Meu noivo está com depressao e diz não saber se ainda me ama

Feita por >Baiana · 9 jun 2023 Depressão

Meu noivo foi diagnosticado com depressao e ansiedade crônica. Ainda não começou o tratamento com medicamentos, mas está fazendo acompanhamento psicológico.

Estávamos muito bem na relação até alguns meses atrás. Moramos juntos há 4 anos e estamos juntos há 6 anos. Sempre fomos muito amigos e parceiros e tínhamos poucas brigas, uma relação ótima com ambas as famílias.

Cerca de 3 meses pra cá ele tem estado mais irritado e recluso. Um mês atrás ele veio me falar que não sabia se ainda queria se casar comigo e não tinha mais certeza do amor dele por mim. Logo após isso ele foi diagnosticado com depressao e tem piorado e se afastado mais a cada dia. Agora ele disse que não sabe se quer continuar comigo, saiu de casa e não quer tomar uma decisão antes de se tratar.

Essa confusão mental, sensação de falta de amor por mim, não querer estar junto comigo, pode ser a depressao? A depressao gera esse tipo de dúvida e sensação?

Ele continua trabalhando e comendo, mas parece outra pessoa. Era super pra cima e carinhoso, mas agora parece estar sempre em luto. Não sei mais o que fazer, estou disposta a ajudar e esperar, mas ele nem quer mais estar na nossa casa.

A melhor resposta 14 JUN 2023

Olá, Baiana. Compreendo sua apreensão, de fato acompanhar alguém que está passando por um episódio de depressão não é algo simples e de fácil assimilação. Como você observou, ele está no início do processo de tratamento da depressão, e quando a depressão é severa, com semanas de retraimento, mudança de humor, desmotivação, confusão e irritabilidade, quem está "de fora" e acompanhando essa passagem de fato se sente desolada, desorientada.

A depressão é um transtorno que incide diretamente na personalidade da pessoa, em seu temperamento, coisas, relações, hábitos que antes do episódio tinham uma coloração básica são fortemente tingidas pela dor melancólica, ganhando aspecto depreciativo, pessimista, desmotivador, fatalista.

Como você bem observou, Baiana, ele está atravessando esse processo de depressão e já está no início de recuperação: a psicoterapia irá lhe permitir elaborar suas questões, analisar causas e consequências de seus afetos, sua história de vida, seu sentido de vida - e essa ressignificação existencial te incluirá, incluirá o relacionamento de vocês, o lugar e importância que você tem na vida dele. O auxílio de antidepressivos será capital nesse processo de transformação, a medicação proverá a base para que ele possa aliviar o sofrimento e recuperar a normalidade motivacional, e como você pontuou, Baiana, ele ainda não iniciou o processo de restabelecimento neurofisiológico que o auxílio medicamentoso oferece, e a atuação efetiva da medicação leva em torno de 2 semanas a 1 mês para se fazer sensível. Precisamos aguardar.

Agora não é necessário você questionar nem seu vínculo com ele nem se ele está mudado intencionalmente em relação a ti, é o estado deprimido que o está afastando de ti, ele precisar sair da casa que vocês tem em comum é o sinal desse retraimento que a depressão imprime na pessoa, que faz com que ela se desvincule de todos os laços que ela tem, é um momento de recolhimento geral da subjetividade no qual a presença o outro, devido ao atual estado de fragilidade afetiva, pode gerar aflição, angústia. Agora é o momento de ele ser atendido tanto pela psicoterapia quanto pela psiquiatria, em especial aguardarmos a intervenção bioquímica realizar seu trabalho, para que daí, tendo condições mínimas de estado de ânimo, ir trabalhando as questões afetivas, emocionais, psicológicas. Você, Baiana, tanto quanto as referências afetivas que ele tem, familiares, amigos, precisarão adotar uma postura de distanciamento em que nem ele se sinta abandonado, rejeitado, nem estejam tão próximos ao ponto que ele não sinta ter esse espaço para reestruturação subjetiva que se faz necessário, respeitando esse delicado momento em que olhar dele sobre si se faz fundamental.

De fato, Baiana, este momento para quem "está de fora" da depressão é desnorteante, causa dúvidas e inseguranças, mas saiba que o processo é assim, de aproximações e distanciamentos para que ele possa elaborar seu sofrimento. Agora é aguardar o processo terapêutico da medicação e da psicoterapia fazer o efeito, e estar ali, próxima, reforçando o vinculo entre vocês que surgiu antes da depressão se apresentar, quando seu companheiro estava bem consigo e contigo. Com certeza você tem a melhor disposição e intenções para que ele esteja bem, porém certa medida de espaço entre vocês se faz necessário para ele, é o espaço para alma dele respirar. Reforce consigo seu apreço por ele, não desista, e seja paciente.

Fico à disposição para eventual aprofundamento,
Cordialmente,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

12 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 JUN 2023

Baiana,
Nada pode fazer por ele...
Mas se ele está com estes problemas, antes de casar ele precisa se curar. precisa resolver os conflitos dele
Ele precisa fazer Psicoterapia... não é o medicamento que vai curar. Vai piorar, isso sim.
Voce precisa se retirar da vida dele, pois se casar assim, vai gerar problemas e conflitos e frustrações.
É isso que voce quer?
Pois pare de passar panos quentes nele... ele precisa de tratamento.
Mas a escolha é tua,
Só pensa bem porque cada esolha gera suas consequèncias, seus resultados pelos quais, é responsável.
Abraços

5817 respostas

10 JUN 2023

Olá Baiana! Obrigado por escrever. As pessoas são infinitamente maiores do que os diagnósticos que a elas são imputados. É preciso precaução. A maior parte dos relacionamentos, para a maior parte das pessoas sem depressão, passam por desgastes com o tempo, implicando em modificações de comportamentos. De outro lado, de fato, as pessoas com depressão, tendem a ver a própria realidade com mais pessimismo, desejando modificar o que vinham vivendo até aqui.
Uma questão é lidar com a realidade dele, outra questão será cuidar de você.
Amor é uma subjetividade que direcionamos a alguém, mas a essência dele está na energia presente dentro de nós, mais vivemos a sensação de que ela se faz presente na presença da outra pessoa, isto é, idealizamos a outra pessoa e chamamos nossas expectativas de realidade amorosa na e da outra pessoa, da qual esperamos correspondência.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

10 JUN 2023

O querida
Sinto muito por toda essa situação, realmente é angustiante. A depressao é uma condição que o indivíduo sente uma grande desesperança trazendo consigo reflexões sobre lugares que ela está inserida não existe sentido.

Mas além disso tem o indivíduo e não devemos responsabilizar a condição do momento pelo término. Se ele já foi claro e fez a sua escolha, siga a sua vida, eu sei que parece frio e difícil mas a probabilidade de você adoecer e sofrer nessa espera ou luta é muito grande. Se priorize também. Grande beijo

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília