Eu quero terminar com meu namorado, mas ele diz que vai se matar!

Feita por >Cecília · 16 dez 2020 Terapia de casal

Conheço ele já faz um tempo, começamos a namorar, já tem 2 anos e 2 meses, ele sempre foi atencioso comigo, eu tinha sofrido com muitas pessoas babacas no passados, e eu finalmente achei o amor da minha vida, mas agora eu não sei se eu realmente o amo, talvez eu queira ter uma família com ele no futuro, mas eu sou jovem (tenho 19 anos) e quero ficar com outras pessoas, sair à festas, eu já entrei no assunto de dar um tempo, mas ele diz que vai se matar e eu não duvido, desde o início do relacionamento, ele também sofreu muito, tenho medo de terminar, achar alguém babaca que me faça sofrer, e não ter mais volta!

A melhor resposta 18 DEZ 2020

Olá Cecília. Vc pensa no seu namorado e se preocupa c ele. Mas talvez nesse momento vc deva se preocupar mais com vc.
Se possível procure terapia, vc vai se sentir melhor.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 DEZ 2020

Olá Cecília! Obrigado por escrever. Pelo seu relato, você tem dezenove anos, namora faz dois anos, portanto o namora desde os dezessete anos. Relata ainda que havia sofrido com muitas pessoas babacas, isso quer dizer que você viveu outros vínculos assemelhados a namoro diversas vezes, antes dos dezessete anos. Cabe refletir, turma de colegas, amigos, turma de estudos, colegas de trabalho, parece que você não os cultivou ainda. Dá a impressão que você acostumou-se à ideia de estar mais intimamente ou não estar. Namoro, noivado, casamento sem o tempero dos conhecidos, colegas e amigos, sobrecarrega o casal, fazendo um ficar refém do outro. Namoro é construção a dois: babacas são as direções que os dois dão ao relacionamento. Cada ser humano apresenta partes interessantes e nobres; elas precisam ser administradas, conduzidas.
Juventude sem esportes, viagens, construção de carreira, amizades, fica muito frágil. Você precisa amadurecer socialmente.
A questão do se matar, cabe a você avisar a família dele, com o devido tato. Não pode, aos dezenove anos, na condição de namorada desejando terminar, ficar refém desse risco,. Cabe à família dele cuidar disso.
Será bastante interessante você passar por conduta científica com psicólogo para amadurece e ampliar as formas de ponderar. . Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, aproximação afetiva, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.