Eu não consigo seguir

Feita por >Karina · 17 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Eu não penso em me matar, pois tem coisas que eu quero fazer, mas mesmo assim eu sinto que eu não vou conseguir nada ou talvez se eu conseguir eu não vou aproveitar, eu me sinto sozinha, mas eu não acho graça nenhuma em conversar com eles, eu me sinto uma intrusa, eu sei que é egoísta mas queria que eles demonstrassem pelo menos um pouco de dependência, quando eu faltasse na escola eles perguntassem por que você não foi? Ou fazer coisas engraçadas que eu tenho vontade. Mas eu tento seguir -los e tento conversar mas é muito difícil e chato, e assim eu acabo ficando no meu quarto assistindo algo e rindo com minhas próprias piadas. Eu sinto que não vou ser ninguém na vida e que se eu não consigo nem manter uma conversa interessante, eu não consiga nada. Aí eu penso, eu não tenho nada a oferecer, eles são superiores a mim, será que se eu me matasse eles ficariam tristes? É o oque eu penso todos os dias.

A melhor resposta 19 JAN 2021

Olá Karina.
Você já teve uma conversa franca com "eles". Por que você não nomeou "eles"?
Você já perguntou a "eles" se gostam de você? Se se importam com você? Por que "eles" tem estas atitudes com você?
Outra coisa, as pessoas que buscam ser "alguém na vida" buscam em si mesmo os recursos necessários para alcançar um objetivo, e quando você sabe o que quer o mundo abre passagens, não porque é fácil, mas porque você vai pensando e buscando como encontrar o caminho para chegar na sua meta. E ter meta é muito importante para se chegar em algum lugar.
Mais uma coisa, você começa falando sobre "não" se matar, e termina perguntando se "eles" ficariam triste com isso. Parece que você pode estar tão desesperada por atenção que como último recurso pensa neste caminho, mas um caminho sem volta. Portanto busque ajuda profissional para poder encontrar o caminho que cruza com o d"eles".
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 JAN 2021

Olá Karina! Que bom que você escreveu! Vamos fazer coisas engraçadas que você tem vontade! Vamos conversar o que você está tentando! Divida conosco suas piadas. Há uma distância muito grande entre o que sentimos e a realidade. Todas as pessoas são altamente interessantes, ricas de sonhos, de potenciais, de possibilidades; são complexas, cheias de ferramentas internas que, muitas vezes, nem se dão conta. Você certamente tem uma infinidade de possibilidades, de ferramentas boas, que pode usar. Somente consegue quem tenta, quem insiste em tentar coisas boas, construtivas e éticas.
Permita-nos, te ajudar a vê-las. Procure por um de um de nós, psicólogos. Venha com mente aberta, persistência, regularidade, disciplina. Certamente você conhecerá uma Karina altamente interessante.
Abraços virtuais (Cuidado com a pandemia! Sejamos empáticos, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.