Ele está com depressão, terminou comigo e não quer voltar

Feita por >Eduarda · 17 jan 2021 Depressão

Namorei durante 5 anos, morávamos na mesma cidade no início do relacionamento. E ele precisou ir embora, namoramos a distância, e aí as coisas desandaram. Brigávamos bastante, sempre por coisas pequenas, que foram desgastando a relação, ele terminou comigo, não quer mais reatar, disse que está melhor sozinho, mas ele está cm depressão já faz um bom tempo, e não quer buscar ajuda. Não consigo aceitar o término, isso já faz quase 1 mês.
Ele me bloqueou e disse que não Quer conversar.
Eu queria a chance de reatarmos, pois nossa relação teve mais coisas boas a ruins.

A melhor resposta 19 JAN 2021

Olá Eduarda.
Forçar um retorno neste momento não parece saudável, mas entender o que fazia com que o casal entrasse em atritos, com frequência, pode ser um caminho para uma reaproximação.
O fato dele ter mudado de cidade talvez possa ter contribuído para mudanças internas na forma como ele percebe o mundo.
Uma pessoa que precisa de tratamento e não quer, precisa entender primeiro as dificuldades que causa em sua vida e daqueles que está próximo dela, para depois, talvez, se disponibilizar a fazer um tratamento.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 JAN 2021

Olá Eduarda! Grato por escrever. Diagnósticos precisam ser feitos com muito cuidado, especialmente o de "depressão". Namoros são experiências de maior aproximação, portanto, propiciam olhares mais de perto; olhando mais de perto as pessoas veem coisas que não viam antes. Por essa razão, namoro, na maior parte das vezes, é experiência que não dá certo. Namoro à distância então...
Conhecer, conviver, pesquisar, paquerar, namorar, separar, experimentar outro namoro, noivar, às vezes separar, diminui a possibilidade de casar-se com uma pessoa muito desconhecida. É uma sábia sequência de pesquisa amadora que acompanha a humanidade, faz algum tempo.
Será recomendável amadurecer, tendo sempre o centro do namoro, em si mesma, independente de existir outra pessoa ou não.
Estude, trabalhe, faça esportes, contribua com os afazeres domésticos, vá (conforme a pandemia permitir) organizando vínculos com conhecidos e colegas.
Será interessante, para amadurecer, passar por caminhada científica com psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

18 JAN 2021

Olá minha querida!
Términos são muito doloridos, não é mesmo?
Percebo que você está preocupada com ele, mas porque não tenta dar algum espaço a ele? E à você mesma! Temos que nos ajudar primeiro para ajudar o próximo. Você pode tentar ter uma conversa com ele, de forma não-violenta (já ouviu falar?) e ver o que pode ser feito. Mas talvez você também esteja precisando de um tempo para reavaliar e situar a relação . O luto é complicado e exige muito dos nossos afetos. Entrar em terapia te ajudaria muito!
Espero ter ajudado! Estou a disposição.
Se cuide.

Anônimo-383646 Psicólogo em Belo Horizonte