Eu não consigo superar uma ex do meu namorado.

Feita por >nanda222 · 28 nov 2021 Ciúmes

Olá, tudo bem?
Eu não consigo superar uma ex do meu namorado. Ele teve duas, mas a primeira é a que mais mexe comigo sabe. Ela foi a primeira namorada dele, eles perderam juntos, a família dele super ama ela, os amigos são em comum e eles ficaram uns 4/5 anos de idas e vindas (esse negócio pra mim significa que eles nunca irão se largar).
Semana passada foi a melhor pra gente, nós saímos, ficamos juntos na casa dele, a tia e a mãe dele me chamaram pra comer pizza e brincamos de dominó e adedonha e depois eu conheci o pai, a madrasta e a irmã dele.
No dia da pizza com a família materna dele tiramos fotos e eu decidi postar e marcar ele, já ele sempre relutou em me marcar porque ele tem receio do povo curioso e ele sempre postou foto comigo sem me marcar, mas nessa ele acabou me marcando. E quando estávamos em ligação ele decidiu ver as pessoas que viram a nossa foto e ver quem poderia ter visto o meu perfil, e nessa de ficar vendo ele acabou vendo que essa primeira ex viu a foto nossa juntos. E ela desde que nos conhecemos tinha parado de seguir ele, o que foi bizarra e específico essa atitude dela de entrar no perfil e ver. Tipo, qual o sentido? Ela poderia ter visto pelos amigos e amigas, pelo da mãe, irmão… Por que logo demostrar que ela viu? Tiveram outras coisas dela meio estranha pra mim, mas parece paranoia. E a segunda ex dele bloqueou ele depois de ver.
Me sinto insegura não com ele, mas de não conseguir ser que nem ela foi pra família dele, e em relação ao relacionamento dos dois ele me disse que foi um relacionamento conturbado e tóxico.
Fico nessa sensação, ela vai e volta e não tô legal só que não consigo deixar de ver, de sentir, esquecer…

A melhor resposta 29 NOV 2021

Nanda,
É claro que não vai conseguir superar a outra... voce não é ela. voce é voce e não tem nada a ver com ela.
Voce tem a sua identidade, mas vive competindo com ela com outras pessoas...
Voce não tem que representar, tem que ser, simplesmente ser voce mesma e cair fora de querer se igualar com outras pessoas.
Assim, ficará sendo infantil. Namore porque voce quer namorar, curta ele porque voce quer curtir ele, pouco importa o que a família dele pense ou queira.

5817 respostas

9 DEZ 2021

Olá Nanda222! Grato por escrever. Amadurecer é preciso. O namoro com outra pessoa, somente é possível se antes, você se autovalorizar. Redes sociais são espaços virtuais em que fica fácil as ações das pessoas, por essa razão, são extremamente cômodos, superficiais e não merecedores de atenção comprometida.
Ficar pensando na ex-namorada do seu namorado, tira o tempo de você ser você mesma, de construir a relação com ele.
A história das pessoas é o melhor que, naquele momento, elas viveram. É importante. Não é para se esquecer, apenas vivê-la memória, naquilo que elas significaram. Namoro acaba porque perde a prioridade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores do mal, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

29 NOV 2021

Olá
Em primeiro lugar: jamais conseguiremos ser outra pessoa. O mais perto que chegaremos disso é anular nossa existência em função de tentar emular, falsear, fungir ser outra pessoa.
Segundo: em um relacionamento, é preciso respeito ao passado dos dois, é natural que meu parceiro temha tido relacionamentos anteriores e precisamos respeitar isso também. Se isso nos causa insegurança, temos a opção de expor isso a ele, abrindo espaço para que os mal entendidos se justifiquem.
Entretanto, se isso te angustia a ponto de buscar opinião profissional, talvez haja ai uma parte que nos cabe, algo que seja nosso e precisamos observar com muito cuidado para não machucar nem a gente nem terceiros.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha