Eu crio histórias na minha cabeça com pessoas que eu convivo

Feita por >Araújo · 12 jun 2020 Transtornos personalidade

Boa noite. Gostaria de saber se é normal o que há tempo acontece comigo !.. eu crio histórias na minha cabeça com pessoas que eu convivo, e minhas reações e sentimento também são completamente alteradas , não sei explicar ! Mas eu fico estressada, eu fico triste , fico feliz ... isso me castiga muito ! Pq tem dias que durmo chorando pq imaginei uma história na minha cabeça ! E sempre as histórias são coisas que realmente estão acontecendo em minha vida , e na minha cabeça eu consigo imaginar mais afundo eu crio casos e histórias e isso está me deixando muito assustada

A melhor resposta 13 JUN 2020

Araújo, será que você não está catastrofizando? Vou explicar melhor, você está vivendo uma situação, daí imagina o pior desfecho, o pior cenário possível, o cenário mais catastrófico, isto é catastrofizar. As emoções e sentimentos podem ter os pensamentos como gatilhos, assim não é de se estranhar que quando você imagina o pior cenário se sinta triste, com raiva e frustrada. Para mudar a maneira como você se sente, você não pode alimentar esse tipo de pensamento, eles não correspondem a realidade, só são a projeção da pior possibilidade, em vez disso, sempre que esse tipo de pensamento surgir se esforce para perceber as outras possibilidades menos catastróficas e mais realistas, isso te fará se sentir melhor. É normal ter pensamentos catastróficos de vez em quando, mas ficar ruminando-os com muita frequência não é, por isso não os alimente, você já percebeu que não vale a pena. Se a situação persistir procure ajuda psicológica.

Psicóloga Luciana Vasconcellos Psicólogo em Divinópolis