Meu ex diz que me ama, mas não pode ficar comigo

Feita por >Anasilva1313 · 24 set 2020 Terapia de casal

Nós namoramos por um ano e meio e apesar de alguns problemas nós nos amavamos muito. Ele tem ansiedade e depressao, no inicio do namoro chegou a tentar suicidio e mesmo com minha insistencia ele nao quis buscar ajuda. No inicio do ano um parente dele ficou muito doente e desde entao meu ex, na epoca atual, mudou completamente, ele se tornou mais distante e frio, começou a me evitar e no fim dizia nao ter animo nem para os jogos q ele tanto gostava. Ha 2 meses atras ele terminou cmg depois de perder o parente dele, ele alega que terminou comigo por me amar e achar que nao estava me fazendo bem, disse que pela situação que estava passando ele nao podia manter o relacionamento pois estava me fazendo mal. Bem, esses dias acabamos nos falando e ele ainda insiste que queria voltar comigo, mas que nao pode pois esta mal consigo mesmo e disse inclusive sobre ter pensado em suicidio, porem 2 dias depois estava postando fotos em uma “festa”. Sei que uma pessoa com depressao nao deixa de fazer algumas coisas e que redes sociais so mostram o lado bom, mas fico me perguntando se o que ele disse foi realmente uma desculpa ou se a depressao esta fazendo ele pensar que ficar comigo seria me fazer mal. Esta sendo difícil tentar entender o que se passa realmente com ele, pois ele se afastou de mim completamente depois do término, mas nas raras vezes que nos falamos ele desabafa sobre os problemas e diz que sou a unica que sabe como ele se sente

A melhor resposta 25 SET 2020

Oi Ana,
Ele precisa de um acompanhamento de profissionais especializados. Mas entendo a resistência em buscar ajuda.
Pelo que você escreveu, me parece que as reações dele é para se proteger da perda. E você como lida com toda essa situação?
É importante fazer terapia para você se fortalecer emocionalmente.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

20 DEZ 2021

Olá! Você não tem como saber se o que ele diz é verdade ou se é uma deculpa, você só tem a palavra dele e não adianta querer adivinhar o que ele pensa o quer, não tem como saber.
Sendo assim, te cabe o que que ele fala. Ele precisa de ajuda, isso está claro, pois tem pensamentos de suicídio, o que você pode fazer é orientar que ele procure ajuda ou conversar com a família dele sobre esses pensamentos, pois assim eles também poderiam levá-lo a fazer um tratamento médico e psicológico.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro