Como ajudar e se reaproximar de alguém com depressão?

Feita por >julia · 10 abr 2017 Depressão

ola ha uns 5 meses aceitei terminar um namoro com com alguém com depressão.Sim desde o começo ele me disse que tinha depressão e que tomava remédios.Mas o fim foi algo do nada uma briga boba mas que para ele parece que foi o caos.Se afastou no outro dia ja não queria me ver começou a dizer eu não tinha culpa que era melhor pra mim e que ele precisava de um tempo depois disse que não estava pronto pra um relacionamento denovo que precisava focar no jogo,que nao ia ter tempo pra mim e que nao estava se importando com nada ,nem com ninguem e nem mesmo comigo que ainda era namorada foi entao que decidi aceitar o fim do namoro porque eu nao entendia o que estava acontecendo eu fiquei confusa magoada demais porque ele nao me falou qual o problema real...o pior depois disso tudo é que ele mudou completamente comigo de uma pessoa atenciosa e extremamente carinhoso virou um grosso me disse varias coisas que me magoram demais como "se eu fosse esperar o velho cara que eu conheci voltar(a ser o mesmo ) eu iria morrer de velhice". e " que eu nao deveria me importar com alguem que nao esta nem ae pra mim ".E ate mesmo o olhar dele mudou era de um tedio profundo o que me doeu demais ve lo assim.Ele ja me falou de suicidio "perguntou como seria se jogar de um predio"outra vez postou um video de alguem falando sobre e "questionando se alguem sentiria falta se morresse amanhã". e quando eu bati o carro ele nao se importou so perguntou se tava tentando um suicidio,Tambem me disse que nao comia mas doce porque nao tinha gosto.Eu tentava me aproximar assim que ele me permitia o que foi muito muito dificil eu tambem tinha medo dele ser grosso e me fazer chorar ou algo do tipo porque eu ja nao sabia mas como ele me trataria pessoalmente se ja por msg quando respondia grosso ou so me ignorava nas outras e eu ja nao suporto mais esse "tipo de humilhaçao " de tentar ajulo se preocupar e ser tratada mal..mas eu sei que precisava me manter firme e bem emocionalmente pra ajuado lo mesmo ele nao sendo o mesmo que conheci. Mas eu o amo e me preocupo demais com ele procurei td tipo de ajuda pra entende lo livros ,terapeuta, internet, amigos ,conversei com pessoas que superaram a depressao, igreja e ate hoje me vejo pesquisando algo relacionado com a doença.Mas nesse meio tempo ele se afastou completamente ,A Mãe dele tambem tem depressao profunda e tenho certeza que isso o afeta demais tambem..Ele me disse que "nao me odeia nem nada so nao quer falar comigo" e nao me responde mais. Eu so quero velo feliz de novo e poder ajuda lo mesmo que seja de longe.Se alguem puder me ajudar e ter alguma esperança de me reaproximar pra ajuda lo e nao deixa lo sozinho com essa doença por favor agradeço desde ja obrigada pela atenção.

A melhor resposta 11 ABR 2017

Olá Julia. Bom, em primeiro lugar, lidar com pessoas com Depressão não é nada fácil. Precisamos estar muito bem equilibrados para ajudar alguém com esta doença, pois ela realmente distorce tudo na cabeça de quem está doente. Fui lendo o seu texto e fiquei com a impressão de que tentar ajudar seu ex namorado está te trazendo muito sofrimento. E se você está sofrendo, precisa de ajuda também. Veja, está se mantendo ligada a uma pessoa que já rompeu esta relação. Seria interessante refletir junto com um terapeuta como você está se mantendo ligada a algo que já passou. Talvez ainda esteja passando pelo luto do final deste relacionamento.

Por favor, não leve para o lado pessoas estas coisas que ele te falou. Nos momentos de crise, uma pessoa que tem depressão, sente tanta dor emocional que parece que tudo vai sempre ser sofrimento e não não existe mais nada que possa fazer para melhorar. Ela passa a ver mundo e as pessoas de uma maneira extremamente negativa e que não é verdadeira. O campo mental de uma pessoa com Depressão está completamente distorcido e suas decisões estão baseadas em ilusões negativas. Não é nada com você.

O que você pode fazer agora é se manter disponível para ajudar quando ele precisar e alertar a família ou outros amigos que saibam da sua condição, a buscar ajuda. Não sei se ele faz tratamento com medicamentos ou psicoterapia, mas se não faz, é importantíssimo buscar ajuda profissional.

Por fim, cuidado para não se sentir responsável por ajudá-lo. Ele é responsável pela própria felicidade. Ele precisa fazer um movimento para melhorar também , pois nenhum de nós é capaz de mudar o outro. Então, lembre-se de que você pode ajudar até um certo ponto. Além disso, só ele. Não se sinta culpada ou mal consigo mesma se as suas tentativas de ajudar não tiverem resultados.

E se cuide, viu? Se precisar de mais alguma orientação, estou ä disposição. Grande abraço. =)

Cybelle Araújo Psicologia Psicólogo em Vitória

36 respostas

29 SET 2020

Prezada Julia, a depressão é uma tristeza profunda, que não sabemos o porquê dela, só sabemos que
dói e causa muito sofrimento, realmente sentimos de mãos atadas e impotentes com pessoas com depressão ao nosso lado Pessoas com depressão, se isolam, sejam porque estão se sentindo no “fundo do poço” ou por não querer prejudicar ninguém. Muitos sentem vergonha e culpa por estarem depressivos. Assim, sugiro que caso tenha um ente querido passando por depressão, tenha paciência, equilíbrio, saiba
lidar com os altos e baixos das atitudes desta pessoa, respeite o tempo dela, esteja junto com ela, oferecendo a companhia e a
boa escuta, garanta a essa pessoa que ela não está sozinha. A boa escuta é realizada quando a pessoa
precisa expor o que está sentido e o seu papel é só ouvir, sem acusações, preconceitos ou intimidações, a
prática da boa escuta gerará a confiança necessária para ajudar a pessoa com depressão. Sugiro que a
pessoa com depressão faça acompanhamento psicológico e se puder você também, com o mesmo
profissional da pessoa com depressão ou não, porque, pois o profissional vai te ajudar a criar estratégias
para lidar com a depressão da pessoa, de como você poderá ajudá-la melhor e principalmente a lidar com
a sua própria angústia, frustrações e medos, pois muitas vezes se sentimos incapazes pois vemos o
sofrimento da pessoa e não sabemos como ajudá-la.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

11 ABR 2017

Oi Julia, boa noite. A melhor forma de ajudá-lo é não forçá-lo e respeitar o tempo dele. Avise aos familiares quanto ao quadro dele e peça que o auxiliem. Também ofereça apoio se ele quiser, mas não se mantenha nesse relacionamento de dependência em que você parece que se encontra. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo