Não Consigo Superar Magoas

Feita por >Melyssa · 23 ago 2022 Abordagem psicológica

Então, hoje namoro com um rapaz incrível e que me respeita e respeita nosso relacionamento. Vou chamá-lo de Ronald. Nos conhecemos no trabalho uns 4 anos atrás e, naquela época, ele havia terminado um namoro com uma moça que até hoje trabalha na mesma empresa. Vou chama-la de Tyna. Ela trabalha em outra filial. E hoje ela tambem já tem um relacionamento sério com outro rapaz. Acontece que uns 3 anos atrás, no início do meu relacionamento, quando ainda estávamos nos conhecendo, a Tyna vivia atrás do meu então futuro namorado, Ronald; ela era até discreta, sempre mandava mensagens nsa redes sociais ou direct perguntando sobre alguém da família dele ou sobre a vida, contando novidades, mas nessas conversas acabava rolando um convite pra jantar, almoço e até viagens. Como não tínhamos um relacionamento sério, meu namorado que na época era só ficante acabou aceitando e eles acabaram ficando; eu, como não queria só ficar, rompi com ele e disse que só ficaríamos juntos se fosse algo sério e segui com a minha vida. Até achei que eles iriam voltar, mas o tempo foi passando e não voltaram. Uns meses depois eu, como trabalhava diretamente com ele e mantinha um relacionamento puramente profissional, acabamos nos reaproximando, porém somente amizade. Tyna trabalha em outra unidade, então não mantinham contato frequente e eu nunca sequer estive frente a frente com ela. Quando me reaproximei de Ronald, ele então tocou no assunto de relacionamento sério e então, uns meses depois, me pediu em namoro. Antes, porém eu deixei claro que só ficaríamos juntos se ele acabasse com toda e qualquer amizade com a ex dele. E assim foi, quando assumimos nosso relacionamento, Ronald se esforçou e diminui mto o contato que tinha com Tyna. Ela, porém, continuou como no início, sempre puxando um assunto qualquer para ter motivos para conversar com ele. Ronald respondia somente por educação, porém nem isso eu admitia: ou ele cortava de vez o assunto, ou nada feito. E assim ele fez. Enfim, um dia eu e Ronald estávamos num shopping e vimos um familiar de Tyna que logo disse a ela q viu Ronald com sua namorada num shopping soube disso por outra colega de trabalho que tb trabalhava na filial dela, que disse até que Tyna ficou ressentida por Ronald não ter cumprimentado esse familiar). E a partir disso ela deixou de procurar puxar assunto com ele. Depois conheceu um rapaz e hoje namora sério com ele. Qual o problema? O problema é que eu não consigo superar a mágoa que eu sinto da Tyna, é um ódio inexplicável e, sempre que eu ouço falar dela, tremo de rancor. Ela seguiu a vida dela e Ronald, seguiu a vida comigo, moramos juntos e estamos planejando casar, porém qualquer menção ao nome dela eu me sinto insegura e acabo me comparando. Ela ainda trabalha em outra filial, esses dias houve na empresa uma conferência em que todos os funcionários se reuniriam na sede da empresa e Ronald e ela estavam lá. Eu não estava lá, estava de licença médica. Outros amigos que trabalham na mesma empresa me disse que ele sequer falou com ela, além de um cumprimento de longe. Porém mesmo isso me fez passar uma semana ardendo de rancor por ela. Ela ganhou uma premiação nesse evento e isso me fez me comparar e me sentir insuficiente, me perguntando coisas do tipo pq ela consegue isso, pq ela não fracassa? Eu sei que são pensamentos horríveis, de modo algum agiria de forma a prejudicá-la, mas sempre que ouço falar dela ou das conquistas, eu me comparo e não me sinto suficiente. Por mais que meu relacionamento esteja bem, por mais que Ronald esteja comigo, eu me vejo chorando nos cantos de casa, me sentindo tola, como se eu estivesse sempre um passo atrás de Tyna, como se ela pudesse interferir na minha de algum jeito. Até a ideia de um dia encontrar com ela nessas reuniões de empresa me deixam ansiosa e com pensamentos como "tenho de ir mais bonita que ela, ser mais eloquente que ela, ser mais elegante que ela" e isso acaba comigo. Pq eu tenho minhas conquistas e meus reconhecimentos; sou uma ótima profissional e já fui várias vezes reconhecida por isso; mas sempre que ouço falar das conquistas dela, eu quero ser bem mais e melhor que ela. Não estou conseguindo lidar com isso, de verdade. Obs: os nomes são fictícios.

A melhor resposta 25 AGO 2022

Oi Melyssa!
Se continuar assim, com certeza vai fracassar!
A situação pode ficar cada vez mais ruim, até voce aprender o significado deste sentimento.
Precisa se recuperar, precisa resolver teu problema de sentir-se inferior, tua dependência, tua carência.
Ninguém é melhor ou pior do que ninguém, cada um tem seus conflitos que precisa resolver, curar.
Aproveit deixa para descobrir o que isto significa para voce e faça amizade com esta moça... através dela, vai conseguir resolver um conflito que está em ti.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

25 AGO 2022

Olá Melyssa, espero que esteja tudo bem com você.

Segurança afetiva é uma expressão muito importante para a manutenção de um bom relacionamento. Quando não temos segurança afetiva, podemos, a qualquer momento, deixar que influências e suspeitas externas, muitas vezes sem nenhum respaldo na realidade, entrem no meio de nossas relações, e acabem causando um clima constante de desconfiança, insegurança, medo, comparação, frustração e baixa autoestima. Se isso não for trabalhado agora, esses sentimentos que citei podem aumentar com o passar dos dias, e chegar a níveis que prejudiquem muito a qualidade de sua relação afetiva e, consequentemente, a qualidade de sua vida. Perceba que tendo esses sentimentos, possuindo esses pensamentos, você própria esta criando esse cenário que está te causando desconforto e incomodo. Isso não vem de seu namorado, nem da moça em questão, mas sim de você. Eles estão dando prosseguimento com a vida deles, com as relações e projetos deles, e você ainda está atrelada a uma situação que já passou, cultivando laços com esse contexto do passado. O que acontece para que você permaneça com esses sentimentos, é o que precisa ser melhor compreendido, e um processo psicoterapêutico com um Psicólogo pode facilitar essa compreensão. Mesmo que essa moça se mude para outro pais, você ainda poderá nutrir esses sentimentos, se isso não for terapeuticamente trabalhado. Por isso, se você sentir necessidade aprofundar nessa questão, e ultrapassar esse padrão, é indicado você buscar um Psicólogo neste momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 AGO 2022

Olá Melyssa! Obrigado por escrever. A Tyna e o Ronald, pelo que você escreveu, estão vivendo as vidas deles, os papeis deles, de forma contemplar o respeito a você. Você é que está incomodada. Certamente há componentes em você de falta de confiança, de explicar a essência de si, pelo mundo externo. Isso não é adequado. De outro lado, a mistura de papeis, envolvendo namoro e ex-namorada do namorado, é dificultador que reforça a ideia de falta de expansão. Em outras palavras, o papel de namorado é ao mesmo tempo vivenciado com o papel e colega de trabalho. Isso explica um pouco sua insegurança, mas também denuncia um pouco a limitação de horizontes.
Será necessário que você passe por uma assessoria cientifica de um psicólogo para resgatar a autoconfiança, rever a identidade, personalidade e essência pessoal.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.