Não consigo superar meu ex namorado. Me sinto culpada pelo fim

Feita por >Lyne · 14 jun 2022 Separação

Ola! Meu ex terminou comigo há 4 meses e ainda não consigo seguir em frente. Choro todos os dias. Me sinto muito culpada e carrego muito arrependimento, pois o motivo do término foi desgaste devido à brigas ( que eu gerava). Eu fico muito mal, pois ele já afirmou que me ama, mas não consegue mais tentar dar continuidade no namoro...ele não consegue superar as coisas ruins que aconteceram e dar uma chance.
Eu já pedi chances várias vezes, em vão, pois ele permanece firme na decisão( dizendo que é a certa, independentemente dos sentimentos que temos um pelo outro). Há uns 50 dias parei de tentar conversar, pois sei que insistir não vai dar resultado. Simplesmente não conversamos mais, porém, eu penso nele todos os dias e choro muito lembrando os bons momentos e depois me martirizo por ter sido a responsável pelo fim.
Planejavamos casar e ter filhos..e eu estraguei tudo e agora perdi quem me amava.
Fico chateada por ele não tentar mais 1 vez, já que diz que me ama.
O motivo do término nao foi falta de amor e nem má-fé...foi mais imaturidade, mas poderíamos nos ajudar e crescer juntos na relação, pois eu estava ciente dos erros e me propus a melhorar. Porém, ele diz que agora não se sente mais preparado para reatar.
Agora vivo com crises de ansiedade, choro todos os dias. Carrego muito arrependimento.
Também tenho dificuldade em pensar que sou digna de ser feliz em algum relacionamento.
Além de amá-lo muito ainda

A melhor resposta 15 JUN 2022

Oi Lyne,
Tudo são expressões da verdade. O que te parece ter sido um erro é o caminho para se restabelecer. As coisas aconteceram assim como deviam acontecer e o objetivo é tomar consciência do que precisa corrigir, não do que fez, mas sim das causas primeiras. Então, precisa buscar as causas e corrigir os conflitos que carregas no seu emocional que diante da possibilidade de casar, ter filhos, o conflito te alertou de que antes, precisa ajustar as contas com o seu passado.
Ninguém avança sem antes fazer as pazes com o seu passado. Por isso tem muita dor, muita frustração porque as pessoas apenas trocam de situações sem se corrigir e os conflitos sempre acompanham com agravamento sucessivo.
Você não estragou nada, você apenas não entendeu o motivo, a causa dos conflitos e pode tê-los agora. Portanto, inicie um tratamento psicoterapêutico para o entendimento de ti mesma, para tratar seu emocional, resolver o que está guardado para ser resolvido, para se colocar nas coordenadas da vida, ser uma mulher de valor, autêntica garantindo assim escolhas e decisões condizentes contigo. Sem resolver, sem compreender a causa, toda a tentativa de reaproximação causa mais frustração e continuará assim até aprender.
Não trate de achar culpados, trate de compreender a causa que leva a se tornar agressiva... precisa compreender a razão. É isso que a psicoterapia faz: achar a causa do problema. As brigas são apenas sintomas. Nada está perdido... o que tiver que ser, será.
Abraços.

5817 respostas

20 JUN 2022

Olá Lyne.
Culpas não trazem evolução, as pessoas erram, mas nem sempre a culpa é de apenas um na relação, existem vários fatores para você ficar pensando em culpa. Pensar em culpa é não focar em solução. Pensar em alguém que não quer mais voltar, não te dá abertura para o novo.
Como você pode se abrir para novas relações se ficar focada em algo que já foi?
Como poderá se sentir digna de ser feliz em algum relacionamento se não observar as oportunidades que estão a sua volta?
Todo ser humano vale a pena e você também tem o direito de ser digna de ser feliz.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

15 JUN 2022

Olá Lyne,
Quando terminamos um relacionamento podemos pensar que não seremos felizes com outra pessoa novamente. Pelo que falou, ele não está disposto a reatar. Então, sugiro que você siga em frente, cuide de você, procure fazer algo que gosta, invista em seu autoconhecimento e em sua autoestima. Quanto a pensar que não é digna de ser feliz, sugiro que busque um psicólogo para tentar entender porque pensa assim e também para auxiliar durante este processo, que sei, deve estar sendo bastante difícil para você. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

15 JUN 2022

Olá Lyne! Obrigado por escrever. Pelo relatado, seu ex-namorado tem razão. Como você pode namorar a ele se não namorar a si mesma? O centro principal, maior de cada pessoa, precisa estar centrado nela mesma, na construção dela mesma. Você, chorando e pensando nele, não mantém a atualização da construção da tua vida. O tempo não para, é igual para todos. O que diferencia é o aproveitamento que fazemos dela. Se eu namoro uma pessoa que não se valoriza, por extensão, acabo por não me valorizar. Valorize-se! Construa a si, viva suas metas, objetivos. Dedique-se a estudos sérios e consistentes, trabalho comprometido, turma de colegas e conhecidos com vínculo qualificado. Tenha rotina de vida saudável e ética. Não há como começar com outro, se antes você não colocar o centro do começo em si mesma.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras! A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas.
Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações, assim como elimine os criadouros de mosquitos. O índice de Covid e Dengue estão altíssimos.

8607 respostas

15 JUN 2022

Olá, Lyne
Imagino que deva estar sendo muito difícil, especialmente por esse sentimento de culpa de ser a causadora das situações. Mas todos nós fazemos nossas escolhas e precisamos lidar com as consequências delas. Essa culpa pode complicar esse processo de "luto" (uma vez que falamos de perdas) do relacionamento. O luto deve ser elaborado, afim de ser diferido e assim podemos seguir com nossas vidas. Se é difícil pata ti passar por esse processo sozinha, experimente compartilha-lo com um psicólogo que te acompanhe nesse período.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha