No trabalho, sempre sou excluída das coisas. O que eu faço?

Feita por >Gisele · 26 dez 2020 Habilidades sociais

Olá, me chamo Gisele sou uma pessoa bastante comunicativa ,me dou bem com a maioria das pessoas a minha volta ,mas tem uma situacao que me encomoda no trabalho, sempre sou excluída das coisas ,e conversas grupinhos e ate mesmo fotos da empresa ,sempre sou deixada de lado.Me sindo como se fosse um trapo ,sem falar que nao acreditao no meu potencial ou capacidade de crescimento na empresa , e olha que estou sempre procurando me aperfeiçoar e desenvolver! Sera que nao sou agradável, será que essas pessoas que nao gostao de mim . O que posso fazer para me sentir bem , pq isso me doi bastante. E acabo deixando transparecer minha infelicidade no trabalho por isso.O que eu faço?

A melhor resposta 28 DEZ 2020

Olá, Gisele
Atente para um ponto onde você fala que não acredita em seu potencial ou capacidade de crescimento, mesmo buscando o aperfeiçoamento e desenvolvimento, ou seja, a sua autoimagem, a forma que você se vê parece contribuir para o que você está percebendo ao seu redor, mas isso pode ser uma avaliação sua a partir da visão que tem de si mesma, não significa que os outros também tenham o mesmo ponto de vista que você, ou pode ser que estejam agindo dessa forma porque você mesma não está se valorizando.
É importante que seja trabalhada sua autoestima, você precisa se conhecer melhor e reconhecer seu valor ou até mesmo saber onde precisa mudar. O respeito, amor e valorização de si mesma, contribuem muito para construir relações saudáveis, onde você poderá até mesmo se sentir mais à vontade para se aproximar das pessoas ou buscar a melhoria, caso precise receber alguma crítica sobre onde precisa mudar.
Convido você a se conhecer melhor, fortalecer sua estrutura emocional para não sentir tanta dor com as atitudes dos outros, e assim iniciar uma relação mais saudável com seu ambiente de trabalho, percebendo realmente, o que acontece com as pessoas sem que isso abale tanto suas emoções.

Estou à disposição para mais esclarecimentos!
Selma Lima

Psicóloga Selma Helena Reis Lima Psicólogo em Belém

3 respostas

28 DEZ 2020

B noite Gisele nem sempre agradamos todas as pessoas, mas parece q vc se incomoda por se sentir excluída no grupo, o q faz você desacreditar do seu desempenho profissional.
Faca terapia, para entender os motivos q vc se sente assim, pq aceita toda essa discriminação...
Busque ajuda.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 DEZ 2020

Oi Gisele,
As pessoas, teus colegas te excluem ou voce que se exclui?
Se és comunicativa fica mais fácil se incluir... não espere convites, ofereça-se, queira estar junto.
O potencial sempre é demonstrado nas coisas que você faz... não tem como esconder, ele aparece nas coisas feitas.
Sobre ser agradável ou não: peça feedback. Pergunte como está sendo vista, sobre o que acham do trabalho seu!
Se gostam de ti ou não, isto não pode ser problema para você. A não ser que tenhas carência e aí, é ausência de si mesma. Não são as outras pessoas que vão suprir a sua carência... é o amor próprio, é aproximar-se de si mesma.
Te convém fazer psicoterapia para autoconhecimento e auto afirmação.

5817 respostas

27 DEZ 2020

Olá Gisele! Que bom que você escreveu. Normalmente a queixa é contrária: "não falo nada, fico quieta, pois tenho medo de falar algo errado". Comunicação é fala em comum. Falar bastante, sem captar como entra tua fala na mente das pessoas, pode implicar monólogo e não comunicação. Quanto mais falamos, mais coisas erradas falamos. Quanto menos falamos, menos coisas erradas falamos. Quando não falamos, as pessoas pensam que somos metidos e não queremos conversa. Quando falamos bastante as pessoas pensam que não guardaremos segredo, que não somos confiáveis, que falamos sem pensar. É preciso encontrar o tempero. Será importante você exercitar para prestar atenção na respiração das pessoas, no olhar delas, nos gestos, muito além das palavras. Também você precisará fazer empatia (ponderar a vida como se vivesse a vida delas) com as pessoas.
A boa comunicação envolve conversa. Calma, silêncio, absorção do mundo interno trazido pela fala do outro.
Que tal você passar por reflexão científica com um de nós, psicólogos, com persistência, mente aberta, regularidade e disciplina?
Será extremamente enriquecedor.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda muito mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

26 DEZ 2020

Oi Gisele,
A rejeição é um dos piores sentimentos experimentado. Pode até chegar em uma situação de estresse e desenvolver dor física além da emocional.
Procure fazer terapia, falar da dinâmica em seu trabalho, como se relaciona com as pessoas, isso vai te ajudar a entender o que está acontecendo.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo