Tenho 25 anos e não sei qual profissão seguir, o que fazer da vida

Feita por >Anônima721 · 12 mai 2021 Orientação profissional

Comecei a fazer ADM, (ganhei uma bolsa) logo depois do ensino médio porque dizem que é um curso abrangente mas eu saí no penúltimo ano pq não tava mais aguentando estudar sem ter um objetivo claro como outros alunos tinham.. eu nunca soube muito sobre minhas qualidades, pq sempre fui tímida demais, ansiedade social me atrapalha em tudo. Fui despedida do 1 emprego como aprendiz bem antes do contrato acabar e nunca mais tive um emprego, depois de um tempo deixei de fazer entrevistas e acreditar que eu posso conseguir um bom emprego. Fico bem insegura nas entrevistas.
Não tenho habilidade pra trabalhar com vendas ou atendimento.
As pessoas que já me ouviram cantar me elogiam mas eu tenho medo de subir em um palco, um púlpito, qualquer lugar onde eu tenha destaque na multidão. Eu deixei de estudar canto, sou indisciplinada para manter uma rotina de estudos.
Gosto de artesanato, artes, inglês, estou tentando a aprendendo a desenhar sozinha, para ter algum hobbie pelo menos, que me faça sentir um pouco melhor.
Não tenho condição de pagar curso da faculdade, nem técnico no momento.

Enfim, cada ano que passa fico mais angustiada com minha situação e tenho medo de ficar com depressão, pq não tenho uma vida social comum, não tenho uma renda pra ajudar em casa, nem amizades de verdade, nem namorado, me sinto insegura, inexperiente, inferior, tenho vergonha da minha situação, quero me sentir útil..

A melhor resposta 19 AGO 2022

bom dia! bom são muitas demandas, insegurança, complexo de inferioridade, medo e vergonha da vida social, sentimentos de inutilidade tudo isso se não tratado pode te levar a outras doenças como a que você já citou. o processo psicoterapêutico pode te levar ao autoconhecimento e melhorar sua tomada de decisões pois essa insegurança em encolher a carreira e etc. podem ser resolvidas com testes vocacionais dentre outros se você se prepara para uma apresentação ou entrevista as chances de dar certo são muitas então tome a decisão e lute pelo que você realmente quer, pode crer que todo esforço tem seu resultado.

Anônimo-397708 Psicólogo em Teresina

7 respostas

19 AGO 2022

Oi....!
Voce precisa se conhecer!
Precisa saber do teu objetivo de vida, a razão de estar aqui; voce trouxe determinados talentos com os quais pode vencer na vida e realizar teus sonhos. Só que o sistema não desenvolve isto porque não interessa para ele; ele quer apenas te condicionar ao que ele quer. Por isso, a solução é fazer testes vocacionais para ter um direcionamento de acordo com as tuas tendências e inteligência natural.
De forma prática, faça o que te dá prazer e alegria. Sim, voce já disse que gosta de arte, música, expresse a tua alegria da forma como achar melhor. Siga a tua intuição.