Meu marido está com depressão e como saber se é a depressão falando?

Feita por >Anônimo · 11 mai 2021 Depressão

Namoramos 7 anos ficamos noivos 1 ano e estamos casados a 2 anos, ele começou a ter sintomas de depressão e começou a tomar antidepressivos e remédio pra dormir, isso a uns 5 meses, ele tem dores de cabeça quase todo dia e recentemente dores no peito e crise de pânico, agora fazem 2 semanas que sentiu pra conversar e disse que não me ama mais, que sente que tudo que ele fez até hoje foi pra agradar alguém, inclusive nosso casamento, em todo esse tempo que estamos juntos ele sempre demonstrou me amar, eu sentia o amor dele no olhar, ele tá na terapia eu também, com médicos diferentes, não sei se seria interessante passarmos no mesmo? Enfim, me bate uma incerteza se ele realmente não me ama mais ou se é somente a doença, mas como saber? como ajudar?

A melhor resposta 16 MAI 2021

Boa tarde, espero que esteja tudo bem com você!
É possível identificar duas situações distintas em seu relato. A primeira diz respeito ao diagnóstico dele de depressão, que pode sim causar baixa auto estima, desmotivação geral, insatisfação, insônia, tristeza profunda, confusão mental dentre outros. Isso vai depender do grau da depressão dele.
A segunda situação diz respeito a sua relação com seu marido. O quadro depressivo pode afetar com certeza a percepção dele sobre a relação de vocês, além do sentimento que ele nutre por você. Ele mesmo pode estar com dificuldades de mensurar esse sentimento internamente, levando em conta o atual estado em que ele se encontra.
É recomendado que busquem, os dois juntos, ajuda de um profissional de psicologia para que ele possa orientá-los adequadamente nessas questões, tanto no que diz respeito a depressão, quanto no que diz respeito ao relacionamento de vocês. A terapia de casal pode ser um bom começo, mas não descarto uma avaliação clínica por um psicólogo para ele, para investigar mais profundamente essa questão da depressão, para saber se de fato há uma procedência. Espero ter ajudado, e desejo que fiquem bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 MAI 2021

Não tem como saber e sim sentir...
Se ele está com depressão, precisa se curar disso e não é por via medicamentosa.
Diz que está fazendo terapia com médicos... precisa de Psicoterapia para tratar as causas da depressão, precisa tratar o campo emocional e não o racional.
O que voce pode ajudar?
Cuidando de si mesma, recupendo a si mesma, colocando as tuas energias em fluição, fazendo o que voce está escondendo e não tem coragem para fazer.

12 MAI 2021

Olá anônimo! Grato por citar. Faltam dados, faltam muitos dados. Antes de falar de depressão é muito, mas muito mais importante resgatar a inteireza dele. Ver história, memórias, rotina de vida, configuração familiar, ocupações, planos.
Será muito importante você ou ele, inicialmente, passar por uma avaliação científica com um psicólogo, para que possamos ter dados consistentes e planejar estratégias de modificação das coisas.
Quando se sugere você, é porque você está escrevendo aqui, apresentando a demanda, apontando a probabilidade de ele estar com conjunto de comportamentos que te fazem inferir adoecimento.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e passe por um estudo , cientificamente mais aprofundado.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, façamos fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

12 MAI 2021

Olá. O meu nome é Jane, sou psicóloga clínica com formação em terapia cognitiva comportamental e terapia do esquema. Ele necessita de terapia, recomendo a individual, a terapia cognitiva pode em muito facilitar nesse processo de recuperar a segurança, diminuir a ansiedade e resolver às crises de pânico. A terapia do esquema tem a sua leitura e procedimentos interessantes para que o sujeito consiga entender a sua construção afetiva e poder estar mais à vontade nas suas relações afetivas. Ter qualidade de vida, esse é um dos objetivos da terapia. Um grande abraço, se precisar estou aqui.

Jane Holetz Psicólogo em Balneário Camboriú