Não sei mas o que faço, não consigo seguir

Feita por >Leonardo Silva · 16 mar 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho 21 anos, desisti da minha vida aos 16 anos quando eu entendi minha realidade e desde então já tentei me matar 5 vezes, nasci no interior, moreno, feio e pobre, tenho ginecomastia, meu pênis é pequeno e tenho fimose, nunca tive nem uma habilidade, eu não sei fazer nada e tudo que eu tentei eu não consegui ou dava totalmente errado, também não tenho nem uma skill social eu literalmente não sei conversar, se eu tenho que interagir com alguém que não conheço eu começo a suar frio.

Resumindo a minha "vida" na infância meus pais brigavam muito e pelo que me lembro quase sempre por dinheiro, ate que eles se separaram. Minha pré-adolescência e adolescência foram unicamente um bullying incessante de todos os tipos do começo ao fim, eu acordava de manhã cedo chorando e chorava quando chegava em casa, com 16 anos depois de alguns acontecimentos eu sai da escola e fiquei trancado no quarto ate os 18.

Dos 18 aos 20 eu tentei alguns trabalhos mas nunca parei em nem um, o ultimo foi uma oportunidade que um amigo meu me deu de ir trabalhar com ele em uma cidade litorânea no sul, como eu não estava conseguindo aprender depois de 4 meses eu voltei mas foi nesse lugar que eu confirmei oque eu já sabia, mesmo que eu fosse extremamente aplicado nas coisas que eu faço não faria diferença.

A minha vida toda eu vivi rodeado de pessoas que acordam cedo e trabalham o dia todo e mesmo assim não tem mais que o básico pra sobreviver.

A minha pergunta é, oque eu faço? Eu sei que o mundo e lindo e eu queria ver tudo que tem nele mas com o rumo que minha vida tomou eu não consigo me ver fazendo tudo que eu queria, eu vejo a morte como a única saída pra eu não ter que ficar trancado mais um dia com toda essa agonia no meu quarto ou trabalhar o dia todo pra ter o básico.

A melhor resposta 18 MAR 2023

Olá Leonardo da Silva
Quem é voce? Qual a sua verdadeira identidade?
Qual o objetivo da tua vida? ... Alcançar teus objetivos, se conhecer, corrigir e se realizar.
Como voce se enxerga? Voce tem exatamente o corpo que precisa para realizar o teu objetivo.
Se não é como voce quer é porque não precisa ser assim...
A vida tem seus próprios valores e as coisas são como são e não como queremos que elas sejam.
Portanto, não se coloque como vítima das circustancias...
Voce é inteligente, pode aprender tudo, desde que queira; tudo são desafios que fazem parte do jogo da existência.
Depende de voce, do que voce escolhe fazer: se responsabilizar por si mesmo ou continuar na queixa.
Se voce quer morrer... pode! Voce é livre para escolher, a vida te deu a liberdade, é dono da sua vida.
Porém, não tem nenhuma vantagem porque o que tem para fazer, terá que fazer, ou agora ou depois.
Então, ja que estás aqui, aproveita e faça o máximo que pode; assim, terá menos tarefas para fazer depois.
Se precisar, use a Psicoterapia para ser auxiliado.
Abraços

5817 respostas

18 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 MAR 2023

Olá Leonardo! Que bom que você escreveu. Não é o rumo que a sua vida tomou, é o rumo que você deu a ela, segundo seus relatos. Você alega não ter nenhuma habilidade, mas escreve textos, usa termos abstratos, da atualidade, como bullying, ginecomastia, skill, de tal forma que podemos deduzir que você alimenta sua mente com textos de mídia. de massa, sem contexto.
Você precisa de vida prática, de amadurecimento. Especificamente para você indica-se, principalmente esporte coletivo de contato, grupo de teatro, grupo de serviço, trabalho (inicialmente simples), diminuir ao mínimo possível televisão internet, celular, rádio, revista, e aumentar ao máximo, interações reais em ambientes sociais, com pessoas, contando com o apoio de seres humanos, historicamente éticos e saudáveis.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8607 respostas

17 MAR 2023

Leonardo, primeiramente, sinto muito por tudo o que você tem passado. Você merece ter uma vida feliz e plena, assim como qualquer outra pessoa. É importante lembrar que a sua situação atual não define o seu futuro e que existem opções e caminhos que podem te levar a uma vida melhor.

Acredito que seria importante procurar ajuda profissional para lidar com os seus sentimentos e pensamentos suicidas. Você pode entrar em contato comigo, com um psiquiatra ou outra equipe médica que possa te ajudar a lidar com suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com a sua situação atual. Nós também podemos te encaminhar para grupos de apoio ou terapia em grupo, onde você pode conhecer outras pessoas que estão passando por situações semelhantes e compartilhar suas experiências.

Também é importante explorar seus interesses e habilidades. Tente encontrar algo que você goste e se sinta bom fazendo. Pode ser algo relacionado a hobbies, atividades esportivas, arte, música ou até mesmo trabalho voluntário. Ao encontrar algo que você goste, você pode construir sua autoestima e confiança, além de desenvolver habilidades que podem ser úteis no futuro.

Léo, não desista de si mesmo. Você é valioso e tem muito a oferecer ao mundo. A vida pode ser difícil, mas existem muitas pessoas e recursos que podem ajudá-lo a superar os desafios que você está enfrentando. Mantenha a esperança e não tenha medo de pedir ajuda quando precisar.

Torço por você, abraços.

Filipe Araújo Psicólogo em Recife