Sentimento de ser sempre excluída

Feita por >Isabella · 3 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Bom , quando minha mãe ficou grávida de mim , não foi uma gravidez planejada , ela passava muito mal , além de o meu pai a ter abandonado e trocado por outra mulher , não sei explicar , mais desde criança , sinto que sou um ser desprezível, me lembro de uma vez na festa da escolinha uma quadrilha , eu não queria dançar ,pois eu me sentia inferior a todas as pessoas, tanto que foi a professora que me chamou para dançar comigo,eu a única sem os coleguinhas da escolinha . Em outra fase , minha mãe engravidou de minha irmã , e daí , as coisas pioraram , pois eu não podia pegar a minha irmã no colo , ela nunca deixava eu nutrir carinho por ela , e também tudo que acontecia com ela era culpa minha , machucados , tombos , e etc . Ainda criança ela me colocou em consultas com psicóloga alegando que eu era problemática , tímida e tudo quanto é tipo de rótulos , nenhuma qualidade eu tinha pra ela. Fui crescendo e aquilo que eu sempre senti desde a infância jamais passou , sentimento de inutilidade , não sou tímida ,sei conversar bem . Mais sou sempre a EXCLUIDA . Na adolescência , meus amigos(as) passavam na porta de casa rindo alto , mais se eu não implorassem pra eles me chamar , eu jamais era chamada ,tive uma melhor amiga até aparecer outra pessoa, tentei de tudo,mais fui trocada , até hoje elas se falam , só eu que não . Hoje em dia com 22 anos ,tento amizade em todo o canto , tentativas nenhuma sucedidas ,minha mãe continua até hoje me rejeitando ,quando vai sair nunca me chama , e sempre a minha irmã, esses dias pedi ajuda pra ela depois de muito tempo , ela se recusou a me ajudar ,tudo pra mim é sempre um belo não ,por isso havia parado de pedir , esse eu vacilei mesmo ! E olha que sou daquelas que sempre que posso ajudo todo mundo ,todos mesmo quando precisam de mim , mais se até a própria mãe me rejeita , o que será que posso esperar dos outros ? Horrível esse sentimento , ele veio desde a infância e não passa , será que sou uma pessoa desagradável e horrível ? Já estou na fase de quase mudar de casa , já estou comprando as coisas , mais essa mágoa não sai de mim ,vou embora de casa , mais a solidão irá me acompanhar, a falta de amor , de amizade ,me ajudem

A melhor resposta 7 JAN 2021

Oi Isabella,
O amor e a atenção dos pais durante a infância, são fundamentais na vida da criança, na adolescência e na vida adulta.
Infelizmente pelo que você relatou, você não teve esse apoio da sua mãe, e isso reflete em várias áreas da sua vida hoje.
Diante de tudo isso, é fundamental cuidar de você, do seu emocional, da sua autoestima. A psicoterapia é o caminho para te ajudar a se fortalecer emocionalmente e trabalhar os traumas vividos ao logo da sua vida.
Me coloco a disposição para ajudá-la.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo