Meu namorado tem depressão e fala que quer se matar

Feita por >Rafa · 15 fev 2022 Depressão

Bom,já conheço ele a mais ou menos uns 2 anos e meio, ele era meu melhor amigo mas eu gostava dele dês daquela época, só q não podíamos estar juntos, ainda naquela época a gente brigou pq ele se afastava e n tava mais se importando com nada, depois de uns meses a gente começou a namorar, já faz 6 meses de namoro quase 7, no começo foi maravilhoso, mas faz um tempinho que ele voltou a ficar estranho , quando eu entrei no relacionamento eu sabia q isso ia acontecer, mas ele do nada sem motivo queria terminar pq falava q estava cansado , mas n terminava pq dizia n querer me machucar... A dois dias ele falou isso de novo, eu fui até a casa dele perguntei se ele tinha certeza e ele disse q sim, eu estava cansada tbm e tenho muitas crises de ansiedade pq só eu estava me esforçando, eu sabia q ele estava mau e por isso estava distante, aí depois de um dia, ele começou a se sentir muito culpado , e dizer q iria se matar , n com essas palavras, de noite um amigo dele inventou umas histórias dizendo q ele me traiu e eu contei para ele, pq sabia q era mentira, eu vi que ele mudou naquele momento e liguei para ele , nisso eu chorava se engasgava e até vomitava , disse q antes de atender ele estava a muito pouco de cometer suicídio , convenci ele de vir aq em casa pq ele mora nas ruas de trás , conversei com ele ,ele se acalmou e eu convenci ele a lugar e n desistir , voltamos mas eu pedi para ele tentar n me tratar mau sabe ,por causa da depressão ,isso ainda de madrugada , hj ele veio passar o dia comigo , foi perfeito, ele ria e parecia feliz , mas do nada de noite ele ficou triste quando chegou em casa disse q voltou , toda aquela dor ,eu tentei acalmar ele , fiz ligação até ele dormir , mas ele tem dificuldade em falar oq sente, ele nunca fala , então eu n sei oq fazer , pq amo ele mas eu sei oq fazer, n quero q ele tire a sua vida , mas tbm n quero ficar em um relacionamento onde só eu estou presente e demonstrando sabe ? Me esforçando para deixar ele bem e tendo diversas crises por isso , só quero saber como ajudar ele

A melhor resposta 16 FEV 2022

Olá Rafa,
Ele é o seu primeiro namorado? acredito que vocês devem ser bem novos pelo seu depoimento.
Se ele foi diagnosticado com depressão é preciso de um tratamento com um psiquiatra e um psicólogo. A oscilação de humor pode acontecer, a tendência é que ele fique na maior parte do tempo em estado depressivo, a baixa autoestima e a sensação de não fazer bem para outra pessoa é natural para quem tem depressão, não significa que ele não esteja se esforçando para fazer você bem, pelo contrário, é um esforço muito grande tentar agradar e demonstrar afeto quando a pessoa tem depressão. Creio que ele esteja se esforçando muito, pois a depressão é uma doença séria.
Se você quer continuar com ele saiba que precisa dar muito apoio ao invés de dizer que ele está te tratando mal, pois pode deixar ele mais depressivo ainda. Essas atitudes dele não é porque quer, é o estado depressivo que ele se encontra.
Se você o ama e quer ajudar, precisa compreender melhor como funciona a depressão, e as características da pessoa depressiva.
Pode ser que seja cansativo para você em muitos momentos, até por que vocês estão juntos há pouco tempo.
O melhor a se fazer é certificar que ele está fazendo o tratamento corretamente, e você pode perguntar ao médico qual a melhor forma de ajudar ele.
Mas se atente ao que vai dizer para o seu namorado, pois certas palavras pode aumentar o seu estado depressivo, você precisa dar apoio e compartilhar momentos bons com ele, e evitar julgar, e evitar dizer à ele que está fazendo ruim para alguém ou para você.

Abraços

Psicóloga Amanda Cesena Psicólogo em São Paulo

11 respostas

22 FEV 2022

Oi Rafa,
Por mais dedicação que tenha por ele, a única coisa que pode fazer é pedir para ele fazer Terapia, ele precisa resolver estes conflitos que tem. Ele pode se curar, pode resolver, mas ele precisa querer.
Se ele não quer mesmo, afaste-se dele e diga que nem tu se importas mais com quem não quer se cuidar.
A vida é de cada um e cada um faz da sua vida o que ela quiser.

5817 respostas

16 FEV 2022

Olá Rafa! Grato por escrever. Pelo jeito que você escreveu, vocês parecem ser bem jovens. Também em seus escritos, observa-se que esse estado diferente dele (ele não estava mais se importando com nada). Diante desses fatores, será importante passar essa incumbência de lidar com essa dificuldade dele, para a família dele. Você pode contribuir, mas quem tem que tomar medidas efetivas é ele e a família dela. Será necessário que um psicólogo possa estudar mais detalhadamente a história e o contexto de vida dele.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

16 FEV 2022

Oi, Rafa
Há um limite até onde as pessoas próximas a nós podem nos ajudar diretamente. Infelizmente, como leigos, não podemos ajudar o tanto que gostaríamos. Entretanto, penso que, nesses casos, a melhor forma de ajudar é ajudar a pessoa a encontrar ajuda. Busque profissionais que se enquadrem a um atendimento que ele gostaria, se online ou não, etc.
Acredito que, acima de tudo, você precisa ter claro pra ti que fez e está fazendo tudo o que está a seu alcance. Para além disso, o outro tem a liberdade de escolher o que desejar, mesmo que isso nos machuque.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha