Sou e sempre fui muito tímido, hoje com 25 anos isso me incomoda demais.

Feita por >michaeljustin · 23 dez 2021 Timidez

Sou e sempre fui muito tímido, hoje com 25 anos isso me incomoda demais. Praticamente não tenho amigos, meus únicos amigos (que mal mantenho contato mesmo sendo meus vizinhos) são meus primos. Sinto muito medo da rejeição e por vezes deixo de expressar minhas opiniões ou gostos frente a outras pessoas. Não consigo manter uma conversa com praticamente ninguém. Nos últimos anos tenho ao máximo tentado não evitar ou não recusar convites para eventos ou festas mais sociais, mas sinto que após esses eventos fico me julgando pelas atitudes que tomei, pelo que falei, etc e isso pode até mesmo durar dias, mesmo que mentalmente eu ache que me sai bem, estragando meu dia. A maior parte do tempo esse meu problema não me incomoda, mas sempre que ele vem a tona me sinto muito mal, enquanto escrevo isso tenho uma vontade enorme de chorar.

A melhor resposta 27 DEZ 2021

Michael,
Sintomas: Timidez, Medo da rejeição, não expressa seu ponto de vista, Autojulgamento...
Causas: Rendição e adaptação ao sistema de outros; submissão a agentes externos a si mesmo.
Solução: Ampliar a consciência para o que realmente somos. Voce se deixou enrolar pelo que as outras pessoas te disseram, precisa agora certificar-se, autenticar-se de acordo com as coordenadas da vida, assumir a sua verdadeira identidade, sua autonomia, sua soberania; você é vida, mas não está vivendo, assuma a controle sobre a sua vida; precisa peitar a opinião dos outros e para se conduzir, precisa fazer valer a tua preferência, tua escolha, teu desejo, é dono da sua vida; por que vive submetido? Vai esperar que os outros te conceda isto? Os outros não fazem nada por ti. Voce é que precisa acordar e viver a tua vida.
Seja um homem que valha a pena, não que dá pena!
Necessita fazer Psicoterapia.
Abraços

5840 respostas

24 DEZ 2021

Olá Michael! Grato por escrever. A timidez, tem suas razões de ser, sua utilidade, seu aspecto positivo. Pelo seu texto, em você ela coloca um juiz extremamente rigoroso que é você mesmo, mas com a ilusão de que o julgamento é dos outros. De fato, os outros nos julgam, ocorre que seus critérios são, na maior parte das vezes, altamente questionáveis, sem base, distantes. Quem está te rejeitando é você mesmo.
Será altamente recomendável que você conte com a assessoria científica de um psicólogo. Somente venha a um de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Há outros aspectos de você que são importantes de serem temperados com a timidez.
Estaremos te aguardando.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8671 respostas

24 DEZ 2021

Ola
Na abordagem que atuo, pensamos que o contato que fazemos com o outro sem sempre é tão satisfatório porque não conseguimos nos desprender de algo que tenha nos machucado no passado.
Para resolver isso, precisamos entender que as situações não são mais as mesmas, por isso podemos atualizar algumas vivências, de forma a nos permitir viver de forma mais autêntica.
Entretanto, de certa forma, também pensamos que, a forma como você escolheu viver foi o melhor arranjo possível, por isso também é um indício de saúde.
Para explorar isso com mais calma, busque um ambiente seguro como o da terapia, assim podemos entrar em particularidades maiores.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha