Como ter coragem para dar o pontapé sendo uma pessoa extremamente ansiosa?

Feita por >Exfitnessanonimos · 8 jul 2022 Ansiedade

Tenho dificuldade para sair de casa, não consigo me arrumar ou comprar roupas. Me olho no espelho e odeio o que vejo. Engordei muito depois de crises de ansiedade e agora me sinto horrível, passei um semestre inteiro sem querer sair de casa e se N fosse a minha família eu estaria isolada até agora. Em 6 meses eu engordei mais de 25kg. As pessoas me dizem como eu engordei na minha cara e algumas zombam disso. Eu não aguento mais não me sentir bem ou segura ou livre sabe... Tem coisas q eu N consigo fazer por causa do meu peso. Pra explicar melhor eu era gordinha e emagreci muito, correndo atrás, malhando e etc. Acontece q no meio desse meu processo de emagrecimento eu tive um problema q me abalou muito e isso me derrubou de uma forma q eu descontava a ansiedade na comida. Mas agr q esse problema foi resolvido eu estou obesa e não consigo retornar ao pique de antes. E quando eu estava magra as pessoas me disseram coisas horríveis a respeito de como eu estava realmente feia qua do era mais gordinha. E agr eu estou gordinha de novo, e olhar e ver q as pessoas estão reparando no meu corpo, arrasa comigo e que elas pensam exatamente aquilo que me disseram. Todos os dias eu acordo infeliz e quando saio não consigo me divertir sem pensar nisso e q N consigo mais emagrecer, as vezes penso até q a única solução seria morrer. Eu sei que parece exagero, mas não sei o que fazer. Estou cansada dessa dor. Isso me causa uma tristeza enorme. Dói demais ter q me arrumar para ir em alguma lugar, eu perco eventos e festas. Está me prejudicando na faculdade pois não consigo ir, e no trabalho tbm. Eu só quero me sentir feliz. Eu sou jovem, tenho 20 anos e quando era mais adolescente, nunca me senti bem, pois eu aparentava ter 30 pelo meu corpo. Nunca tive relacionamentos e as "amigas" achavam q eu tinha inveja, por que eram mais bonitas. Parece estranho, mas tenho a forte sensação de que isso me atrapalha em ter relacionamentos no geral, pelo fato da minha aparência. E isso me faz tbm me afastar das pessoas. Resumindo eu odeio o que vejo no espelho e não consigo mudar, ou talvez eu consiga mas eu não sei como começar de novo.

A melhor resposta 10 JUL 2022

vamos trabalhar sua relação com a pessoa mais importante da sua vida? você… um processo de psicoterapia é o que você precisa. se descobrir, se amar, se aceitar…

Joana Anjos Bastos Psicólogo em Salvador

6 respostas

8 AGO 2022

Menina,
Perceba que voce só falou do seu corpo, justificou que o problema é tua obesidade sendo que não é a obedsidade o teu problema.
O seu problema é a tua superficialidade, a forma como encara a vida. Teu corpo é apenas uma embalagem que esconde uma alma que está insatisfeita porque não está fazendo nada do que intensionou ser e fazer nesta existência.
Voce não veio aqui para ser bonita, para ser magra ou para ser mais gordinha ou para ser mais feia, ou para agradar ou para desagradar... veio aqui para se realizar e ser feliz.. está desperdiçando oportunidades para conviver e participar de eventos por que está com a consciencia fixa no corpo físico, sendo que este é consequência e não causa.
A tua obesidade está no campo energético, são coisas que voce, por preguiça, não está realizando e em consequência, teu corpo toma uma forma desproporcional... para ser olhado, para ser atendido.
Faça Psicoterapia para compreender melhor isso e solucionar.
Abraços

5817 respostas

11 JUL 2022

Olá!
Infelizmente é muito desconfortável não nos sentirmos bem com a nossa aparência e se sentir alvo de olhares e julgamentos, porém o mais importante é fortalecer sua autoestima e cuidar de sua saúde para que se sinta bem dentro daquilo que você busca e não daquilo que você acredita que os outros proporcionarão com aprovações.
Por seu pequeno relato parece que você vem desenvolvendo um quadro de depressão (o ganho de peso injustificado ou desproporcional é um dos sintomas da depressão).
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, capaz de direcionar seu tratamento caso seja confirmado o diagnóstico de depressão e auxiliar nas emoções e expectativas do dia a dia.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

11 JUL 2022

Olá Exfitness! (Futura razoável) A primeira coisa a ponderar é que você consolidou o registro de que as pessoas estão reparando no seu corpo no aspecto negativo. Certamente nem sempre é assim. Há sofrimentos para quase todos. O corpo é uma embalagem. A pessoa inteira é muito maior do que um corpo. Não se pode escolher ou valorizar as pessoas somente pelo corpo. Isso é algo extremamente frágil e enganador. Há tantas pessoas bonitas, desonestas, egoístas, insensíveis. Não garantem continuidade de qualidade para convivência. Certamente você precisará ser persistente, muito persistente. Começar processo de emagrecimento envolve modificações de diversas atitudes. A manutenção do processo envolve anos e anos de disciplina até que nova forma de viver se torne hábito automatizado.
Lembre-se que começar algo consistente e duradouro envolve grande esforço inicial, mas as recompensas valem muito à pena.
O início disso terá maiores facilitações com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos: "líderes religiosos" são atores, falsos, querem é dinheiro, são comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde.)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome a máscara, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

10 JUL 2022

Olá exfitnessanonimos.
Lembre-se de que é sempre um passo de cada vez. Se começar a mudar poderá primeiro parar de engordar, isto já é uma vitória, depois é ir conquistando um pouco de cada vez. Morrer é uma forma de não querer enfrentar os problemas. Se passou por algo difícil é natural que haja um descontrole, isto acontece com todas as pessoas em algum momento, o que não dá é para ficar no fundo do poço.. Tem pessoas que perdem casa, outros empregos, outros empresas (falência), mas muitas sabem que é uma fase e vai passar, só precisa pensar em como reconquistar o que perdeu.
A psicoterapia pode te ajudar neste cominho.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 JUL 2022

Olá
Eu sinto muito que você tenha passado por tudo isso. Mas justamente em respeito a tudo que você viveu, te adianto que é impossível eu te dar uma receita de "o que fazer" sem compreender tudo o que você sinalizou. Dá mesma forma como sua história não pode ser reduzida a poucas linhas, seu futuro também não.
A única possibilidade que eu vejo como um espaço para desamarrar todos esses nós é a terapia. Lá será possível analisar esse passado, vendo as consequências dele no presente e assim conseguir forças para encarar o futuro.
Imagino o tanto que sua imagem vem atrapalhando teu convívio com as pessoas. É comum que esse tipo de julgamento aconteça. Também me pergunto a respeito de um certo ideal de corpo que possa surgir nesses julgamentos: ter um corpo "ideal" é para os outros ou para ti? Penso que talvez a resposta gire em torno das duas opções mesmo.
Não deixe de buscar esse processo de terapia, pode te fazer muito bem, te ajudando a compreender a si mesma, assim podendo conhecer melhor os rumos que deseja seguir.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha