Amo minha mãe porém ela me da vários gatilhos me deixam agressivo e ansioso!

Feita por >O filho perdido · 30 mai 2024 Terapia familiar

Boa noite!

Tenho 29 anos e sempre morei com minha mãe. Meu pai nunca foi presente, tive poucos contatos, muitas vezes conturbados por conta de ele dizer pra minha mãe que ia me buscar e furava boa parte das vezes. Enfim, hoje ele já é falecido e até onde me conheço, meu único problema com relação ao meu pai é às vezes me sentir sozinho e desamparado quando o assunto é crescer financeiramente, e construir um patrimônio/futuro decente.

Em relação à minha mãe, hoje em dia eu não consigo lidar com ordens dela, fico fora de mim quando ela insiste em me mandar fazer algo, ela repete várias e várias vezes, me enche o saco com coisas que não vão mudar nada em nossa vida, são pequenos detalhes, como simplesmente levar uma calça jeans para arrumar as medidas. Outra questão é o convívio dia a dia, ela provavelmente é bipolar, tem dias que ela acorda uma pessoa excelente, positiva e muito amigável, mas tem dias que ela acorda reclamando, me enche o saco com várias coisas (assim como essas da calça jeans), e fica negativa a ponto de falar várias coisas que me desanimam.

A questão que mudou muito nosso convívio foi depois que decidi viver de uma profissão muito difícil, e bem diferente do que ela queria pra mim (pois é, ela queria que eu fizesse algo que agradasse ela).

Enfim, hoje sei que uma das maiores dores de cotovelo dela é o filho não ser formado em nenhuma faculdade, muito menos em alguma das que ela gostaria de dizer para os outros "meu filho é formado em...". Então com isso nossa convivência começou a ficar muito conflitante!

Hoje tem vezes que só me dou conta de que não tenho paciência nenhuma com ela depois que eu já falei diversas ofensas pra ela, falei muitas coisas que eu pensava e depois me trancava no quarto. Culpo ela de minha profissão atual não ter me dado um bom resultado como eu esperava por conta de ela dificultar muito o meu início (sim, foi extremamente estressante quando decidi optar pela minha profissão atual, que é trabalhar com trade, mais conhecido como investir no mercado financeiro)...

Enfim, hoje consigo tirar ai meus 3 a 5mil reais por mês, e alguns meses um pouco mais, e outros um pouco menos, e mesmo assim ela ainda fala algumas besteiras às vezes como "eu te avisei, vai trabalhar, vai fazer faculdade, falei que não ia dar certo", e isso me magoa muito, me deixa com muita raiva dela, pois toda vez que algo sai do esperado, tenho sentimento de que é tipo uma macumba que ela fez sabe? E no fundo, sei que ela me ama e só se preocupa comigo.

Mas preciso deixar claro, me tornei uma pessoa com Burnout/Bipolaridade, meu humor acaba variando muito, sou muito defensivo, qualquer crítica fora de contexto ou palavras que dirigem a mim que faça eu me sentir mal, eu já devolvo com verdades doloridas e certa agressividade, e isso realmente me faz ter poucos amigos, pois não falo nada de mal pra ninguém mas também não sei conviver com quem fala pra mim.

Hoje tem dias que eu e minha mãe brigamos, e eu fico extremamente ansioso, revoltado e meio que culpo ela por tudo de ruim que sinto e vivo. Sei que no fundo tudo era preocupação, mas sei também que ela pecou/errou muito como mãe. Tenho como imagem materna/paterna, pessoas que apoiam seus filhos independente da escolha deles, e eu tive que chorar lágrimas de sangue pra minha mãe pelo menos parar de me encher o saco e falar coisas negativas sobre a profissão que eu escolhi pra mim!

Atualmente passo boa parte do dia no quarto, faço algumas coisas fora, mas me sinto muito mais seguro quando estou aqui, sem ter contato com ela, sem dar chance de ela me falar pra fazer algo que Ela ache necessário fazer neste exato momento, ou que ela fale algo negativo e desanimador. Toda vez que ela vem com palavras negativas, um exemplo "tu nem sabe quanto está ganhando, ta ai ganhando mixaria, cadê o dinheiro que você ganha?", sendo que hoje em dia, não peço 1 real pra ela... Inclusive até vamos fazer uma viagem pro Chile agora, ideia minha, e quem está pagando passagem e hospedagem sou eu, ela vai pagar os custos com alimentação lá, e mesmo assim ela ainda fala algumas besteiras pra mim como se eu não estivesse tendo "resultados" ou "resultados agradáveis" na profissão que eu escolhi, e que ela avisou que "não daria certo".

Fico muito mal com isso, e sinceramente, depois de tanto estresse no CLT, que provavelmente me deixou um Burnout e desconfiança excessiva das pessoas, não me vejo voltando a trabalhar com outras pessoas. Enfim, vejo meu futuro um céu escuro e eu perdido, sem saber se tomei as decisões certas na vida, se eu sou totalmente errado (tanto como filho ou como pessoa), se eu nunca fui um bom amigo, ou se eu sempre estive errado em cortar relações e impor certos limites às pessoas...

E principalmente, se tudo que me incomoda na minha mãe, são apenas coisas normais e que pra mim, talvez o Problemático, me incomodem muito.

Por favor preciso de ajuda, sinto que se eu nunca resolver essas questões com minha mãe, jamais vou chegar aonde sonho, conquistar as coisas que sonho, e sinto que se minha mãe falecer, talvez eu me culpe por várias coisas, várias palavras e atitudes que tive com ela, e não consiga continuar minha vida com toda essa culpa nas costas!

Preciso muito de ajuda, hoje sinto que tenho depressão sem dúvidas, e talvez crises de bipolaridade, mas tudo isso acontece quando brigo com minha mãe por conta de alguma coisa!

A melhor resposta 1 JUN 2024

Filho perdido!
Precisa se encontrar.
Se sente perdido porque não encontrou ainda o seu caminho.
Até encontrou (quando fez o que voce queria e não o que a mãe queria) mas não elaborou e está se colocando como vítima da situação, não está se colocando como resposável pela sua vida, pela sua escolha e decisão.
Precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua mãe para poder oportunizar o nascimento de você mesmo, do teu verdadeiro Eu.
Faça Psicoterapia para entender todo esta trama da tua existência aqui, tua missão de vida e do teu propósito de vida.
Não há problemas e você não é um problema. Há situações que voce pode transformar em problemas ou possibilidades.
A escolha é sempre sua, afinal, a vida te deu a liberdade para ser o que VOCÊ quiser ser.
Abraços

6179 respostas

31 MAI 2024

Bom dia, Filho perdido! Obrigado por escrever. Teu texto é razoavelmente grande, minha resposta, espero que te incomode, que te faça, momentaneamente, sentir algo desconfortável em relação a esse psicólogo que vos escreve. No geral, embora sempre se possa relatar muito mais coisa, segundo seu relato, tua mãe conta com mais razão. Você está apostando fichas na ideia de que o dinheiro resolve as questões. Crescer financeiramente e construir patrimônio, precisa ser resultado, mas não meta. Dinheiro é abstração. Motivação para fazer as coisas com alegria, dedicação, profundidade, é outra coisa.
Pelo contexto apresentado, você, aos vinte e nove anos, ainda está explicando tuas limitações, por tua mãe. Isso tira-lhe o foco do que pode e deve modificar, conscientemente, em si mesmo. Isso sim gerará riqueza de patrimônio afetivo, social, essencial, harmonia interna, alegria de viver, que é o que realmente conta.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9107 respostas

31 MAI 2024

Olá!
Você está enfrentando uma situação bastante desafiadora em relação ao convívio com sua mãe, e é admirável que você esteja buscando ajuda para lidar com isso. Parece que existe uma dinâmica complexa entre vocês, marcada por expectativas não correspondidas, conflitos de comunicação e frustrações mútuas.
A relação mãe-filho é uma das mais complexas e influentes na vida de uma pessoa, e as expectativas e padrões estabelecidos ao longo do tempo podem criar tensões significativas. Parece que existe um padrão de conflito e desentendimento que está afetando profundamente sua saúde mental e bem-estar emocional.
Buscar ajuda profissional é um passo crucial para começar a enfrentar esses desafios. Um psicólogo pode oferecer um espaço seguro para explorar suas emoções, entender os padrões de comportamento e comunicação que estão contribuindo para os conflitos com sua mãe, e desenvolver estratégias para lidar com essas situações de forma mais saudável e construtiva.
Além disso, pode ser útil explorar as questões não resolvidas relacionadas ao seu pai e como essas experiências podem estar influenciando sua dinâmica familiar atual. Compreender esses aspectos mais profundos pode ajudar a trazer clareza e insights sobre os padrões repetitivos de comportamento e emoções.
Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada e que existem recursos e apoio disponíveis para você. Ao enfrentar esses desafios, é importante praticar a autocompaixão e lembrar-se de que a jornada para a cura e o crescimento pessoal pode ser gradual e exigir tempo e esforço.
Se você estiver enfrentando sintomas de depressão e crises de bipolaridade, é crucial procurar ajuda médica especializada para avaliação e tratamento adequados. Não hesite em buscar apoio profissional e compartilhar suas preocupações e experiências com um profissional de saúde mental.
Lembre-se de que você merece apoio, compreensão e cuidado, estou a disposição para te apoiar nessa jornada.

Atenciosamente,
Psicóloga Talita Bressiani Jugni.
Neuropsicóloga | Especialista em Saúde Mental | ABA para autismo e deficiência Intelectual | Terapia Cognitivo-Comportamental.

Talita Bressiani Jugni Psicólogo em Itapira