Tem outra pessoa na minha cabeça

Feita por >Davi · 13 dez 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá,
Eu era muito pobre quando criança, não tive amigos e minha família é desestruturada.
De alguma maneira acabei criando um mundo perfeito na minha cabeça, onde é tudo diferente pra mim.
Mas hoje em dia isso me sufoca pois tudo que eu faço eu me pergunto o que o outro eu faria, é como se existissem 2 pessoas na minha cabeça, um muito feliz e o outro que vive no escuro.
Larguei meu emprego e não consigo sair do meu quarto, pois vejo o quanto minha vida é um lixo.
Eu preciso de alguma terapia?
Obrigado pela atenção.

A melhor resposta 20 DEZ 2021

Olá! crescer numa família desestriturada é muito dificil, muitas vezes sem ter carinho, atenção necessária daqueles que deveriam proporcionar segurança, amor e afeto. Respondendo a sua pergunta, sim você precisa de terapia.
O mundo perfeito não existe, somente na nossa imaginação, na vida real temos problemas, insatisfações, medos e que podem ser trabalhados para que a gente aprenda a lidar melhor com essas situações.
E descobriri que apesar do que acontece a gente pode ser feliz.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

16 DEZ 2021

Davi,
Muito pelo contrário, tua vida não é um lixo. voce enfrentou bem a condição de vida inicial, familia desestruturada, pobreza e criou um mundo perfeito... Agora, só precisa concretizar este mundo perfeito. Não desanime. A forma de voce resgatar o outro eu que permanece no escuro é concretizar o mundo que voce sonhou.... voce está a caminho.
Quem é voce? Qual a tua identidade? Qual o teu objetivo de vida? Como voce funciona? Como se enxerga?
Tudo isso são buscas que fazem parte desta caminhada, desta construção. Portanto, é necessário fazer sim Psicoterapia, para realizar a si mesmo.
Família? Voce veio através desses pais mas não é deles. Eles já cumpriram com a missão deles a teu respeito. Agora, voce é que deve ser pai de ti mesmo, ser mãe de ti mesmo. Eles podem ser bons amigos. não mais do que isso.
Amigos? Dinheiro? tudo depende de voce mesmo. Da tua realização, voce atrai as outras pessoas, elas aparecem, não precisa procurar, tanto amigos como o dinheiro.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para te conduzir, para escolher e decidir.
Vai ficar de acordo com a vida? Ou vai ficar atrelado às crenças e limites que o sistema te impôs?
A vida é uma coisa. O sistema é outra coisa.
Sei que entenderá!
Abraços

5834 respostas

15 DEZ 2021

Ola Davi
Sim você precisa fazer terapia. Existem traumas a ser trabalhados. Mas também é necessário ir ao psiquiatra.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

14 DEZ 2021

Olá Davi! Apenas por um relato em escrito é dificil entender suas aflições. Na psicoterapia, você pode entender melhor essas percepções que construiu acerca do mundo e de você mesmo. O autoconhecimento é um caminho para chegar até esse mundo idealizado de perfeição para reconhecer quais desses aspectos estão sendo sufocados no mundo real. Busque ajuda de um profissional qualificado para fazer essas reflexões.
Até!

Aline Neves Psicóloga Psicólogo em São José do Rio Preto

19 respostas

14 DEZ 2021

Olá Davi! Grato por citar. Falta contextualizar. Pelo jeito de escrever, é recomendável que você faça psicoterapia, pois lixo e perfeição são extremos. Não há pessoas perfeitas, não há pessoas com ausência de positividades. Busca de mundo perfeito é paralisante.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, vacinemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.