Sair de casa e falar que não ama mais é normal na depressão?!

Feita por >Roberta Oliveira · 31 ago 2022 Depressão

A pessoa depressiva falar que não ama mais e sair de casa são fatores da doença ou não? Temos uma história de 14 anos de casamento e mais 6 de namoro e noivado. Ao todo 20 anos,depois dessa doença tudo acabou para meu marido e estou sem chão. Ele se tornou uma pessoa fria sem sentimentos e grosseiro. Não sei que fazer o tempo todo fiz que a vida tem que seguir pra nós dia 1 de setembro agora fará uma bateria de exames inclusive do coração,e daí encaminharão para terapia com psicólogos ou psiquiatra ou talvez os dois. Ele não fica perto de mim por muito tempo,não conversa tanto e já disse que não se senti bem próximo a mim isso doi muito sabe.

A melhor resposta 1 SET 2022

Oi Roberta Oliveira,
É importante analisar as duas partes: sentimentos e situações.
O fato é que ele está em depressão e precisa se curar. Ele precisa fazer Psicoterapia, a única que pode resolver este problema. Pode ter a indicação temporária de medicamentos do psiquiatra, mas quem resolve é a consciência dele (Psicoterapia).
Tenha sob controle os teus sentimentos... ele não está de mal contigo, ele não está bem com ele mesmo... não foi voce que o deixou assim, ele é que não está sabendo lidar com ele mesmo.
Cada um é responsável por si mesmo e a má gestão consigo mesmo provoca mal estar em tudo.
Creio que precise de psicoterapia também para saber lidar com ele, numa situação como essa.
Ele precisa se resolver e voce precisa entender as situações que se montam entre voces, nesse processo.
Abraços

5817 respostas

25 SET 2022

Roberta. A depressao é uma condição mental bem complexa e dependendo do nível de depressao pode ser difícil para ele. E a ajuda q você pode dar e ser paciente.
Se possível faça terapia. Sou Monica psicóloga.
Os serviços profissionais são cobrados.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 SET 2022

Olá Roberta, boa noite!
A depressão é uma doença mesmo, e até se caracteriza pela falta de investimento/sentimentos nas pessoas a sua volta, mas a falta de sentido também afeta a própria pessoa que se sente na maioria das vezes certa inutilidade, pois não consegue fazer mais as coisas que fazia, muitas pessoas se afastam justamente pra poupar o outro de ficar na sua presença geralmente vazia, que bom que está fazendo exames. porém sugiro psicoterapia tanto pra ele quanto pra vc, pois também existe sofrimento em você que pode ser trabalhado. Não é fácil estar do lado de alguém que aparentemente está desistindo da vida, mas essa escolha não é consciente, o vazio é muito grande e a falta de esperança também, então se puderem procurem terapia para ambos...
Abraço
Tatiana Gomez
Psicóloga CRP 06/184307

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

1 SET 2022

Oi Roberta! Obrigado por perguntar. É muito importante entender as situações e seus fundamentos. Será necessário uma avaliação mais cuidadosa para construir com você, resposta consistente, esclarecedora e geradora de caminhos para melhorar as coisas. Em termos normais as pessoas, com a convivência, explicam suas dificuldades a partir daqueles com os quais convivem mais intensamente. Dói menos explicar dificuldades pelos outros e não por nós mesmos. Provavelmente esse componente contribui, mas é resposta não específica; vale para as pessoas em geral.
Será interessante verificar cientificamente.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.