Os outros me excluem ou eu excluo a mim mesma?

Feita por >Diana · 30 abr 2022 Habilidades sociais

Sempre que estou conversando com meus amigos sinto uma ansiedade grande, do tipo que fico pensando em cada palavra que falo ou já falei. Sinto que sou irritante e incomodo as pessoas, e meu jeito de agir acaba sendo artificial, por não saber como me portar em situações sociais. Eu sinto a necessidade de explicar cada ação minha, e põe isso me exponho mais do que deveria. Estou triste com isso tem um tempo e não sei lidar com o problema :(

A melhor resposta 1 MAI 2022

Olá Diana! Grato pela pergunta. Certamente é você que se exclui. Isso é certo por que? Porque você boicota tua espontaneidade, atrapalha tua originalidade. Em última instância você tenta apresentar uma versão falsa de si mesma, sentindo na intimidade que não convence. As pessoas, por não poderem contar com tua comunicação mais original, mais rica, a acham empobrecida.
Você precisa, com urgência, cuidar da tua autoestima, do auto respeito. Cabe retomar que cada pessoa precisa, com prioridade namorar a si mesma, gostar de si mesma. Isso porque cada pessoa é única, composta de um universo tão rico de saberes, vivências, memórias, possibilidades e potencialidades. Você ainda não acredita nisso.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (a pandemia ainda é real, há grande maioria de falsos políticos, maior parte ainda de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento- até alguns falsos cientistas. Diante disso devemos seguir recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, enriqueça a proximidade afetiva, evitando aglomerações.

8671 respostas

1 MAI 2022

Oi Diana,
Voce está desfocada de ti mesma, está cuidando do bem estar das outras pessoas. Estás sendo como a cultura, como a crença te permiti ser e fazer. Como cada pessoa, tens o teu próprio ponto de vista, Aprenda a respeitá-lo e fazer-se respeitar.
Tens o poder de concretizar, de construir a tua realidade, difernte de qaolquer outra. Assim, se identificará como única, diferente.
Não veio aqui para ser aceita ou para ser como as outras querem; veio aqui para se realizar e ser voce mesma.
Portante, faça Psicoterapia para se conhecer, para reconhecer a sua identidade, conhecer seu objetivo de vida e o seu traço de caráter dominante. Isso te dá poder e inteligência.
Abraços

5840 respostas

1 MAI 2022

Olá Diana, espero que esteja tudo bem com você!

Uma psicoterapia pode te ajudar muito a lidar com esse problema que tem te causado insatisfação em suas relações sociais. O nosso comportamento, quando melhor compreendido por nós mesmos, é passível de mudança quando bem orientado por um profissional capacitado, no caso um Psicólogo. A partir do momento que entendemos por que agimos de determinada forma, encontramos as possibilidades para criar novas formas de interação com o mundo e com as pessoas. Nosso comportamento tende a ficar mais natural e fluído, e passamos a aceitar nossas escolhas com muito mais tranquilidade e segurança. Por isso, se você deseja se conhecer um pouco mais, e entender seu comportamento, o Psicólogo é o profissional mais indicado, e vai te fazer muito bem neste momento. Procure uma abordagem que seja coerente com suas questão e inicie seu processo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

1 MAI 2022

Olá
Na psicologia, acreditamos que esses desconfortos precisam ser compreendidos em função de seu histórico, entendendo como ele se formou. Isso pode nos ajudar a entender como "desfazer" essa vivência. Acredito que um processo de terapia poderia te ser muito benéfico!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

1 MAI 2022

Oi, Diana! Você está vivendo uma grande insegurança e parece que uma baixo autoestima bem forte também. Recomendo um trabalho psicoterapêutico de autoconhecimento para você se aceitar melhor e aprender a se amar.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte