Meu namorado diz que ama, mas vive se colocando na posição de me perder

Feita por >Maricota · 3 mai 2020 Terapia de casal

Estou num relacionamento a 11 meses eu amo muito meu namorado e ele tbm diz sentir o mesmo, é bastante carinhoso e preucupado comigo . Desde do início sempre falou em casamento e planos para o futuro. Ele já passou por algumas situações difíceis em um outro relacionamento, é bastante inseguro, e quase sempre apresenta muita desconfiança sobre mim , eu tento compreendelo e sempre demonstro o quanto o amo e não vou deixá-lo ou trai-lo. Não somos de andar discutindo mas oque vem me deixando muito confusa e triste é que sempre diante de uma discussão, ou uma situação em que um magoou o outro ele sempre fala em término, ele fica se diminuindo e se culpando dizendo que eu não o mereço, ou que ele só me faz sofrer, ele não sabe procurar soluções para o problema, ele simplesmente quer fugir da situação, quando acontece isso é sempre eu que tento motiva-lo a não desistir de tudo. Eu penso ser normal numa relação ter fases ruins e quando o casal se ama devem lutar juntos para superar . Depois quando ele se recompõe e para pra pensar que ajio com impulsividade, ele começa a falar que ama e que quer passar o resto da vida comigo, fica se desculpando e em fim ficamos bem , super felizes , seguimos em frente, mas quando surge alguma outra dificuldade a situação volta a se repetir, é o mesmo drama , é como se ele não conseguisse lidar com um problema as vezes coisas até simples de se resolver, ele simplesmente se desespera , começa a dizer que vai embora , que ele só estraga a minha vida etc . Eu o amo de verdade mas isso tem me deixado muito ansiosa e confusa , vivo sempre com a sensação de ser abandonada , daí fico na dúvida como posso pensar em me casar com alguém que mesmo jurando que me ama e provando isso de varias formas vive ameaçando me deixar, e se colocando na posição de me perder é muito frustrante . Oque devo fazer ? Podem me ajudar ? Desde já Obrigada .

A melhor resposta 4 MAI 2020

Olá Maricota! Grato por participar. Seu texto sugere certo amadurecimento; isso é positivo. As ditas situações difíceis porque ele passou em relacionamentos anteriores,são ditas por ele, como difíceis, ou você já as conheceu, independentemente da versão dele, de forma a pensar que são difíceis mesmo? Também é importante pensar: ele se sente inseguro ou se apresenta como inseguro, como forma de evitar aprofundar questões desconfortáveis e doloridas para ele? Será interessante poder entender a real causa do comportamento inseguro dele. De outro lado, quem escreveu foi você. Isso é sinal que você esta incomodada com isso. Ele estará? Certamente o trabalho técnico- científico de um psicólogo propiciará muito aprofundamento que esclarecerá e ajudará a desenvolver formas de trocas mais evoluídas e adequadas à otimização do desenvolvimento pessoal e social de vocês. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: mais uma morte evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

10 JUN 2020

Boa noite Maricota, respondendo a sua pergunta, sugiro que você pare para pensar, reflita sobre seu relacionamento, faça uma lista dos prós e contra durante esses 11 meses, os momentos bons, difíceis, a indecisão, a insegurança, o querer e não querer do seu namorado as dúvidas de se levar a diante um relacionamento instável. Nesse confusão toda sugiro que, você procure um terapia para conversar sobre todas essas questões todas que no momento te afligem.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador