A minha mãe tá com depressão porém não quer se ajudar

Feita por >Livi · 19 jun 2023 Abordagem psicológica

Ela não quer me ouvir ou me escuta para pode tomar os remédios e ficar melhor ela ficou assim tudo por conta da minha irmã que sempre quiz que ela desse tudo do bom e do melhor e eu sempre falei pra ela não fazer isso, mesmo minha irmã sendo de maior queria que ela desse tudo do bom e do melhor e minha mãe como uma pessoa boba queria fazer as vontades delas , porém a gente morava de aluguel e eu que ajudava com algumas coisas dentro de casa e o aluguel pois estás juntando grana para me casa eu sempre mandava minha mãe pedi para me minha ajuda e ela não fazia isso deixava minha irmã a vontade e mesmo minha mãe dando tudo nada era o suficiente e ela a agredia verbalmente com palavras ofensivas e quando eu me casei e minha mãe se viu sozinha para ajudar nas despesas de casa eu imagino que isso foi piorando o juízo dela pois minha irmã continua querendo que ela desse as coisas e sem ajuda a colocar nada dentro de casa. Resultado ela foi ficando ruim ia pra minha casa triste só via no canto chorando, mais infelizmente não procuro ajuda piscologica , eu acabei ficando preocupada de ela se matar pois eu já tinha um tio que morreu por conta disso eu acabei trazendo ela pra ficar comigo achando que somente ela passando um tempo longe da convivência da minha irmã iria resolver, mais infelizmente ela só veio piorando e meio que se acomodou dentro de casa no começo eu tava deixando pra realmente ela melhorar a mente mais com o tempo eu fui dando o remédio e ela não querendo aceitar e eu me mantando dentro de casa para deixar a casa limpa e ela não querendo ajudar e fora não está nem aí pra deixar limpar o que eu limpo, eu tenho uma filha pequena que tomar todo o meu tempo e energia física e piscologica também, eu acabei ficando cansada da minha mãe pois eu sempre falei pra ela deixar minha irmã e ir viver a vida dela pois minha irmã é de maior mais ela nunca me ouvia detalhe de que quando éramos mais nova minha irmã já desrespeitava ela e eu ia a defender brigando com minha irmã a batendo como uma irmã mais velha ela ia pra cima me tira da minha irmã e bater em me resultando que minha irmã perdeu todo o respeito por ela e por isso aconteceu tudo que aconteceu, eu só sei que hoje eu estou cansada de fazer tanto por ela e ela não me dá ouvidos mesmo hoje estando doente ela não me ouvir e não quer saber, eu acabo ficando estressada todo dia por ela fazer o errado e quando peço ajuda faz pouco e não ajuda.
Acaba que eu desconto esse estresse no meu marido sem querer e na minha filha, e por isso eu pensei em me mata por não tá conseguindo ser uma mãe e uma esposa boa para ambos que eu tanto amo, eu e meu marido estamos pensando em alugar uma casa e deixar minha mãe na casa dela pois eu não quero destruir meu casamento já que meu marido tá sendo uma pessoa maravilhosa e muito menos não quero deixar de ser uma mãe presente na vida da minha filha pois quero que ela cresça em um relacionamento familiar saudável coisa que eu não tive. E não quero perder minha sanidade também pois eu me sinto exausta, esgotada a ponto de não saber o que fazer e acabo ficando estressada direto por conta disso por que ela poderia ter me ouvido e ter ido cuidar dela viver a vida dela e deixar minha irmã pra lá pois já não dependia mais dela para viver

A melhor resposta 6 JUL 2023

A melhor coisa que você pode fazer é cuidar da sua familia atual (marido e filha). Não tem como ser esposa e mãe da sua filha se você toma sua mãe pra cuidar, porque aí você vira mãe da sua mãe e abandona todo o resto , mas o fato é que ela não liga, não quer se curar, ficou nessa posição de vítima e assim permanece, e você tem que escolher: viver sua vida ou acabar com sua vida se doando pra quem não quer ajuda alguma. Você não é médica, não é psicóloga (os dois que de fato podem tirar tua mãe dessa situação). Vá seguir sua vida se você ainda quiser um marido porque ele pode estar sendo maravilhoso o que for, mas ninguém aguenta isso não. Estou à disposição pra te ajudar. Entre em contato.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

26 JUN 2023

Olá Livi!

A primeira coisa a fazer é cuidar de você mesma! Não conseguimos ajudar a outra pesdoa se não nos ajudarmos primeiro.
Estenda a mão primeiro a si mesma, se fortaleça e depois ofereça ajuda!
Se você nao se sentir plena....toda a ajuda será em vão.

Vivian Torres Psicólogo em Lindóia

20 respostas

20 JUN 2023

Oi Livi! Obrigado por escrever. Será que somente você ou sua irmã podem ponderar sobre a situação da tua mãe. Será que não uma tia, prima, tio, avô, que possam ajudar vocês a ponderarem? Você descreveu uma relação conflitante om tua irmã. Provavelmente vocês, em interação direta, não consigam separar dificuldades de convivência para agir com isenção, sensatez e sabedoria. É comum as pessoas com alguma variação depressiva, recusarem ajuda. Precisamos direcionar, conduzir com estratégia. De outro lado, ponderar se matar, não resolve nem resolverá as coisas. Você tem uma preponderância de luta para melhorar as coisas.
Conte com um de nós, para organizar as direções.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.