Percebi que estou me tornando uma namorada tóxica, pelo histórico do namorado

Feita por >Nubank · 24 jul 2021 Dependência emocional

Não sei como sair disso no meu namoro. Eu gosto dele, mas sinto que não confio, as vezes acho que ele é dissimulado já que sabe que sou brava, enfim. .
Tenho 28 ele 26 e namoramos a 7/8 meses, antes disso já ficávamos por 9 meses com uma amizade colorida, eu não queria namorar e ele tinha terminado um namoro de 4 anos cheio de traições a 6 meses quando nos conhecemos então viramos amigos por uns 3 meses e depois ficamos.... porém contamos muitas coisas que fazíamos antes de nos conhecer um ao outro... eu jurei que não namoraria ele justamente pelo motivo de ele ter me todo muito para a ex... mas em vários momentos ele estava presente dizendo que me amava, provando muitas vezes que era imaturo mas realmente gostava de mim.... enfim, por pensar isso acabei aceitando namorar com ele. Aí moro sozinha e por não confiar nele longe eu sempre puxei ele mais pra sempre dormir na minha casa, aí não dormidmos um dia longe do outro. Porém ele pouco enxerga minha casa como casa dele, não se empenha em arrumar se eu não cobrar, não se empenha em pagar luz se eu não cobrar, diz que vai fazer mas não cumpre sozinho, só se eu cobrar... as vezes acho que é imaturidade e por isso vai demorar de cair a fixa pra ele que tem que ajudar e tal... e ele não tem pai foi regeitado pela mãe e quem criou foi a vó e a tia, aí todos os dias passamos na vo e na tia pois se não elas ficam tristes e ele diz que sente mal se não passar algumas vezes na semana lá.... enfim acho um pouco imaturo mas não sei se estou analisando correto.
Aí meu problema é não confio nele sozinho, os amigos dele todos traem as namoradas, ou ao menos vivem tentando algo fora do relacionamento pq eu já soube por amiga que levou cantada no chat do insta de um deles ... meu namorado trabalha na mesma empresa que eles então eu me sinto mais insegura ainda, aí um dia decidi ter acesso as mensagens dele, e vi que ele apaga as mensagens que troca com esses amigos que sabe que eu não vou gostar de ver, esconde de mim qualquer brincadeira envolvendo alguma menina do trabalho, as vezes coisas bobas, mas não entendo pq apaga, acho que é por medo de eu brigar, mas penso que se tem medo é pq ele vê algo de maldade... ou não, por essas e outras diversas dúvidas procurei vcs... não sei o que fazer, vi ele falando pra um amigo que eu não desgrudo e o amigo falou que isso sufoca e ele concordou tiraram um sarro e eu me senti muito mal, isso yudo sei sem ele saber, aí no final da conversa ele descreve que eu sou de boa, tipo senti um elogio pelo que sou com ele, mas ao mesmo tempo ele se sente sufocado. Sou parceira e participo de tudo... não aprendi a me relacionar diferente disso... até os amigos que eu não gosto eu aceito ver pra não afastar ele totalmente, foi 1 ou 2 vezes só, Mas me dedico em ter uma convivência com eles .... só que estou com aquele sentimento de não saber o que fazer depois de ver ele falando que sufoca, depois de ver ele brincar coisas e apagar ... penso ah não preciso disso, mas não consigo sair, sofro , brigo e depois volto.. não sei o que fazer preciso de ajuda

A melhor resposta 27 JUL 2021

Oi!

Confesso que o tamanho do seu texto me chama atenção. Sua dedicação em narrar toda sua história representa uma grande motivação em explicar seu caso e buscar ajuda. Talvez lhe falte coragem para romper com essa relação? Será que você precisa de uma aprovação para faze-lo?

Evidentemente essa relação não tem sido satisfatória, sobretudo pra você, que tem consciência de tudo que você relatou, das inseguranças, da imaturidade, manipulação, etc., mas aqui como psicóloga, me atento mais sobre a forma como você lida com essa situação, mais do que a relação em si.

Ia ser muito importante pra você fazer psicoterapia, sair da superficialidade da ideia que tem sobre si e ir mais a fundo, entender o que te motivou a entrar nessa relação se mesmo antes já haviam tantas questões e o que te mantém ainda nela e o que te faz agir de forma controladora e consequentemente, insegura. Quão benéfico é para você namorar alguém em que você não consegue confiar e precisa "controlar"?

Espero que fazer psicoterapia seja uma possibilidade financeira para você neste momento, vai ser muito rico! Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

17 AGO 2021

Ola! Eu posso lhe ajudar. Se você estiver precisando de ajuda e quer ser atendido é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 JUL 2021

Olá Nubank,

É fundamental você fazer psicoterapia para entender o que essa relação significa para você, porque se permite a tudo isso.

Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

27 JUL 2021

Olá, espero que esteja bem!

Um relacionamento, para ser duradouro, requer maturidade. E maturidade, por sua vez, só vem com o tempo e com as experiências de vida. Antes de iniciar um relacionamento com alguém, é muito recomendado você saber onde você deseja chegar com esse relacionamento e qual o objetivo em você está se relacionando com aquela pessoa. Será que você busca alguém para construir uma vida a dois? Um casamento? Um projeto profissional em comum? Um lar? Quando você relata essas questões que te afligem, parece que você não tem essas questões respondidas, e fica observando apenas as coisas que te incomodam no dia a dia, sem se perguntar onde você realmente quer chegar nessa relação. Será que vocês vão puder apoiar um ao outro nos projetos pessoais? Se ele estiver em uma fase menos madura que que você espera de seu parceiro, você irá espera-lo amadurecer? Tente refletir sobre essas questões e tenha sempre um bom diálogo com seu namorado, convide-o a pensar essas coisas com você para saber se é isso que ele quer mesmo. Um bom diálogo é dizer o que te incomoda sem ser brava, é conversar sobre as coisas abertamente, sem tabu, com empatia e companheirismo. Se sentir necessidade, busque ajuda de um Psicólogo para te ajudar nesse processo de autoconhecimento. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem! Um abraço!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

26 JUL 2021

Pelo que descreveu, voce dois são imaturos, voce dois precisam corrigir muitas coisas nas suas vidas para perceber como é a vida e o significado que as coisas representam.
Os dois tem problemas emocionais visíveis que, se não curados, vão gerar conflitos e problemas.
Façam Psicoterapia!