Estou com depressão e quero terminar meu namoro

Feita por >Diana · 4 set 2017 Depressão

Eu estou com depressão e em um relacionamento que já dura mais de 4 anos. Vivemos muita coisa juntos e apesar de algumas vezes ele ser uma pessoa grossa e bruta algumas vezes, nos damos bem.

O problema é que o tempo foi passando e o relacionamento se tornou rotineiro e sem evolução.

Estou passando por problemas em casa e tive momentos em que até pensei em suicídio. Recentemente pedi um tempo pra ele, por que não sei mais o que sinto por ele. Não tenho mais tesão, faço sexo com ele mas com uma sensação de nojo e infelicidade. Não sei como terminar com ele pois ele vive dizendo que me ama e quer está comigo sempre. Logo depois que eu pedi um tempo ele foi falar com minha mãe sobre nosso relacionamento e disse que quer casar comigo e isso me deixou muito irritada e uns dois dias depois ele contou pra mãe dele e sem me consultar falou sobre meu problema com ela. Que me ligou dizendo pra ir passar o dia na casa dela e ele ligou pra minha mãe perguntando se ele poderia trazer a mãe dele até minha casa pra passarmos o dia juntas. Isso me deixou tão chateada que fiquei com a sensação de que tudo q eu sentia por ele acabou. Ele não respeitou o tempo que eu pedi e fica me bombardeando com vídeos sobre depressão e dizendo que me ama. Quero terminar com ele mas não quero magoa-lo e isso me deixa cada vez mais triste e deprimida.

A melhor resposta 6 SET 2017

Boa tarde, Diana.
Noto que este relacionamento não a completa mais, é preciso entender quais os sentimentos que a levam manter a relação. O processo psicoterapeutico consiste nessa busca, pois se não estás feliz, precisa encontrar sua felicidade. Você traz que não gostaria de magoá-lo, mas será que mantendo essa relação não está justamente fazendo isso. Á disposição

Psicóloga Narita Rodrigues Psicólogo em São Paulo

19 respostas

7 OUT 2017

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sobrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia analítica possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

3 OUT 2017

Boa noite!
A forma como lidamos com as nossas relações, muita das vezes revela como se encontra a nossa saúde mental.
A depressão deixa a sensação de solidão, de falta de apetite pelas relações e muito mais.
Diana, o importante é você saber que não estar sozinha.
A ajuda psicológica é crucial para o equilíbrio mental.
Desejo melhoras!
Fico à disposição.

Lídia Silva de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

8 SET 2017

Diana!!
Acredito que cansou de não ser entendida como precisa e ouvida da maneira que gostaria. Pessoas grosseiras com relatou, não percebem o quanto machucam e magoam os outros, elas dizem o que pensam e expõem o que desejam, achando que já tem as respostas. Me parece que não ama mais a pessoa com quem mantém relacionamento, mesmo assim continua, se magoando , se frustrando. Não quer magoar, mas a falta de atitudes em causa própria está adoecendo você. Procure um psicólogo para saber se realmente está em estado de depressão ou não, e cuidar de questões suas. Então futuramente vai confiar mais em si mesma, terá segurança para saber o que deseja.
Atenciosamente,
Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

5 SET 2017

No processo de Psicoterapia Analítica/ Junguiana, o trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa - seu potencial genuíno. O analisando, em espaço seguro e sigiloso, explora seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem seu cenário de sofrimento. A finalidade não é curar, mas favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais. No decorrer do trabalho há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos e nos alinhamos com nós próprios.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

5 SET 2017

Boa noite Diana. Sugiro que você consulte um psicologo para ajudá-la a se fortalecer emocionalmente, se realente quiser terminar o relacionamento. O profissional também a ajudará com a depressão. Perder a libido e a irritação são sintomas da depressão, talvez seja isso que faz com que você não sinta prazer com seu parceiro. Converse com ele novamente para que respeite o tempo que você pediu, explique que se sentiu exposta quando comentou sobre o seu problema sem consultá-la, mas não se esqueça de buscar ajuda para ficar bem e conseguir resolver as coisas que a incomodam. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

5 SET 2017

Boa noite Diana.
É importante que primeiramente você busque ajuda pra você. Quando não estamos bem com nós mesmos é difícil tomar decisões.
Seu relacionamento e outras questões podem ser trabalhadas em psicoterapia.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

5 SET 2017

Boa noite Diana,

Penso que antes de mais nada deve buscar ajuda para você. A depressão é uma doença que precisa de tratamento adequado, e que pode levar aos sintomas que apresenta em teu relato (irritação, falta de libido, entre outros). O relacionamento é uma questão que precisará ser refletida na terapia, entre outras tantas.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis