Meu marido tem depressão e seu jeito de ser comigo mudou muito

Feita por >Confusa e magoada · 15 fev 2021 Depressão

Sou casada há quase 7 anos, mas nosso relacionamento tem mais de 15 anos. Sempre fomos muito sinceros e abertos um com o outro. Em 2016 eu tive depressão e crises de pânico muito fortes, e ele esteve sempre ao meu lado. Me ajudou de todas as formas a passar por isso, e passei. Mas de um ano e meio para cá tenho notado muitas diferenças no comportamento dele de modo geral, mas eu por estar mais próxima sou a maior afetada. Falei que achava que ele estava com depressão, e depois de muita insistência ele finalmente procurou ajuda e hoje toma remédio e faz terapia. Mas isso tem 6 meses já e nem eu e nem ele sentimos que ele esteja melhorando. Ele sempre foi uma pessoa muito calma e paciente, e agora se irrita muito fácil. Há meses também que ele não fala que me ama como falava, ou faz carinho de forma natural como sempre fez. Já cheguei a conversar sério se o amor havia acabado, se ele ainda gostaria de estar aqui. Se de repente a convivência aumentada pela pandemia tinha causado um desgaste no nosso relacionamento e ele me garantiu que não. Que ainda me ama e não quer se separar, mas que não sabe pq não consegue agir comigo como sempre agiu. Fico muito confusa pq qdo eu tive depressão em momento algum mudei meu jeito com ele. Quero ajudar a passar por esse momento, mas esse novo jeito dele comigo me magoa e fico em dúvida do que fazer ou como agir para não piorar a situação dele e a nossa.
É normal a pessoa com depressão não conseguir nem fazer um carinho na outra?

A melhor resposta 15 FEV 2021

B tarde, a depressão tem sintomas como falta de vontade de fazer o q fazia antes, irritação...
Talvez o medicamento n esteja funcionando ou a terapia, ou os 2. 6 meses de tratamento já era p estar apresentando alguma melhora. Converse c o psiquiatra/ psicólogo.
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro