Sinto como se na minha cabeça houvesse outras versões de mim

Feita por >Mayara · 27 nov 2020 Problemas psicológicos

Sinto como se na minha cabeça houvesse outras versões de mim, sendo uma delas muito má. Extremamente insegura, autocrítica e há algumas semanas suicida... eu ODEIO esse meu lado, faz eu me sentir inútil, incapaz, horrível, e faz meus distúrbios alimentares piorarem. Eu nao consigo raciocinar claramente quando estou em crise, é como se tivesse anestesiada tudo fica longe nada que ninguem fale ajuda só piora eu me sinto mal por fazer minha família passar por isso nesses momentos imagino como seriam as coisas sem mim, sem meus problemas, sem preocupações, queria uma vida em que eu pudesse ter total controle dos meus pensamentos ou pelos menos saber lidar com esses pensamentos intrusivos. Eu simplesmente nao sei lidar eu me fecho e me isolo ate chorar é dificil, sinto muita raiva por ser assim. Nao consigo falar sobre essas coisas tenho medo e vergonha. Tenho muito medo de realmente enlouquecer e depender de outras pessoas. Hoje ja dependo dos meus pais simplesmente nao consigo fazer nada sozinha emocionalmente e financeiramente por conta de traumas que tive durante a adolescência na escola. Tenho 21 anos e nem mesmo tenho o fundamental completo. Fui reprovada diversas vezes e continuo sendo diariamente por esses pensamentos.

A melhor resposta 1 DEZ 2020

Olá, Mayara.
Primeiramente não se envergonhe por sentir o que sente.
De fato, é legítimo que você tenha receio de não conseguir a independência que seja, uma vez que tem dificuldade de controlar seu humor e desta parte de você que te assusta. No entanto, é possível que esta outra versão de si mesma tenha algo a dizer, ainda que através da raiva.... negá-la só a deixará mais brava, entende?
Se você possui traumas e lembranças ruins na adolescência, como disse, e principalmente, se há pensamentos de caráter suicida, querida, não hesite em procurar ajuda.
Converse com seus pais e pense na possibilidade de um acompanhamento psicológico, afim de te ajudar a lidar com suas emoções mais difíceis. Não se sinta sozinha.

Estou à disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

3 DEZ 2020

Oi Mayara. A vida pode não ser fácil muitas vezes e mesmo assim temos tantas obrigações.Não se culpe se as vezes é difícil p vc.nem sempre estamos preparados para. Tudo. Para isso existem os psicólogos para nos ajudar com questões do nosso interior q não sabemos lidar. Procure ajuda.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 DEZ 2020

Mayara. Todos nós temos esses lados. Pensamos várias coisas ao mesmo não se sinta mal por isso.
A questão é q vc sente medo raiva... Esses sentimentos qdo em uma intensidade grande podem trazer prejuízos. Procure ajuda psicológica
Se precisar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

28 NOV 2020

Olá Mayara! Grato por escrever. Não sei se você já frequentou ou frequenta psicólogo com rotina minimamente semanal, em psicoterapia individual com duração de cinquenta minutos, por vários meses. Caso isso ainda não aconteça, será importante. "Versões de mim", em certa medida, todos nós temos. Agora distúrbios alimentares, parada com estudos, isolamento, precisamos compreender mais profundamente.
Sempre é bom lembrar que o psicólogo, além de ter os saberes técnico-científicos, vivência, sala silenciosa e preservada, as orientações do Conselho Federal de Psicologia, também precisa guardar segredo, ter mente aberta, não julgar sem contexto científico, ser persistente, empático, acolhedor.
Certamente poderemos poder te ajudar muito se você vier a nós com muita persistência, abertura mental , disciplina.
Procure por um de nós.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

28 NOV 2020

Bom dia Mayara, pelo seu relato pode-se perceber a presença de várias partes que brigam dentro de você. Nesses casos seria interessante buscar ajuda de um profissional que seja especialista em terapia de estados de ego e que saiba trabalhar com essas partes. Através da terapia de estados de ego, você vai aprender a interagir e negociar com cada uma dessas partes. Seria interessante também buscar ajuda de um profissional que seja especialista em traumas, já que você descreve que teve vários traumas.
Espero que eu possa ter te ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos