Como lidar com uma pessoa que gosta de inferiorizar as outras?

Feita por >Bruno Rocha · 9 abr 2019 Habilidades sociais

Tenho uma tia que tem o comportamento desagradável. Não é só comigo, diversas outras pessoas da família não gosta muito dela. Ela tem a mente um pouco má porque costuma dar indiretas para situações que ela percebe que vai deixar a pessoa triste. Isso para mim é um comportamento horrível. Além do mais ela parece gostar de inferiorizar outras pessoas. No meu caso, eu tenho depressão mas estou medicado e bem só que não gosto muito de sair. Sabendo disso ela sempre joga indiretas perto de mim ou da minha mãe falando sobre o filho dela e de como ele gosta de sair com os amigos e voltar de madrugada. Evidente que isso é um modo de tentar me inferiorizar já que ela conhece minha estilo achando que isso vai me deixar irritado. Como disse antes esse comportamento ela tem com várias pessoas não só comigo. O que eu não gostaria é de brigar ou fazer falta de educação com ela. O problema é que não suporto esse tipo de comportamento, porém tenho que conviver com ela. Como lidar com uma pessoa assim?

A melhor resposta 21 MAI 2019

Realmente Bruno é dificil, inferiorizar as pessoas realmente é algo muito feio, acho que a sua tia precisa de Psicoterapia você não acha?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

10 ABR 2019

Olá Bruno.
Entendo o quanto é desagradável ouvir o que não quer. As pessoas, muitas vezes, só se comportam de uma determinada maneira porque encontra aceitação ou omissão do interlocutor.
No treino em assertividade com um psicoterapeuta, é possível aprender a modificar o comportamento passivo de modo que você consiga dizer o que quer sem ser agressivo, reestruturando alguns pensamentos disfuncionais (por exemplo: ela é mais velha e tenho que me calar; meus pais deviam fazer alguma coisa) que podem comprometer uma postura assertiva.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana