Quero superar meu ex e seguir a minha vida, mas não consigo.

Feita por >Luana · 23 ago 2022 Dependência emocional

Tive um relacionamento que durou 5 anos, éramos adolescentes quando tudo começou, imaturos, cometemos muitos erros que levaram a nossa relação ao desgastes e por fim, acabamos traindo um ao outro na mesma época e tudo acabou. Se passaram 4 anos desde o término, nos vimos algumas vezes, mas não nos falamos. Ele sempre pergunta sobre mim aos meus parentes, eu sempre pergunto sobre ele a minha ex sogra quando a encontro. Mudei de estado, estou em um novo relacionamento a dois anos, ele está casado a três anos, mas eu ainda penso nele todos os dias e acredito que em outro momento da vida, iremos nos reencontrar. Melhorei meu medos, corrigi os erros, segui a vida. Mas desde o dia em que nós terminamos, sinto que nunca deveríamos ter nos separado. Falei com ele por mensagem, ele pediu pra eu não entrasse mais em contato e no dia seguinte me ligou, falou coisas sobre mim que demonstraram que mesmo de longe ele ainda buscava por notícias minhas e me deixou super confusa. Nunca mais nos falamos depois disso. Mas o sentimento continua aqui! Todos os dias! Não sei o que fazer, já pedi a Deus, já fiz terapia, mas até sonhar com ele eu sonho, quase todos os dias.

A melhor resposta 24 AGO 2022

Olá, boa noite!
Lacan já dizia que o desejo é sempre desejo de outra coisa, e que bom que existe o desejo que nos move. Aparentemente pelo que vc diz no texto o que vc sente falta é do não vivido com o ex, com os desejos que foram criados na fantasia e não aconteceram, esses ficaram na memória, e estão aparecendo em seus pensamentos que, talvez, se encontrarem novamente poderiam reatar a paixão vivida antes. Porém, apesar de ser ótimo fantasiar as coisas como gostaríamos que elas fossem, temos que nos a ver com o real, e as consequências de nossas escolhas.
Talvez vc esteja infeliz no seu relacionamento atual, buscando características do ex, que se foi e assim como vc, não são a mesma pessoa hoje em dia.
Acho que a saudade e a fantasia é realmente do que foi interrompido pela imaturidade de ambos na época. Mas o tempo passou e hoje nem vc nem ele são os mesmos.
" Um homem na entra duas vezes no mesmo rio...
Da segunda vez, não é o mesmo homem, nem o mesmo rio"
Espero que consiga refletir sobre o que gostaria que fosse, o que foi idealizado e o realmente é. E assim consiga tomar decisões que te façam sentir bem e realizada no presente. Afinal não dá pra voltar no passado e alterar os fatos.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

26 AGO 2022

Oi Luana,
Então, pode perceber a forte conexão que tem com ele...
A realidade que vive é com outra pessoa. Consegue um relacionamento total com esta pessoa? Consegue se entregar no amor e no sexo com esta pessoa? Importante é trabalhar bem o que vive concretamente.
A ligação que tem com este primeiro amor, pode ser e ter um significado mais profundo, além desta existência.
Pode resolver e clarear isso fazendo Psicoterapia Regressiva.
Abraços

5817 respostas

25 AGO 2022

Olá Luana, espero que esteja tudo bem com você.

Passado os anos, ambos mudaram, tiveram outras experiências, outros aprendizados e outros relacionamentos. A história que vivenciaram, assim como todas as outras histórias, ficam em nossa memória, algumas mais outras menos. Alimentar um "retorno" ao ponto de onde terminaram pode ser possível no campo da imaginação e da ideação, pois na esfera prática, que é onde agimos e atuamos diariamente, esse retorno ao que era antes parece inapropriado, pois nem ele nem você são as mesmas pessoas, nem estão no mesmo lugar que antes. Uma escolha como essa traz muitas consequências para seu futuro e para o dele, e a responsabilidade pelas consequências destas escolhas será sua e dele. O que de concreto se apresenta, é que tanto ele quanto você tem uma vida agora, com relacionamentos, e devem olhar para ela, para seus projetos pessoais e profissionais, e o que pode ser feito a partir desta vida atual. Se desejar buscar um espaço adequado e profissional para explorar e aprofundar a compreensão deste sentimento que descreve, o que é indicado, um Psicólogo pode te auxiliar neste ponto.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 AGO 2022

B dia
Pode ser uma dependência emocional.
Vc precisa aprender a gostar mais de vc.
Melhorar sua auto estima
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 AGO 2022

Olá Luana,
Parece que você criou uma crença e uma expectativa de que algum dia vocês irão voltar a se encontrar e talvez por isso ainda alimente o sentimento pelo seu ex. Mas você mesma disse que seguiu em frente, está em outro relacionamento e ele também. Você quer viver a vida toda esperando por algo que talvez não aconteça e deixando de aproveitar o presente?
Canalize a energia que gasta pensando nele em outra coisa, faça algo por você, pense na sua vida agora.
Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

24 AGO 2022

Olá Luana! Obrigado por escrever. Pelo descrito a psicoterapia que você fez não foi completada. A vida é construção, envolve buscas, riscos, ousadias. Ficar fixada em relacionamento já terminado, envolve acomodação ao, ilusoriamente conhecido. Sabemos que afeto é construção, na convivência, na troca. Manter fixação de energia em pessoa da qual já se separou porque as coisas não estavam dando certo, implica, em alimentar fantasia, que um dia, na prova de convivência, reprovou, que agora, sem convivência, quer aprovar. Isso envolve significativa imaturidade.
Voltemos para a psicoterapia, com mente aberta, persistência e disciplina.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.