Sou sempre a vilã da história

Feita por >Bruna Brugnari · 4 fev 2018 Terapia familiar

Desde a adolescência a minha mãe me coloca como a vilã da casa, a adolescente rebelde e agora a adulta que não tem dó da mãe. Todo mundo acha ela maravilhosa, mas não sabe o que é ter que conviver com uma pessoa que grita, reclama e fala um monte de palavrões durante o dia, pra depois colocar uma saia e fazer cara de boa mulher e ir pra igreja. Ou quando eu era adolescente em que me chamava de um monte de nome feio, dos quais eu nem tenho coragem de repetir, mas eu sempre fui a errada da história pq me impunha diante dela e também pq nunca me expliquei pra ninguém, nem nunca digo nada de mal dela pra alguém. Mas agora? Eu sou a filha que emprestou um dinheirão pq a mãe precisava e que não tenho dó dela pq não quero mais ajudar com dinheiro que dou pra ela todos os meses (por justamente ela não me pagar essa dívida). Só que ninguém vê que ela gasta dinheiro igual água, chegou até a gastar R$250 em uma loja na minha cidade que só vende porcariada de 1,99. Que tem um armário cheio de roupa, mas continua comprando, e agora comprou um móvel de R$1400, mas não tem dinheiro pra me pagar? Nem é questão de eu estar precisando, mas poxa, eu trabalhei por esse dinheiro, eu tinha algo no qual eu ia investi-lo e tive que adiar pra eu ajudá-la, mas pra que? Ela só se enfia em dívidas e tá nem aí pra mim. Tô cansada dessa situação e de sempre ter que ouvir dos outros o quanto eu sou ruim, errada, uma péssima filha. E isso pq não bebo, não fumo, não saio pra balada, não saio com gente errada... Pelo contrário, meus amigos são todos de igreja, sou certinha até demais alguns dizem!

A melhor resposta 5 FEV 2018

Bruna, se você sabe de tudo isso, sabe como sua mãe é e como você se sente em relação a ela, mas ainda há desejo de mudá-la, ou pelo menos é a impressão que passa. Você não vai mudar sua mãe, ninguém pode, e a mudança é algo que exclusivamente dela. Ao invés de você gastar essa energia assim, porque você não foca em si mesma, porque você não investe em si mesma e melhora cada vez mais? Você tem plena consciência da pessoa que você é e do seu potencial. Sei que gostaria que sua mãe fosse diferente, mas as coisas não funcionam assim. Talvez seja o momento de você cuidar mais de você. Em todo caso, poderia fazer uso de terapia, buscar um psicólogo para se fortalecer mais emocionalmente.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 FEV 2018

bruna!!!!! saudaçoes!!!!!! sugiro que vc busque ajuda psicologica para definir melhor sua vida ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

4 FEV 2018

Bruna, boa tarde! No seu texto pude perceber o incomodo que está sentindo com toda essa situação. Recomendo que inicie uma psicoterapia para lidar com esses desconfortos e descobrir uma nova maneira de se relacionar com a sua mãe. Estamos a diaposição para ajudá-la. Att, Renata Brito, Equipe Afetto Psicologia

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro