Meios pra superar uma separação após uma traição?

Feita por >Laila · 31 dez 2017 Separação

Bom dia. Namoro há 3 anos, comecei a namorar meu atual parceiro quando me mudei pra cidade que vivo. Não conhecia ninguém, e ele foi um amigo, me ajudou muito e logo nossa amizade se tornou um amor. Ele havia se separado recentemente (7 meses) de um casamento no qual ele foi traído e pegou a mulher num restaurante com o cara após segui-la. Ele sofreu muito. Eu já estava 3 anos solteira. Dois anos juntos estávamos brigando muito por várias coisas e ele quis dá um tempo na relação, mas com o passar dos dias tentou me fazer de ficante. No início estava confusa e aceitei, depois vi que não me fazia bem e encostei ele na parede, então nos afastamos por decisão mútua. Fiquei muito magoada com a postura dele. Estava de férias no trabalho e viajei sozinha pra visitar minha família em outro estado. Um dia antes deu viajar, em pleno carnaval, ele quis voltar o relacionamento, e eu não quis. Quando voltei retornamos a relação. Alguns meses se passaram e meu ex namorado enviou uma mensagem me chamando pra um campeonato de surf que ocorria na minha cidade, eu educadamente neguei dizendo que já ia com meu namorado e que não achava que seria confortável pra ele se fossemos juntos. Ele entendeu o recado e nunca mais me procurou. Meu namorado pegou meu telefone e viu a mensagem e não conversou comigo. Eu não falei nada porque esse mesmo ex fez uma visita na minha casa sem ser convidado, e meu atual tinha visto ele saindo da minha casa e ficado muito chateado, então pra não ter novo atrito decidi não comentar nada. Alguns meses desse ocorrido, numa sexta-feira meu namorado disse que foi pra casa de uma amigo numa sexta-feira a noite, e me retornou as mensagens de um jeito estranho. Senti na hora que alguma coisa estava acontecendo. Tinha certeza que naquela noite estava sendo traída, e estava certa. No início ele tentou negar, mas viu que não tinha jeito e contou tudo. Fiquei arrasada. Ele usou a mensagem do meu ex como justificativa. Me contou que a menina que morava em outra cidade que ele ficou enquanto estávamos separados o procurou e ele foi ficar com ela. Ele trouxe novamente uma pessoa pro nosso relacionamento do passado, quando ele não quis mais namorar comigo, pra mim foi mais doloroso ainda. Terminei com ele, mas o agredi muito com palavras e insultos, pois estava muito ferida, e ao invés dele entender meu lado, me humilhou mais, devolvendo insultos e jogando coisas do passado na minha cara pra se justificar, alegando depois que estava se defendendo. Disse com todas as letras que ele não me procurasse nunca mais. Depois de uma semana ele veio com o rabo entre as pernas pedindo perdão, dizendo que dispensou a garota, que faria tudo que eu quisesse pra ter segurança que me amava, que ele estava muito mexido com a mensagem do meu ex, que já tinha conversado com a garota que não tinha nada a ver e me comprou alianças de compromisso, chorou, fez uma drama... Decidi perdoá-lo. Porém, atualmente após 6 meses, não consigo mais confiar nele. Me sinto inferior como mulher por ter aceitado isso tudo, e a admiração que tinha por ele acabou. Fico jogando na cara dele e sei que é errado, mas é mais forte do que eu. Não consigo perdoá-lo de coração e sempre acho que ele poderá fazer de novo. Às vezes a situação passa na minha cabeça como um filme e eu sinto tudo de novo como fosse hoje. Tenho 30 anos, quero casar, ter alguém pra vislumbrar um futuro, mas não consigo mais vê-lo como uma pessoa pra isso, até porque temos muito objetivos diferentes de vida, e não temos planejamento de futuro, e já falei isso pra ele abertamente. Sei que racionalmente o certo é desistir dessa relação, mas me sinto muito sozinha, pois não tenho amigos e sei que terei que ser muito forte emocionalmente, porque ele não vai aceitar a separação facilmente. Sei que ele gosta muito de mim, mas suas atitudes mostrou um caráter duvidoso. Como posso traçar meios pra sair dessa relação mantendo a força emocional sem sofrer tanto?

A melhor resposta 2 JAN 2018

Laila, no seu relato dá para perceber como existe uma indecisão muito grande da sua parte e como você acaba fazendo escolhas das quais se arrepende depois. Isso pode ser relacionado ao fato de a sua ato estima ser baixa e do medo que você falou de ficar só. Mas é possível fazer amizades, ter um círculo social e não ficar se submetendo a relacionamentos aversivos. Acredito que a psicoterapia poderia ajudar muito a você a entender melhor seus sentimentos e a lidar melhor com suas escolhas. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 MAI 2020

Olá,
Primeiramente, podemos indicar o tratamento psicológico, que é para nos fortalecermos, nos entendermos melhor. Segundo, volte o olhar para você e para frente, tire lições do passado, mas não fique só nele, aprenda a gostar de sua companhia, o único responsável por minha felicidade sou eu mesmo.
Estou à disposição.
Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

31 DEZ 2017

Ola, Laila.
O fim de um relacionamento nem sempre é fácil, mas se não vê mais um futuro com ele, tem que seguir a vida é procurar outra pessoa, você falou de força emocional, por isso sugiro que procure por um profissional, para que possa se fortalecer e reafirmar sua decisão.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo