Meu namorado com depressão terminou e pediu para que não o procurasse

Feita por >raiane · 17 jun 2020 Separação

eu namoro um rapaz a cerca de um ano e meio , no meio do ano anterior teve uma crise de depressão e terminou o nosso relacionamento no começo deste ano voltamos a nos relacionar , começamos o relacionamento muito bem mais no ultimo mês ele estava muito introspectivo , mau respondia minhas mensagens , dizia sempre que queria fugir , sumir , ficar sem falar com ninguém que se sentia doente e eu tentando convence-lo a se tratar, até que simplesmente me bloqueou nas redes sociais . esperei alguns dias e tentei contato e ele me disse que eu era muito especial e não queria um relacionamento que não sabia o que queria, mais nos dias anteriores se declarava pra mim .Não sei se isso é reflexo da depressão não tenho como ajudar pois ele pediu para não procura-lo

A melhor resposta 18 JUN 2020

Bom dia Raiane,
Eu imagino como você esteja se sentindo confusa com tudo isso. Pessoas com depressão podem apresentar desânimo, tristeza, baixa auto-estima, sensação de pouca energia e se afastar das relações interpessoais. Infelizmente, é como se fosse "uma retirada da vida".
Pelo seu relato, parece que ele está se isolando de todos, não só de você. É importante diferenciar "o que é seu e o que é dele", para você não se sentir culpada e compreender os seus limites.
Pessoas com depressão podem se sentir companhias ruins para os outros, já que têm dificuldade de suportar as próprias emoções negativas. Além disso, podem se sentir não merecedoras de aspectos positivos da vida.
A notícia boa é que existe tratamento para depressão, mas a pessoa precisa querer.
Espero que a minha resposta te ajude de alguma forma e que a situação melhore!
Atenciosamente, psicóloga Juliana Lauandos.

Psicóloga Juliana Lauandos Psicólogo em Campinas

1 resposta

18 JUN 2020

Oi Raiane,
Veja, conviver com alguém com depressão não é fácil, pois é um transtorno que precisa ser acompanhado por um profissional o mais cedo possível. Quanto ao pedido dele em não procurá-lo vc deveria respeitar, mas observar os procedimentos que ele apresenta no dia a dia para que não corra certos riscos entende?
Sugiro que tente fazer com que ele tenha um acompanhamento psicólogico o mais rápido possível, porém procure não somatizar os problemas dele para que vc tenha sua saúde mental sadia.
Um abraço, espero ter ajudado.

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

18 JUN 2020

Olá Raiane! Grato por participar. Pessoas com depressão são diferentes de pessoas com luto; namoros podem terminar sob muitos argumentos e forças psicológicas (insegurança, sentimento de falta de autonomia, outras prioridades, etc..)Seu vínculo com ele, era exercício para tentar aprofundar. Nesse momento não está sendo possível, como acontece com a maior parte dos namoros. Isso tem seu lado importante. De outro lado, uma vez correto o diagnóstico de depressão, a família dele deve ajudá-lo, evitando que ele fique sozinho, direcionando rotina de vida, propiciando apoio. Você, além de poder representar, sem querer, algo incomodativo, precisa cuidar da tua evolução: estudar, trabalhar, ter rotina de vida, estabelecer novas e diversificadas metas de vida, formas de realizá-las. Estou à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.