentar a autoestima e deixar de servir aos outros.
Veio aqui para se realizar e não satisfazer os outros.

5817 respostas

8 DEZ 2020

Olá Amanda, imagino como deva estar sendo difícil para você lidar com tais emoções. Embora traga em seu texto um diagnostico de ansiedade, imagino que na verdade o que possa ser investigado mais a fundo seja a sua percepção sobre você mesma. tais crenças disfuncionais de abandono, rejeição ou traição podem estar ligadas a experiências anteriores que tenha vivido ou situações que lhes tenha gerado um sentimento de insegurança.
Muitas vezes ao longo da vida vamos criando estratégias auto sabotadoras para justificar inconscientemente a crença de que não somos bons o suficiente.
Acredito que a psicoterapia poderia contribuir em grande medida para tais dificuldades vividas e poderá te ajudar a elaborar estratégias mais saudáveis para lidar com seus sentimentos.
a ansiedade é um condição humana necessaria para a nossa preservação, a questão surge quando ela passa se apresenta em situações descontextualizadas ou de modo demasaiado, ai pode ser o momento de procurar ajuda especializada.
Espero ter podido te ajudar.
boa noite!

Psicóloga Rose Fialho Psicólogo em Salvador