Pode ser depressão? Já devo procurar uma ajuda profissional?!

Feita por >Annysouza · 18 jun 2024 Depressão

Ola, tenho 25 anos. Sou uma jovem moça que venho passando por momentos muito conflitosos e não sei bem se é devido a alguns traumas, cresci num lar muito difícil, brigas presenciei muitas agressões durante maior parte da minha infância, deixei de ser uma criança totalmente extrovertida pra introspectiva. Não conseguia interagir no colégio, tinha medo de ir pra escola e acontecer algo com minha mãe ou meus irmãos então chorava muito pra ir, por ter me tornado muito insegura eu não fazia amigos até o ensino médio, isso acabou motivando alguns comentários ofensivos sobre mim o que piorou ainda mais minha situação, pois meus colegas me maltratavam muito. Consegui fazer algumas amigas no ensino médio e amigos, mas sempre acabava sendo excluída dos grupos também, isso porque minha mãe sempre foi controladora (acredito que por conta do que passou), não deixava eu me arrumar, fazer a sobrancelha, não podia me envolver com nenhum garoto e nem conversar, se eu tivesse alguma maquiagem ela jogava fora e nem me deixava sair com nenhuma colega minha até meus 18 anos, sinto que não vivi uma vida normal de adolescente e quando queria fazer algo eu precisava fazer escondido e muito bem, porque ela também colocava pessoas pra me vigiar. Hoje aos 24 me sinto incompleta! Não consigo fazer amizade com mulheres e quando faço dura pouco, não consigo levar uma vida normal e construir nenhuma relação consistente com ninguém. Sofro muito com isso porque sinto que sou vítima de mim mesma, não consigo reagir e nem "acordar" pra vida. Sinto uma melancólia imensa como se existisse um buraco gigantesco dentro de mim, cada vez piora mais porque não consigo fazer coisas simples sozinha como por exemplo ir ao mercado sem ser acompanhada, fico extremamente ansiosa e por isso evito bastante sair. Tenho medo de não saber fazer coisas simples como chamar um Uber sozinha e ir pra algum lugar, é como se eu fosse incapaz de fazer qualquer coisa. Hoje não tenho mais vontade nenhuma de viver nem propósito de vida, me sinto triste a maior parte do tempo e às vezes choro na frente das pessoas também. Não consigo confiar em ninguém, tento entrar em relacionamentos e depois saio achando que alguém quer me prejudicar ou que a pessoa não gosta de mim de verdade e tem algum outro interesse, porque minha autoestima é bem ruim e não me acho interessante nem que tenho nada de útil pra dizer, não entendo porque alguém se interessaria por mim. Só consigo ter forças pra trabalhar, pois até alisar um simples cabelo pra mim é uma luta imensa. Não tenho me cuidado mais, larguei passatempos que antes gostava muito como leitura, estudos, treino. Optei por começar treinando em casa antes de entrar na academia, mas faz 1 mês que não tenho mais forças, me alimento mal e durmo bem mal também. Não tenho mais energia pra interagir com minha própria família, por mim ficaria 24 horas do dia sem falar uma palavra se quer. Hoje minha função é apenas trabalhar porque sempre durmo após esperando o outro dia chegar pra dormir novamente, por mim dormiria o dia inteiro pra não ter que ficar pensando sobre essas questões. Estou muito triste porque não gostaria de ser assim , queria viver normalmente como as outras pessoas vivem, ser feliz e amada de verdade. Será que ainda tem jeito pra mim, com uma terapia é possível consertar essas questões ? Porque não tenho vontade nenhuma de viver e muito menos coragem de atentar algo contra minha vida pra não dar trabalho pra minha família, mas estou completamente perdida e queria uma ajuda

A melhor resposta 20 JUN 2024

Olá Anny, agradeço por compartilhar sua história de forma tão aberta e sincera. Reconheço a profundidade do seu sofrimento e a complexidade dos desafios que você enfrentou e continua a enfrentar. A sua coragem em buscar ajuda é um passo significativo e muito importante. Você mencionou várias experiências difíceis e traumáticas que impactaram profundamente sua vida emocional e relacional. Crescer em um ambiente de violência e controle, como você descreveu, pode deixar marcas profundas na forma como você se relaciona com si mesma e com os outros. Sua transformação de uma criança extrovertida para uma jovem introspectiva e ansiosa faz muito sentido dado o contexto em que você cresceu. Os traumas que você vivenciou durante sua infância, como a violência doméstica e o controle excessivo, podem ter contribuído significativamente para sua insegurança, ansiedade e dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis. É importante reconhecer que essas experiências traumáticas podem ser tratadas e elaboradas em um processo psicoterapêutico. A dificuldade em fazer e manter amizades e a sensação de exclusão são comuns em pessoas que sofreram traumas na infância. O controle materno extremo que você descreveu também pode ter impedido o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais. Em um processo psicoterapêutico é possível trabalhar habilidades que ajudem a fortalecer sua autoestima. Realizar tarefas simples, como ir ao mercado ou chamar um Uber, reflete um nível significativo de ansiedade. Por outro lado, tristeza profunda e falta de energia e interesse em atividades que antes eram prazerosas para você, podem ser sintomas característicos de depressão. A psicoterapia, possivelmente combinada com intervenção médica, pode ser muito eficaz para o tratamento. Sentir-se "incompleta" e sem valor é uma percepção comum em pessoas que passaram por experiências de vida semelhantes às suas. Por meio do processo psicoterapêutico, é possível reconstruir sua autoestima e aprender a como valorizar-se. Em relação à sua pergunta inicial: Sim, a psicoterapia pode ser extremamente eficaz em ajudar a compreender melhor essas questões. A psicoterapia é um processo que oferece um espaço seguro para explorar suas experiências, entender seus sentimentos e desenvolver novas estratégias de enfrentamento. A mudança pode ser gradual, mas com dedicação e apoio profissional, é possível alcançar uma vida mais equilibrada e satisfatória. Quero reforçar que buscar terapia é um ato de cuidado consigo mesma e um passo fundamental para começar a viver de maneira mais plena. Há esperança e é possível encontrar um caminho para se sentir melhor. Eu estou aqui para ajudar você nesse processo, e juntas podemos trabalhar para superar esses desafios.
Estou à disposição,
Um abraço!
Cibele Cristina Moreira Sancha - CRP 06/46890
(Atendimentos On-line)

Cibele Cristina Moreira Sancha Psicólogo em São Paulo

11 respostas

1 JUL 2024

Bom dia Anny. Obrigada pelo seu contato e pelo seu relato.
Pedir ajuda é um ato de muita coragem.
Vejo pelo seu relato muitas angústias e dúvidas,mas também muita vontade de mudanças internas importantes. Inicie seu processo terapêutico o quanto antes. Vai te ajudar a encontrar o caminhos e a entender e resignificar sentimentos e a se sentir melhor ok
Espero poder ajudar você!
Entre em contato quando quiser
Até mais.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

112 respostas

21 JUN 2024

Oi Anny Souza
Bem-vinda à vida
Tudo o que está sentindo é o resultado de ter sido educada num meio agressivo e danoso à vida.
Você foi forçada a se adaptar a esse meio, absorveu esta realidade; através da sua mãe, como mulher, aprendeu que você deveria se submeter ao homem, que como mulher, não deveria se entregar, por isso ela te proibia tudo.
A dor e a frustração te cagaram e a única forma de sobreviver foi aceitar esta condição e acreditar que este era o seu destino.
Você foi obrigada a este meio até os 18 anos... agora, voce pode se rebelar a tudo isso, precisa aprender e descobrir quem realmente você é. resgatar a tua inteligência de vida para te realizar e ser feliz.
A verdade é que foi você que escolheu nascer desses pais, foi você que aceitou passar por tudo isso, se desafiou... agora você precisa ser pai e mãe de ti mesma, precisa se emancipar dos pais, emocionalmente e financeiramente para conseguir ser dona de ti mesma, você assumir a responsabilidade pelas suas escolhas, decisões e resultados.
A vida te deu a liberdade e o poder de escolha, tudo você pode experimentar e escolher pelos resultados que te fornecem.
Porém o meio te impediu de viver a própria vida e te condicionou aos valores deles (pais, professores, sociedade, religião)
Por isso sente tristeza, vazio, todos os sintomas que tem... é claro que não confia em ninguém porque sempre se sentiu enganada, até mesmo os professores que não entenderam os problemas que voce tinha e teve que se virar sozinha...
A sua tareja mais importante hoje é fazer Psicoterapia para se compreender, conhecer quem realmente é e entender porque tudo isso aconteceu, curar teus traumas, teus conflitos, resolver tua dependência emocional, ter controle emocional e deixar a verdadeira Anny viver. Voce está apenas com 25 anos, é claro que consegue reverter tudo isso...
Tudo o que passou, foram experiências, forçadas ok, mas agora pode refazer tudo e começar e fazer o teu caminho.
A vida não quer que você sofra, tudo isso vai passar. Você foi enganada durante todo esse tempo...
Agora, precisa se recuperar, tem todas as condições para tal

Abraços

6190 respostas

20 JUN 2024

Olá Anny, agradeço por compartilhar sua história de forma tão aberta e sincera. Reconheço a profundidade do seu sofrimento e a complexidade dos desafios que você enfrentou e continua a enfrentar. A sua coragem em buscar ajuda é um passo significativo e muito importante. Você mencionou várias experiências difíceis e traumáticas que impactaram profundamente sua vida emocional e relacional. Crescer em um ambiente de violência e controle, como você descreveu, pode deixar marcas profundas na forma como você se relaciona com si mesma e com os outros. Sua transformação de uma criança extrovertida para uma jovem introspectiva e ansiosa faz muito sentido dado o contexto em que você cresceu. Os traumas que você vivenciou durante sua infância, como a violência doméstica e o controle excessivo, podem ter contribuído significativamente para sua insegurança, ansiedade e dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis. É importante reconhecer que essas experiências traumáticas podem ser tratadas e elaboradas em um processo psicoterapêutico. A dificuldade em fazer e manter amizades e a sensação de exclusão são comuns em pessoas que sofreram traumas na infância. O controle materno extremo que você descreveu também pode ter impedido o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais. Em um processo psicoterapêutico é possível trabalhar habilidades que ajudem a fortalecer sua autoestima. Realizar tarefas simples, como ir ao mercado ou chamar um Uber, reflete um nível significativo de ansiedade. Por outro lado, você menciona tristeza profunda e falta de energia e interesse em atividades que antes eram prazerosas para você, podem ser sintomas característicos de depressão. A psicoterapia, possivelmente combinada com intervenção médica, é bastante eficaz para o tratamento. Sentir-se "incompleta" e sem valor é uma percepção comum em pessoas que passaram por experiências de vida semelhantes às suas. Por meio do processo psicoterapêutico, é possível reconstruir sua autoestima e aprender a como se valorizar. Em relação à sua pergunta final: Sim!! a psicoterapia pode ser extremamente eficaz em ajudar a "consertar" essas questões. A terapia é um processo que oferece um espaço seguro para explorar suas experiências, entender seus sentimentos e desenvolver novas estratégias de enfrentamento. A mudança pode ser gradual, mas com dedicação e apoio profissional, é possível alcançar uma vida mais equilibrada e satisfatória. Quero reforçar que buscar terapia é um ato de cuidado consigo mesma e um passo fundamental para começar a viver de maneira mais plena. Há esperança e é possível encontrar um caminho para se sentir melhor. Eu estou aqui para ajudar você nesse processo, e juntas podemos trabalhar para superar esses desafios.
Estou à disposição,
Um abraço!

Cibele Cristina Moreira Sancha Psicólogo em São Paulo

11 respostas

19 JUN 2024

Boa tarde, Anny! Grato por escrever. Você é um ser humano inteiro, cheio de possibilidades, potencialidades. Uma pessoa pode conter depressão, mais uma pessoa não pode ser contida pela depressão. Você, como todos, certamente é muito maior do que a ideia de depressão.
De outro lado seus comportamentos estão, segundo seus relatos, inadequados.
Será importante, muito importante que você reorganize as coisas, contando com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Repensar profundamente tua identidade, rotina de vida, personalidade, formas de ocupação do tempo, será de suma importância para construir melhores e mais enriquecidos caminhos.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9120 respostas

19 JUN 2024

Oi, Anny.
Ao buscar orientação de profissionais e cogitar começar a psicoterapia você já está caminhando em direção ao seu autocuidado nesse momento tão difícil, esse já é um passo importante e que merece reconhecimento pelo seu esforço.
Lendo o seu relato, me sensibilizo com toda a situação em que você se encontra. A ajuda profissional de um psicologo é recomendada em diversos casos, não somente quando se apresenta um quadro de transtorno de humor, como na depressão. Questões como autoestima, autocuidado, vida profissional, social, relacionamentos e diversos outros objetivos. Ao olhar para essas questões afim de melhorar sua qualidade de vida, podemos evitar que possíveis quadros surjam ou se agravem, como a depressão.
Devido aos sintomas e as questões em que busca ajuda referente a sua história de vida e seu momento atual, eu recomendo fortemente que inicie acompanhamento psicológico. Se ainda sim, não se sentir confortável em iniciar, podemos conversar um pouco mais sobre seu caso e como a terapia pode te ajudar. Fico a disposição via chat e Whatsapp para poder te fazer uma orientação mais individual e saber um pouco mais sobre o que você está buscando.

Gabriela S. Bezerra Psicólogo em São Paulo

1 resposta

19 JUN 2024

Olá Anna Souza! Fiquei muito sensibilizada pelo que você está passando. Sinto muito por toda a sua história!
Mas se você está enfrentando uma depressão, saiba que buscar ajuda psicológica é um passo fundamental para o seu bem-estar. A depressão é uma condição séria, mas tratável, e o suporte de um profissional de saúde mental pode fazer toda a diferença.
Além disso é importante lembrar que cada pessoa no mundo tem sua importância. Você é única e especial, e sua jornada merece ser vivida com plenitude. Mesmo nos momentos mais difíceis,.lembre-se de que você é valiosa e significativa.
Não hesite em procurar um Psicólogo ou um psiquiatra.para obter ajuda. Você não está sozinha nessa jornada, e há pessoas dispostas a apoiá-la. A busca por auxílio profissional é um ato de coragem e autocuidado.
Lembre-se sempre de que sua vida importa, e você merece viver com saúde emocional e bem-estar. Não desista de si mesma! Há esperança e ajuda disponíveis para você.
Espero que essas palavras possam oferecer algum conforto e encorajamento. Se precisar de mais apoio ou informação sobre como buscar ajuda psicológica, estou aqui para ajudar.
Fique bem!

Lívia Thaísa Oliveira Vitoriano Psicólogo em Rio de Janeiro