Como lidar com as dúvidas do outro?

Feita por >Ana Júlia · 25 nov 2020 Dependência emocional

Namoro há 10 meses, em agosto fui pedida em casamento! Meu namorado sempre foi louco por mim e sempre deixou bem claro suas intenções. Pois dias depois de pedir em casamento, ele começou a ficar pensativo, mas sempre dizia que tava tudo bem. Eu comecei a ficar mega preocupada e chamei pra conversar, afinal iríamos noivar em outubro! Perguntei o que tava havendo e ele disse que estava inseguro, mas que quando a gente se visse isso passaria (namoramos a distância). Ok, tive paciência. Em outubro ele adoeceu, então adiamos o noivado, falei pra gente deixar pra março, mas ele não quis, queria que fosse em novembro. Ok. Preparei tudo, mas ele sempre tenso. Não aguentei e mais uma vez perguntei o que tava acontecendo e disse a ele que era normal ter medo, afinal era uma decisão importante. Mas que se ele não quisesse fazer isso, eu não daria um passo à frente pra dar 2 pra trás depois. Ok, ele disse que tava tudo bem, que era isso mesmo que ele queria. Chegou o dia, viajei, quando ele chegou pra me encontrar, passamos o dia e a noite acabamos conversando sobre, até que ele decidiu se abrir completamente, nisso noivaríamos 2 dias depois. Disse que estava com dúvidas nos sentimentos dele, com medo do nosso casamento dar errado, com medo de estar tomando uma decisão errada. Eu fiquei no chão... Ele perguntou o que deveríamos ter feito e eu disse que ele poderia ter se aberto quando perguntei, assim teríamos resolvido, questionei o pq dele não ter aceitado adiar pra março se tava com tanta dúvida, ele disse que não tinha coragem de colocar nem uma vírgula nem um ponto final. A cara dele na conversa era de apavorado. Tentei acalma-lo, reafirmei o que sinto por ele e minhas intenções e disse que poderia ser medo do novo, enfim, tentei acalma-ló de várias formas, inclusive contando que isso aconteceu com minha irmã antes de se casar mas que depois passou. Depois fui dormir, chorei muito e acordei decidida a encerrar tudo ali. Na manhã seguinte levantei e não aguentava olhar pra ele que queria chorar, então fiquei no quarto. Ele foi até onde eu estava e me chamou pra conversar. Fui. Descendo ele então ficou me abraçando e disse “Calma amor”, ficamos lá e ele com cara de apavorado. Então eu disse que não ia noivar com ele assim, ele logo se espantou e disse que queria sim noivar, mas insisti que não mais. Ele então disse: “Mas se eu disser que não tenho dúvidas mais?”, eu disse: “Aí será mentira, pq de um dia pro outro?”, enfim, ele insistiu que queria noivar. Passamos o dia bem, tudo tranquilo, a noite conversamos sobre nossos planos pro futuro, eu sempre deixei que a iniciativa pra isso fosse dele, disse também que iria lidar com isso, mas que a distância seria difícil, mas que tentaria. Ele que sempre disse que queria casar em novembro do ano que vem. Ok, no dia seguinte fomos pra casa da família dele com meus pais, tudo ok. No sábado, noivamos. Todos os dias depois da conversa ele me tratou com carinho, com amor. No dia do noivado foi um tanto cansativo, mas ok. Passou, no fim da noite ficamos de boas, ele disse “Eita, agora tu é minha noivaaa”, e disse que me amava. Eu fiquei feliz, afinal sempre tive certeza e ainda tenho do que quero. O resto da semana foi só amores... Conheci os pais, tudo mais. No dia de ir embora ele tava um tanto sério, Levou eu meu pai pro aeroporto, se despediu, fui embora. Quando cheguei em casa a ficha caiu, chorei de saudade e por tudo que tinha acontecido. Conversei com ele no outro dia e ele agiu normal comigo. No outro dia conversamos e ele disse que essa insegurança não o faria desistir, só outras coisas (coisas que a gnt deve analisar no relacionamento no dia a dia), mas tudo ainda tava sendo confuso pra mim. No outro dia liguei pra ele de manhã, ele quis me ver em vídeo, tudo de boa, conversamos, normal como antes. A noite conversamos em vídeo novamente, tudo aparentemente normal. No outro dia acordei extremamente ansiosa com tudo, parecia que tava engasgada e resolvi ligar pra ele pra falar tudo o que sentia. O fiz. Falei que não entendia o pq, que sentia falta da gente, de como tudo era, perguntei se ainda tinha sentimentos, enfim, inúmeras coisas. Ele disse que sabia que aquilo não era bom, que precisava se resolver, mas que tava estagnado, nem conseguia ir pra frente nem pra trás. Achei que ele terminaria ali comigo, disse que não tocaria mais no assunto, pra que ele ficasse em paz e pensasse com clareza. Falei também pra ficarmos um tempo distante, mas ele não achou uma boa ideia. Falei que me sentia forçando ele a tudo, ele disse que não, que se não quisesse não estaria mais aqui. Que eu jamais estive forçando. Ok. Foi uma longa conversa, depois disso ainda nos falamos a noite, ele disse pra continuarmos o noivado, se conhecendo mais e orando pra que Deus mostre qual a vontade dEle, mas que se fosse muito ruim pra mim, a gente deveria rever. Fico confusa por isso. Ele disse que pode ser apenas um processo, e que se eu tiver paciência, podemos enfrentar isso junto, mas que por outro lado se for ruim pra mim, eu não me submeta. Nisso decidi ficar, ter um pouco de paciência e ver como as coisas vão. Só que não sei como lidar com ele, o que conversar, Se devo deixá-lo de vez, ou deixá-lo um pouco em paz pra pensar e se decidir. Ele SEMPRE foi muito apaixonado por mim, sempre me assumiu, se importou, me respeitou, enfim, sempre foi um relacionamento muito bom, depois do pedido começou isso. Preciso de uma luz, quero ajudá-lo, mas não sei como. Ficando em paz? Pq é oq eu estou fazendo. Ontem mal conversamos, ele continua me dando atenção, mas creio que por estar confuso como disse, não fala que me ama, por exemplo. Ontem a noite me ligou, mas eu tava dormindo e não vi, então respondi somente hoje. Como não atendi, me mandou msg perguntando se tinha que marcar horário (e riu). Não sei o que esperar ou o que fazer nessa situação. Devo apenas esperar? (Pensei em esperar até dezembro, q é quando ele viria pra cá, e daqui até lá ir analisando o comportamento dele, e se ele não vier mais, já estará claro pra mim). Mas até lá, como deveria tratá-lo pra que ele não se sinta pressionado e possa pensar com clareza seja pra sim ou pra não? Falei em ficar distante e não se falar pra ajudar ele, mas ele achou ruim isso. Enfim, aguardo respostas!

A melhor resposta 26 NOV 2020

Olá Ana Júlia! Obrigado por escrever. Espero ter sabedoria para te ajudar. Vou começar reproduzindo fragmentos do teu texto:
"Dez meses de namoro"... "pedido de casamento"..."Pensativo"..."Namoro à distância"... "adoeceu"... "sempre tenso"..."dúvidas sobre sentimentos" (dois dias antes de ficar noivo)... "cara apavorada"... "decisão de encerrar" (tua).."sempre tive e tenho certeza do que quero" (fala sua).."confuso para mim" (fala sua)..."ansiosa", "engasgada" "ele estagnado"..."sentindo se forçando-o" (sensação tua..."confusa" (fala tua).
A partir desses fragmentos relatados, podemos concluir que vocês dois estão muito frágeis quanto a convicções. É preciso amadurecer.
Seu texto reflete boa desenvoltura para escrever, boa habilidade para lidar com abstrações e ponderações. Isso está em descompasso com as escolhas e decisões radicalmente certas algumas horas e, radicalmente incertas em tempos e situações muito próximas.
Namoro de dez meses, com distância, sugere que há fragilidades não faladas. Será importante, antes de qualquer coisa, tanto você como ele, resgatarem convicções de longo prazo. Casamento envolve necessidade de convicção, estabilidade, tolerância, negociação, flexibilidade, pois desembocam em compromissos profundos por longo tempo, senão por toda a vida. .
Que tal você aprofundar essas ponderações via conduta científica de um psicólogo? Certamente será amadurecedor e enriquecedor.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, conhecimento, empatia, resguardo da essência pessoal, Ciência!)

8630 respostas

29 NOV 2020

Ana. Tantas situações. Me parece q vc está muito confusa nesse relacionamento . Resta uma duvida. Vc está bem com isso tudo? Pq vc absorve todos os problemas dele. E vive em função disso.
É uma dependência emocional.
Vc pode fazer tratamento p se fortalecer emocionalmente.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 NOV 2020

Ana Julia
Me parece que voce está sendo muito submissa e dependente dele, da energia dele.
O que voce quer para si? Voce ama a si mesma? Quem seria a Ana Julia se voce estivesse sozinha?
Seja uma mulher que valha a pena para ti mesma, não para ele.
Tua autonomia, tua segurança e autonomia afetiva para contigo mesma gera segurança para ele.
Independente dele, voce deve ser uma mulher estupenda para si mesma!
Não é ele que vai dar felicidade e realização para voce. Nem é voce que vai dar felicidade e realização para ele.
As carências deves ser supridas cada um para si mesmo. Não é o outro que supre isso.
Porque não faz Psicoterapia?
Iria te dar conforto, segurança e esclarecimento e harmonização interna.