Tenho medo de falar que tenho depressão

Feita por >Maria Thala · 11 jul 2018 Depressão

Bom, eu sou uma pessoa depressiva e tento bastante não demonstrar as pessoas próximas de mim de que tenho tal doença. (Apenas 3 amigos meus sabem que tenho isso)

Não sei bem de onde vem esse medo, mas todas as vezes em que penso em falar para meus pais que tenho... Eu não consigo, eu imagino, na verdade, tenho certeza que eles contarão a todos que tenho depressão e todos irão me olhar de que sou estranha, claro isso não exclui minha familia que vai me olhar e falar pelas minhas costas desse problema...

Eu realmente não quero esses olhares e pensamentos sobre mim nas minhas costas..

A melhor resposta 12 JUL 2018

Oi Thalia, você disse que tem depressão, algum profissional deu o diagnóstico ou é uma avaliação sua? Você faz acompanhamento?
Acho que mais que o olhar das outras pessoas, o que está pesando é o SEU olhar sobre quem você é ( você é mais que uma depressão) e a forma como você se sente. Esse olhar negativo está contaminando sua avaliação do que os outros vão pensar. Será que vão pensar e falar coisas negativas de você mesmo? Será que essa avaliação negativa sobre você nao é sua? E se pensarem ,isso muda quem você é?
Acredito que quando você lidar de uma forma diferente com você , você passa a mensagem diferente para o outro também. E também vai diminuir o impacto do que outros pensam e falam.
Seria importante buscar um profissional que confie e que vai te fortalecer e ajudá-la a lidar com a depressão ( caso avalie que é depressão) e ver além do rótulo. Além dos outros benefícios, claro.
Um grande abraço. Espero ter ajudado de alguma forma.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

26 JUL 2018

Boa tarde Maria Thala pelo seu relato o medo é uma questão que preenche muito a sua vida, nesse momento você só fala do seu medo de todos ficarem sabendo que você tem depressão, isso é o que mais te incomoda agora.
Por você não escrever aqui mais sobre você como quando começou a doença? Já fez consulta com médico psiquiatra? Alguma vez conversou com uma psicóloga ou já fez terapia? Faz uso de medicamento receitado por psiquiatra? Que idade tem?Mora com a família ou com outras pessoas? Trabalha? Estuda? Estado civil? Tem filhos? São muitas informações que você não forneceu desse modo posso apenas sugiro que procure ajuda de um psiquiatra para uma avaliação do seu estado geral medico e em seguida procure um psicologo especialista em Terapia comportamental para ajudá-la nesse momento difícil, assim você poderá iniciar um tratamento para resolver esse problema. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

17 JUL 2018

Ola Marta tudo bem?

Ja que você sente medo de falar isso com pessoas conhecidas, que tal procurar um profissional que está preparado para lhe ajudar, tenha certeza que você vai se sentir muito melhor e esses medos vão se dissolver.
Abraços
Natalia Martins Psicóloga

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

11 JUL 2018

acredito que seja importante você buscar um profissional de psicologia na sua cidade, não apenas para falar sobre sua vida, o que sente e entender essa insatisfação consigo, mas também para encontrar em si mesma as diversas qualidades e o valor que possui. Cada ser humano tem a sua história e constrói a sua trajetória. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação especial entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas relações, seu jeito de ser! Existem diferentes linhas de trabalho dentro da psicologia, mas todos buscam a melhora significativa do paciente seja Psicanálise, Gestaltista, Junguianos, Lacanianos, TCC, todos são psicólogos. O Importante é você encontrar qual a melhor linha e Psicoterapeuta que você se identifica! Não existe certo ou errado! Mas encontrar a melhor forma de compreender a queixa, o mundo e a sua forma de lidar com o mundo. E não desistir de você! Para quaisquer esclarecimentos, ou mesmo, atendimento, estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro