Ele quer realmente namorar comigo?

Feita por >Laura · 19 abr 2017 Terapia de casal

Gostaria de saber se ele quer realmente namorar comigo.

Conheci meu namorado a 11 meses em uma casa noturna, coisa que eu nem acreditava que pudesse encontrar uma pessoa tão bacana lá. Eu, com 41 anos e ele, com 48 anos. Desde o primeiro momento ele sempre foi muito atencioso, carinhoso e bom dançador, rsrs. Ele veio de um divórcio de 4 anos, com dois filhos de 18 e 20 anos de idade. No início foi tudo perfeito, os 09 meses primeiro de namoro eram especiais, ele sempre se preocupava de fazer algo que pudéssemos compartilhar juntinhos. Preparou uma surpresa no meu aniversário, viajávamos em hotéis românticos. Ele não é nenhum galã de novela mas sempre foi vaidoso, ia direto a academia, sempre cheiroso. Gostava muito de sair e a preocupação dele sempre era me ver feliz. Com o decorrer do namoro que começou a afirmar que me amava que apesar de ter sido casado 23 anos não sabia que poderia sentir o que sente por mim, que é especial e diferente. Planejava em ficar juntos para sempre. Tudo ia muito bem. Até aconteceram duas coisas em sua vida que mudaram completamente a nossa relação. A primeira, ele descobriu que seu sócio estava deixando de pagar as contas na empresa e fez diversas dívidas. Ele quase enlouqueceu e até não comprar a parte do sócio não dormia. Está negociando as dívidas que serão até daqui a 2 anos. E a segunda, é que começou a mexer nas divisas de bens. Pensa na encrenca a ex dele que no entanto era amiga dele, e até conversava legal comigo começaram a brigar na justiça. Foram sucessivas audiências, e ela tentou até deixar os filhos contra ele. Ficaram por 2 meses sem falar com o pai. Resumindo, meu namorado é uma pessoa muito companheira contava tudo para mim para aliviar a sua dor, mas com o tempo percebeu que isso tbém estava fazendo mal para mim e que sem querer eu tbem dava minhas opiniões. O que começou a acontecer? Ele começou a se afastar e pediu um tempo. Conseguimos ficar sem falar por apenas um fim de semana, ele me procurou e pediu para voltar. Não conseguia falar ao certo o que estava tentando com isso. Passou mais alguns dias e nosso namoro começou a ficar frio, chorava dizia que era para eu entender que me ama muito, muito mesmo mas a sua cabeça precisa de um descanso, que precisa ficar sozinho. Aquele homem que eu conheci mudou. Não foi mais a academia, emagreceu, não se veste como vestia sempre alinhado, não vi mais sorri. Então, ele pediu para terminarmos e eu claro aceitei, falei que apesar de tudo que ele estava passando não conseguia entender como um homem que me ama pode correr o risco de me perder, que prefere ficar sozinho com seus problemas.

Que eu poderia apoiá-lo e superar essa fase. Mas ele foi relutante e disse que isso era o melhor para nós dois. Aceitei. Ficamos 3 semana sem nos falar e um dia, ele passou em frente ao meu serviço e perguntou se eu não poderia entrar, que gostaria de me levar para casa. Conversamos e ele pediu para nos encontrar para tomar um café e conversarmos. Disse que não consegue viver sem mim, que ele sabe que o futuro dele é comigo, que sabe o que vivemos é amor. Mas com lágrimas nos olhos disse que teve coragem de me dizer que está com medo de um compromisso mais sério comigo, que quer se tratar, sabe que não está bem, que precisa de uma psicóloga. Final de semana some, vai para o sítio de familiares, viaja, quer ficar sozinho e dia de semana conversa comigo pelo watts. Eu não ligo para ele, não mando mensagens, só respondo o que ele pergunta. Ele tem me deixado muito tempo sozinha. Me levou um presente de páscoa, tivemos até oportunidade de fazer amor, mas ele disse que quer as coisas certas, completas, sem machucar ninguém. Eu, uma pessoa segura, firme nos meus propósitos, já não sei mais o que pensar. Eu deixei claro para ele que não ficaria em casa, saio com as amigas, para barzinhos, baladas. Mas eu também sei que ele é uma pessoa especial, que eu o amo muito. Ele pediu para ficarmos assim, sem namorar até o final desse mês onde se encerram todas as audiências e acaba a briga na justiça. Aí teremos uma conversa para decidir a nossa vida. Estou tão magoada, e sem direção, parece que nesse momento que ele mais precisava de mim preferiu ficar sozinho, afastado que ficar com quem ele ama. Não dá para entender essa mente confusa dele. Em nosso relacionamento, nunca brigamos, sempre tivemos diálogo, conversas, sempre senti muita sinceridade dele. Conheço toda a família e amigos dele e ele os meus. Tudo com muita cumplicidade e agora isso tudo. O que eu faço?

A melhor resposta 11 MAI 2017

Atendimento e acompanhamento psicológico. Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidades e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

25 ABR 2017

Bom dia Laura, como está? Dê um tempo para seu namorado resolver os problemas dele que não são poucos. Homens são diferentes das mulheres, nos gostamos de compartilhar nossas dificuldades, já os homens preferem resolver seus conflitos sozinhos. Entenda que é um momento difícil em sua vida, mas que irá passar, não pressione e seja compreensiva que tudo dará certo. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

20 ABR 2017

Olá, Laura. Se seu namorado está passando por esse turbilhão de problemas e emoções negativas, ele pode estar com depressão e as atitudes dele se tornam perfeitamente compreensíveis. Nesse caso, ele precisa se tratar e receber todo apoio e compreensão possiveis. Não aumente a angústia dele e a sua, busquem informações e talvez tratamento e com um pouquinho de paciência, vocês vão encontrar a melhor solução para vocês dois.Boa sorte.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas

54 respostas

19 ABR 2017

Laura, bom dia! Não temos como mudar o sentimento das pessoas, mas cuidar do nosso e das nossas relações. Neste contexto, a opinião, a conversa e a orientação são importantes para o diálogo na relação, mas sempre com cuidado e zelo nas interpretações. Cada um seguirá conforme seus sentimentos. Seria importante você procurar profissionais que possam te ajudar nestas situações através do processo terapêutico. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Contudo, só vocês podem conversar e se responsabilizar quanto ao andamento do relacionamento (namorar, morarem juntos....)e alinharem as expectativas de cada um quanto à relação.
Em uma relação afetiva é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. Relacionamento é negociação e muita conversa.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro