Como ajudar alguém que parece não querer se ajudar?

Feita por >Lucas · 1 mai 2020 Transtorno bipolar

tenho um amigo e ele tem depressão e transtorno bipolar. ele já foi ao psicólogo e ao psiquiatra. porém ele sempre odiou terapia e parou de ir ao psicólogo até porque perdeu sua vaga (SUS). o psiquiatra passou uma receita pra ele e ele tem os medicamentos. ele teve um surto esses dias no qual tentou tirar a vida. ele não quer ir ao psicólogo e estava tomando os remédios nos horários certinho, até que hoje, simplesmente não quer mais tomar, e ele acordou alegando não estar muito bem sendo que nos dias anteriores ele também não acordou bem mas tomou os remédios. eu sempre falo pra ele o quanto ele é especial e maravilhoso e sempre mostro a importância dos remédios e da terapia. o que eu faço pra ele enxergar que ele precisa ser ajudado e pra ele querer se ajudar???

A melhor resposta 2 MAI 2020

Oi Lucas!
Infelizmente, parece que você já tem feito tudo que está dentro do seu alcance.
Até mesmo no campo profissional, infelizmente temos que lidar com limitações quando o paciente não quer ser ajudado.
Tente apoiar e incentivar o tratamento, falar o quanto isso é importante para você.
Se não funcionar, pense em dividir suas preocupações com a família de seu amigo e junto do médico pode ser avaliada a possibilidade de internação já que neste momento ele não tem tido crítica para pensar na necessidade do tratamento.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo