Namorada possessiva que ameaça se matar toda vez que eu tento terminar com ela

Feita por >Harlley Reboucas · 3 mar 2019 Terapia de casal

Olá tenho um relacionamento com a minha namorada já faz 4 anos e já faz 4 anos que moramos juntos. Ela é muito ciumenta, tanto é que perdi todos os meus amigos por causa dela, ela exige senhas dos meus e-mails, redes sociais e telefone e vistoria o tempo todo. Ela é uma pessoa que sempre quer está comigo do meu lado aonde quer que eu vá, nunca me deixa sair sozinho, sempre quer saber para onde eu vou e também senti muitos ciúmes de mulheres do meu trabalho. Eu ja tentei terminar com ela diversas vezes mas toda vez brigamos feio. Ela é muito agressiva e ameaça se matar sempre. E por esse motivo eu nunca termino com ela pois não quero que ela se mate por minha causa. Ela é filha de pais separados e seus pais nunca ligaram para ela, quem criou ela foi sua avó. Apenas a avó dela se importa com ela e ela é uma senhora de idade e por isso nunca falei pra ela que sua neta ja ameaçou se matar. Já tentei diversas vezes fazer ela procurar um psicólogo, mas ela se recusa. Não sei o que fazer. Eu penso em terminar com ela por causa desse seu comportamento ciumento, agressivo e obsessivo que eu ja não aguento mais, mas eu gosto dela e minha familia também.
O que devo fazer?

A melhor resposta 7 MAR 2019

Olá Harlley!
Imagino que consciente ou inconscientemente sua namorada reluta em receber ajuda pois deduz que ao melhorar, você finalmente conseguirá terminar com ela.
Mesmo que seja difícil, é necessário que ela consiga aceitar ajuda compreendendo que vive como refém de si própria. Ao se fortalecer emocionalmente, o temor do abandono não se fará mais presente e na medida que ela se permite, novas possibilidades estarão sempre presentes.
Ao esgotar todas as formas que você encontrar para conscientização, é importante reconhecer seus limites e se colocar em primeiro lugar, mesmo que existam riscos reais de suicídio.
Infelizmente não ajudamos que não deseja ser ajudado.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 MAI 2020

Olá,
Tratamento psicológico é importante para ela, se não consegue que vá, busque a ajuda de amigos dela e seus familiares, pessoas influentes na vida dela. Você não tem que ficar por chantagem.
Procure uma ajuda psicológica pra você também, lá o profissional poderá entender melhor o caso e te ajudar a pensar em uma saída.
Estou à disposição.
Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

23 MAI 2019

Se ela não quer realizar Psicoterapia, então procure para você ou então a convide para uma terapia de casal, você não disse que ela sempre vai junto com você? Seria uma boa né?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

5 MAR 2019

Olá Harlley
entendo que você esteja numa situação bem angustiante, pois gosta da sua namorada, mas não está satisfeito com a relação, está refém da ameaça dela de se matar. É bastante amedrontador.
Concordo com o colega que respondeu, já que ela não aceita ir ao psicólogo, você poderia consultar e aprender a lidar com a situação. Inclusive entender o que em você o levou a buscar (ainda que inconscientemente) e aceitar uma relação com alguém possessivo.

Estou à disposição se precisar
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

3 MAR 2019

Olá, Harlley. Como vai?

São poucas as situações onde podemos fazer algo pelo outro, ao invés dele próprio. Mas quando se trata de nós mesmos, a situação é bem diferente. Ou seja, se você não pode fazer com que ela procure por um psicólogo, considere você próprio iniciar uma psicoterapia.
A psicoterapia certamente irá te auxiliar dentro do que você relata, te auxiliando a desenvolver recursos mais elaborados para lidar e manejar a situação, bem como propiciando uma visão mais apurada sobre os mecanismos envolvidos na relação de vocês e na sua vida de uma forma geral.

Se precisar, estou à disposição. Até mais.

Michel Simōes

Psicólogo Michel Simões Psicólogo em Ribeirão Preto