Meu namorado está com depressão e diz não saber se me ama ainda

Feita por >Maria · 1 ago 2023 Depressão

Meu namorado está depressivo, está fazendo tratamento mas sinto que ele tem sido mais frio. Recentemente ele disse que não sabe se ainda me ama e que se sente perdido e que tudo que ele faz parece errado. Não sei o que fazer pois vivo na tensão com medo que haja um término.

A melhor resposta 3 AGO 2023

Oi Maria. Quando o indivíduo está passando pelo quadro de uma depressão ele tem a mente inundada por pensamentos negativos constantes, tem uma tendência muito grande a se autosabotar, além de muitas vezes não conseguir diferenciar bem as emoções, pois há períodos de confusão, mas no fim todas as sensações vão tender para o negativo. O tratamento para a depressão muitas vezes é um caminho árduo mesmo, e a pessoa vai vivenciar altos e baixos. Como você mesmo descreveu, "que se sente perdido e que tudo que ele faz parece errado", isso ilustra o que falei acima, pensamentos negativos, de menos valia sobre si e seus comportamentos. Se culpa, se acha errado. Costumo dizer para os pacientes que isso é a "depressão" falando, não você. Se você realmente quer permanecer nesse relacionamento tem que ter paciência e entender esses altos e baixos, sabendo que não depende de você nem de nada do que você possa fazer, porque é uma caminhada do seu namorado em relação a enfrentar a depressão. A sugestão aqui é que você busque terapia, para ter um acompanhamento mais direto, ter suporte emocional para lidar com essas situações em relação ao seu namorado. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

4 AGO 2023

Entre em contato, vem falar mais disso, dos teus medos, tuas vivências, vem aprofundar no teu autoconhecimento. Infelizmente não temos controle sobre o outro mas devemos assumir as rédeas da nossa vida. Não pode viver aprisionada com medo , dependente sempre do que o outro quer ou faz pra ti. Isso é dependência emocional.

Steffany E. Alves
CRP2201308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

3 AGO 2023

Olá boa tarde Maria, claramente alguém com depressão fica com problemas sérios em relação a si mesmo e aos outros, cobrança nesse momento não melhora as coisas pelo contrário tendem, a piorar o quadro

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

58 respostas

3 AGO 2023

Maria,
Se seu namorado está com depressão, precisa se curar, precisa fazer Psicoterapia.
Enquanto ele está assim, com certeza não te ama, mas apenas te mantem para alimentar a doença dele.
Ele está preso ao passado dele e não terá paz enquanto não superar este problema.
Abraços

5817 respostas

2 AGO 2023

Olá Maria! Obrigado por se colocar. Tanto você, quanto seu namorado, são extremamente maiores, infinitamente maiores do que o namoro e seu possível término. O grande namorado de cada pessoa é, em primeiro lugar, ela mesma. Namoros com outras pessoas são experiências, muito mais de amadurecimento e conhecimento mais de perto, do que de evolução do namoro. Somente pode terminar namoro quem começou. A rigor, praticamente todo namoro terá que terminar.
O centro da vida das pessoas precisa conter outros elementos. Por exemplo precisa conter turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, pratica de esportes coletivos de contato, estudos sérios e comprometidos, trabalho sério, grupos de estudos, teatro, esporte coletivo de contato, arte, dança, cultura, serviços comunitários.
Respeite-se, valoriza-se.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

2 AGO 2023

Olá!
Está na hora de você começar se priorizar, olhar para si.
Você quer continuar nesse medo nessa incerteza? Acredito que não, ele está fazendo o tratamento dele se cuidando, e você também precisa fazer isso se acolher se cuidar, pois caso ocorra o término você consiga seguir em frente.

Islaine Matias Psicólogo em Primavera do Leste

15 respostas

2 AGO 2023

Boa noite, Maria,
Sinto muito pela situação com seu namorado.
O tratamento contra depressão pode ser perturbador, pois pode revelar a ele questões que ele não pensava conscientemente e lidar com isso pode ser bem difícil.
Contudo, neste momento acho ser mais adequado falarmos sobre você. Esta tensão e medo que sente são naturalmente motivados pela ansiedade da incerteza e, ainda por cima, ouvir dele que não sabe se te ama e estar mais frio machuca demais.
Às vezes, lidar com isso tudo é excruciante, pois temos que "entender que o outro precisa de cuidados" e acabamos abrindo mão do nosso autoamor em prol daquele que precisa de ajuda. Mas e nós? Quem nos dá suporte?
Se neste momento estiver precisando de suporte, podemos conversar mais a respeito deste seu medo e do que sente em relação aos cuidados dele. Estou à sua disposição.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP: 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo