Como posso superar as mágoas do passado? E me preparar pras do futuro?

Feita por >Gih · 31 ago 2023 Abordagem psicológica

Tenho quase 40 anos, estou desempregada, meu marido precisa trabalhar em outro estado, moro de favor na casa dos meus pais. E sim me sinto um lixo, porque sou desempregada, porque meu marido nitidamente tem vergonha de estar na rua comigo, porque sou obesa, e também sou preta! Apesar de tudo isso eu sei que sou uma pessoa inteligente e extremamente competente. Mais o meu físico impede as pessoas de verem meu potencial. Nem sei quantas vezes já fui descriminada e menosprezada por isso. Tenho plena consciência que sou dependente emocional do meu marido. E isso tudo faz eu me sentir num buraco o qual nunca mais vou sair. Carrego um caminhão de mágoas de inúmeras pessoas ao meu redor. Desde sempre. Sofro racismo desde da infância e parece que isso vai me perseguir pro resto da vida. Se não fosse meus filhos e não veria mais propósito de estar aqui. Parece que a minha única função na terra foi ser mãe, e isso eu já cumpri. Não posso mais ter filhos, então não vejo porque continuar sofrendo com o que não tem remédio.

A melhor resposta 1 SET 2023

Olá, Gih!

Imagino o quanto esteja sofrendo, mas além disso vejo o quanto existe uma auto crítica grande aí: "porque sou desempregada". Você é desempregada ou está desempregada momentaneamente? Parece bobo, mas nossos pensamentos algumas vezes estão distorcidos e nos geram emoções desagradáveis. Precisamos em terapia analisar esses pensamentos e verificar quais distorções existem, tomar consciência delas e trabalhá-las. Vejo que você tem bastante conteúdo para um atendimento clínico, como questões de obesidade, autoestima baixa, desesperança, dependência emocional, etc.
Te aconselho a iniciar terapia com algum profissional para que possa te auxiliar . As mágoas podem ser trabalhadas em terapia assim como as temáticas acima mencionadas também.
Fique bem, viu?!
Abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

1 SET 2023

Gih
Não! Tua função na terra não foi ser mãe... teu objetivo nesta existência é superar as dificuldades, os desafios que estás enfrentando.
Sim! Voce é muito competente, mas se esconde por tras da obesidade e da cor. O estar obesa e preta não obscurece o teu potencial.
Todos esses problemas começam a desaparecer e perder força quando voce iniciar a não dar atenção a nada e a ninguém e começar a fazer o que sabe fazer.
Teu desenvolvimento como pessoa, como mulher e como profissional inicia quando entender que a vida te deu os talentos que tens como ferramentas de trabalho, deves fazer uso deles, fechar os ouvidos às críticas e simplesmente fazer o gosta de fazer.
Foi voce que se desafiou vir a esta existência com esta cor, sabias que ias receber muitos nãos; agora mostre para si mesma que és forte e vais conseguir vencer, pois tudo isso são testes à tua inteligência..
Voce não nasceu para ser amada, para ser admirada, para seres elogiada... nasceu para enfrentar estas dificuldades e mostrar para si mesma que és capaz disso e muito mais.
Conte apenas com a tua inteligencia, com a tua sabedoria, com os teus talentos e a partir do ambiente inicie uma caminhada de superação. Para isso, seja cega, surda e muda com as outras pessoas. E, elimine os julgamentos, principalmente contigo mesma.
Teu corpo é instrumento de tua alma. Ame-o e respeite-o porque juntos, vais conseguir mostrar a ti mesma a mulher de valor que és. O potencial precisa se concretizar. Voce é como é; cada um é como é. O comentário dos outros são provas que precisas superar.
Abraços

5822 respostas

1 SET 2023

Olá Gih,
sugiro que busque a ajuda de um profissional urgente. O processo para ressignificar mágoas passadas é complexos, porém possível com o envolvimento e comprometimento do paciente e não é rápido necessitando de muita determinação. Fico a disposição para um encontro online para falar sobre como a psicoterapia pode estar te ajudando neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

1 SET 2023

Olá Gih! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! Você escreve aqui porque quer modificar as coisas, quer conversar. Mágoas são coisas que prejudicam muito o magoado. A vida é uma construção em constante movimento. A melhor mãe que seus filhos podem ter é você. Os melhores filhos que você pode ter são esses. Para completar o raciocínio, a melhor realidade que você pode ter é a tua. Faz parte dela, essa comunicação aqui, indicando que você quer modificar as coisas, melhorar tua situação. Eu acredito muito que a vida é uma constante construção, que você poderá melhorar muito. Continue se comunicando, dando passos para modificar as coisas.
Vamos conversar?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

1 SET 2023

Olá Gih, pelo seu relato você está precisando de suporte médico e psicológico. O suporte médico para cuidar da obesidade, pois é uma doença e que precisa ser tratada por médico e também com o psicólogo, pois vai dar suporte para entender o que está acontecendo nesse momento. Buscar o autoconhecimento e trabalhar a autoestima também será importante.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

1 SET 2023

Olá Gih!!! Então consigo observar em seu relato que vc não está bem. O não estar bem influencua em vários fatores em sua vida , principalmente em sua autoestima. É muito dificil ser amada se nao conseguir forças para se gostar. Beleza é algo subjetivo existe gosto para tudo, o que precisamos é trabalhar com seu "ânimo" ânimo para se arrumar, trabalhar, viver. Problemas existem sempre, o que precisamos é tentar solucionar da melhor forma possível. Estou a disposição

Tania Psicólogo em Curitiba

14 respostas

1 SET 2023

Olá! Em primeiro lugar, é fundamental que a senhora se sinta à vontade para falar do seu passado e das situações que lhe trouxeram sofrimento. Muitos aspectos da nossa vida atual são fruto de vivências passadas e traumáticas. Em segundo lugar, é preciso considerar SEMPRE os preconceitos que cercam mulheres negras e todo o desconhecimento acerca da obesidade. Esses são aspectos que certamente atrapalham a senhora e possivelmente influenciam na auto-estima, motivação e sensação de pertencimento. É necessário que a senhora procure um profissional que realmente possa escutá-la e que considere também os fatores sociais que lhe acompanham.

Lucas Athaide Psicólogo em Porto Alegre

1 resposta