Minhas impressões/sentimentos/opiniões são sempre desvalorizados

Feita por >Andrea · 13 jun 2018 Autoestima

Tenho 44 anos, sou filha única e moro com minha mãe. Meus pais são separados desde que eu tinha menos de um ano e não convivo com ele.

Tenho uma questão que atrapalha muito a minha vida, a ponto de me sentir menos digna e confiante em mim mesma. Desde sempre minhas impressões, emoções, sentimentos e opiniões são desqualificadas pela minha mãe. Ela é incapaz de demonstrar empatia pelo que sinto e aconteça o que acontecer, sempre me atribui a culpa: Se alguém me destrata, sou eu que estou entendendo errado. Se vejo alguma coisa estranha é só impressão minha, se alguém diz algo absurdo - ainda que em sua presença - ela nega e afirma que distorci. Enfim, é muito desgastante me fazer ouvir e ser compreendida por ela, me sinto desvalorizada, com raiva e inferorizada. Tenho depressão e sou alcoólatra em uma recuperação com altos e baixos. Atualmente estou há 7 meses sem beber mas não justifica o tratamento de "alienada" que ela me oferece ou a minha imagem de louca que ela tenta passar para os outros. Racionalmente, sei que tenho lucidez mas como não encontro emocionalmente esta validação, me sinto insegura, culpada, uma nulidade. Isso gera muito mal estar a ponto de eu perder a confiança em mim mesma e acreditar que realmente estou sempre errada em tudo o que sinto, vejo ou compreendo. Gostaria de orientação a respeito de como lidar com isso. Infelizmente, não posso me mudar nem me afastar, porque não tenho emprego e ela é idosa (72 anos). Meu maior arrependimento foi não ter ido viver a minha vida enquanto era jovem e trabalhava. Agradeço desde já a atenção.

A melhor resposta 14 JUN 2018

Boa noite Andrea. Seu relato demonstra dificuldade em ser assertiva, dizer o que realmente sente e fazer o que acha melhor para si de modo que não menospreze as pessoas que fazem parte da sua vida. Essa inadequação comportamental acaba comprometendo sua autoestima. Através da psicoterapia você poderá melhorar sua habilidade em lidar com essas questões, reconstituindo crenças ineficazes, fortalecendo assim a sua autoestima. Abraços afetuosos. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

18 JUN 2018

Bom dia, Andrea pelas questões que você descreve sugiro que, procure uma terapia para ajudá-la nesse momento difícil, como você diz que no momento está sem trabalhar pode procurar atendimento psicológico gratuito em clínicas escolas de universidades, ONGs, Projetos sociais ou em um CAPS mais próximo a sua residência, na terapia você poderá falar tudo que te afligem e entender seus sentimentos, emoções, se fortalecer para ter qualidade de vida e melhorar a sua relação com sua mãe. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador